GRAMADO
Chegamos a 2025, vamos falar sobre o hoje e prospectar o amanhã. Não há mais certeza para nada, a não ser a de que estando no agora, e fazendo nosso melhor para isso, seja para nós mesmos ou para o nosso próximo, sentiremos que o passo esta bem dado.
Prospectar negócios, matéria e dinheiro, creio ser a meta, o combustívels do ser humano. Vivemos onde ter mais é ser mais. O ditado 'é melhor ser do que ter', não é funcional, e temos que ser realistas quanto a isso. Vamos então, dentro desta 'verdade' criar excelência a quem nos gera atingir as metas.
Gramado é um município de amor e ódio. Somos tão aguerridos que alguém me disse certa vez, 'Gramado quer tudo para si, nunca está satisfeito', pois é verdade! Queremos tudo para nós, mas importante saber que, cada um pode buscar tudo para sí, e nos libertamos de qualquer culpa de sermos tão aguerridos. Viemos e 'cepas' fortes!
E, para este ano onde todos querem que Gramado volte ao que era, mas isto não é mais possivel, que cada um mantenha no mínimo a história, pois com isso legarão a todos a execelência com que fomos criados, e dela nos tornamos o que somos.
Cuidar do legado, enteder as mudanças e, defender a terra que nos provém!
Um abraço e, próspero ano de 2025!
Tela Tomazeli
Editora www.gramadomagazine.com.br
@gramado_magazine
Hortênsias em Gramado. Crédito: Tela Tomazeli
Do Leitor:
Tela Feliz 2025! Lindo texto. Para contribuir, quando te referes a cuidar de nosso legado, podemos começar imediatamente e é bastante fácil, começa pela flor que foi a origem de tudo. As hortênsias está se indo e a reposição…
Também complementar para quem disse que 'Gramado quer tudo para si', o que não deixa de ser uma verdade, como tu mesmo diz, mas é louvável a capacidade de Gramado, através de suas autoridades e empresários, saber compartilhar e transferir conhecimento.
Acompanhamos parte dos inúmeros benchmarking que acontecem em Gramado, buscando saber como o destino alcançou o topo. Todos são recebidos e treinados. Dedicamos tempo para acolher e ensinar. Isso é grandioso.
Parabéns pelo teu trabalho Tela e por estar sempre atenta a tudo. Tu és a cara de Gramado. Bjs
Marta Rossi
Muito bom Tela. Destaco a frase em vermelho. Cuidar do legado!!! Um deles, que classifico como muito importante, é a nossa arquitetura. Tem gente que insiste em achar que isso pode entrar nas "mudanças", trazendo contemporaneidade. De minha parte, como Presidente do Conselho do Plano Diretor, informo que estamos concluindo a lei que irá preservar nossa identidade, e fazer-nos crescer sem que isso fique apenas na história e nas memórias fotográficas.
Ricardo Peccin
Showww
Amei suas palavras e reflexões!!
Vera Costa
Bela reflexão!! Estamos vivendo, mais uma vez, o ciclo da acomodação da demanda e oferta! Isso ocorreu em varias cidades, varios locais ...não estou falando aqui de grandes estratégias e sim de um fato consumado!
Saimos de 2.000 quartos (lá nos anos 90), para 5.000 quartos (anos 2000), partimos para 7.000 quartos nos anos que antecederam a pandemia e agora estamos na casa de 10.000 quartos, superior a capital que se manteve nos 8.000 quartos! Tivemos um aumento expressivo na gastronomia, no comercio, sem falar na explosão de parques temáticos!
Agora é enteder o tempo para acomodar a oferta com a demanda que a cidade consegue trazer/absorver!
Desafios de qualquer destino que cresce em sobressaltos.....enfim nada diferente que vivemos nos últimos 30 anos!!
Alexandre Gehlen
Depois das análises aqui feitas, me cabe cumprimentar a Tela o Ricardo e o Alexandre. Devo dizer que concordo na integra com suas avaliações. Abraço e um 2025 para encarar com muito trabalho nossa realidade.
José Carlos Silveira
Preservar nossa memória, manter nossas caracteristicas e legado é fundamental Ricardo, bem lembrado. Fundamental também é investimento em infraestrutura, pois a cidade vai crescer, mal ou bem, e estamos muito atrasados neste sentido. A Visão neste ponto tem um papel fundamental junto ao poder público.
Jeferson Zatti
Perfeito, Jef. Cultura se molda mais com as coisas que toleramos, do que incentivamos. Mas os desafios chegaram nos assuntos complexos, pelo ritmo de crescimento. Abastecimento de água, saneamento, hospital, resíduos, educação centralizada, adoção ou ampliação de um sistema bi ou trilíngue, centro de eventos, melhora logística. Concordo com a importância de preservar características. Mas olhar pro futuro é encontrar soluções pra muitos assuntos complexos.
Rodrigo Pazzetto
Adorei, Tela!
Bina Santos
Crédito: Paulo Campos
Comments