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Marca do "Gramado de Bicicleta" é vendida

Foto do escritor: Tela Tomazeli | EditoraTela Tomazeli | Editora

Atualizado: 13 de fev.

MOBILIDADE URBANA

No texto abaixo segue nosso objetivo central quando iniciamos o projeto do "Gramado de Bicicleta". Chegamos há 13 anos e muito se conquistou e, a maioria se perdeu. Sem políticas públicas não chegamos a lugar algum, como não chegamos. Certo que temos resquícios de sinalização, ciclovias mal cuidadas e alguns bicicletários, que eu acredito que ainda estão de pé com receio da minha reação. Não há mais reação executivo e legislativo. A marca do "Gramado de Bicicleta" e o projeto de que Gramado poderia ser sustentável, que as crianças que participaram na época poderiam ir hoje, de bicicleta para escola, se esvairam. A marca do "Gramado de Bicicleta' e os sonhos não pertencem mais a Maristela Tomazeli.




Histórico

Como nasceu NO RAIAR DE 2012 Noite de réveillon.

Faltava pouco para que 2012 estreasse no calendário, quando o assunto entrou em pauta em conversa da jornalista Tela Tomazeli com amigos. “Quais as metas para o ano novo? O que realizar na cidade que faça de fato diferença para a comunidade?”


 

Porque nasceu o GRAMADO DE BICICLETA

Editora da revista eletrônica gramadomagazine.com.br, Tela estava inquieta com o ano turbulento pelo qual Gramado havia passado. Sentia a necessidade de mudar o foco de suas coberturas jornalísticas – o que fazer para contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade e não somente ocupar espaço? “É preciso se empenhar para tornar a cidade melhor”, argumentava, convicta, a jornalista. “Simples! Desafiador! Vamos Pensar Gramado de Bicicleta!”, conclui Tela.


 

Pioneiro no processo educativo

E foi assim que se iniciou um projeto pioneiro no país, o Gramado de Bicicleta, que promete trazer resultados positivos não apenas para a comunidade de Gramado, mas para todos que por aqui passam. Começamos pela base da educação no trânsito.


 

Bicicletas nas ruas

O primeiro passo foi colocar as bicicletas na rua. Tela convocou e os ciclistas compareceram. Depois de alguns passeios, a jornalista constatou a necessidade de um regramento, pois a convivência com os carros não era tão simples e harmônica quanto aprecia. Era preciso ter normas de orientação específicas e, com elas, uma campanha de conscientização.


 

Folder educativo

E lá se foram cinco meses de passeios, muita observação e pesquisas. Feito isso, Tela encaminhou o material para que a Brigada Militar e a Polícia Rodoviária de Gramado revisassem, corrigissem e aprovassem as anotações. Concluída mais esta etapa, foram impressos 50 mil folders com as orientações aprovadas por ambas corporações. Começaria, então, a fase mais desafiadora do projeto: o corpo-a-corpo com a comunidade para conscientizar, educar e mudar hábitos. Mudar a cultura estabelecida. Da comunidade e dos turistas.


 



A educação e a rebeldia em aceitar

Tudo começa por conscientizar e educar. Para que bikers, motociclistas e motoristas convivam em harmonia e respeitem a presença um dos outros nas ruas, foi deflagrada uma campanha. Todas as escolas do município foram percorridas para distribuição e orientação das crianças e dos seus pais. “Solicitamos à garotada que incentivem os adultos a utilizarem a bicicleta para ir ao trabalho”, diz Tela. Os folders do Gramado de Bicicleta também estão sendo distribuídos nos pedágios de acesso à cidade. E, ainda, nos estabelecimentos comerciais, agências de turismo, empresas de ônibus e de aulas de direção, fornecedores de produtos, entre outros locais.


 

Mudança de habito empresas/empresários

O próximo passo é intensificar a campanha de conscientização para mudar a cultura que privilegia a utilização do carro como meio de transporte. Para isso, serão feitas visitas ao comércio da cidade, para solicitar que as pessoas passem a utilizar a bicicleta para seu deslocamento ao trabalho. Também serão feitas reuniões com as classes patronais e funcionais para lançar uma campanha de utilização da bicicleta como meio de transporte em Gramado. Aos hotéis que incentivem seus hóspedes a usarem bicicletas para passear pela cidade”.



Bicicletários

As calçadas da cidade vão receber bicicletários de madeira, dentro do mesmo padrão do mobiliário já existente na Avenida Borges de Medeiros. Vai ser bonito de ver!


 

Pedalar seguro na rodovia

Começa a ser deflagrada uma campanha muito importante: que sejam arrumadas as calçadas da estrada que une Gramado e Canela. Isso vai garantir segurança aos ciclistas que utilizam esta via para se locomover rumo ao trabalho diariamente. Devido ao perigo de andar na rodovia, a Polícia Rodoviária solicita que este trajeto, excepcionalmente, seja feito pela calçada.



Ciclovias

Celebremos, amigos das bicicletas! Foi provada a primeira ciclovia em Gramado. Ela será construída na Avenida das Hortênsias, entre o antigo Posto do Bezzi e o Pórtico de entrada da RS 235, em direção a Nova Petrópolis. Em tempo: para receber a ciclovia, a Avenida das Hortênsias será revitalizada. Bacana, não? Tiraram do projeto.

 


Em 2013, outra grande campanha

Ano que vem, o Gramado de Bicicleta vai direcionar todo seu foco e energia para outra grande campanha: uma ciclovia na estrada que une Gramado e Canela. E o assunto merece toda a atenção. Afinal, cresce significativamente o número de pais levando crianças para escola e trabalhadores se locomovendo em bicicletas nesta estrada. “Nosso objetivo é transformar a calçada de um lado em ciclovia e a do outro lado manter para pedestres, caso não haja possibilidade de viabilizar uma ciclovia específica”, explica a jornalista. Agora que apresentamos nosso projeto, convidamos o amigo a se unir a nós. Tua contribuição será muito bem-vinda para nos ajudar a divulgar esta proposta que incentiva mudanças de consciência, atitudes e hábitos. Vamos andar juntos por Gramado – de bicicleta.



Em 2020, uma grande conquista

Prefeito Fedoca entrega 16,5 KM de sistema cicloviário na cidade e 7 rotas de cicloturismo no interior. NÃO HÁ MANUTENÇÃO E BOA PARTE SE PERDEU.

 


Em 2021, uma grande expectativa

A solicitação ao Governado Eduardo Leite para incluir na concessão das rodovias que serão privatizadas ciclovias e calçadas nas RS 115, 235. SEM SUCESSO.



Em 2024, a marca é vendida com tudo que a ela fazia referência.

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