Durante o Greenbuilding Brasil 2024, evento apoiado pela Inovar Sinduscon RS, que ocorreu de 05 a 06 de novembro de forma presencial, trouxe várias oportunidades de conhecimento e troca de experiências sobre sustentabilidade na indústria da construção civil.
A Diretoria da Planta, representada pelo presidente Bernardo Tomazelli e o diretor Luiz Alberto Bazzan, participou do evento, ampliando seus conhecimentos e reforçando cada vez mais o compromisso da entidade com o desenvolvimento imobiliário sustentável.
"Entendo que o tema sustentabilidade deve ser uma politica interna de todas as empresas e pessoas, e poder vivenciar um evento que trate especificamente disso, com cases de sucesso práticos de empreendimentos, depoimentos de pessoas que são referência no assunto e uma abordagem leve e importante do tema, só traz benefícios para o setor imobiliário e para as pessoas", destacou Bernardo Tomazelli sobre o evento.
No painel “O Movimento de Green Building” as mudanças climáticas e inovação foram os temas abordados pelos painelistas.
Regenerando a biodiversidade, tecnologias e desafios no caso Cidade Matarazzo
Na apresentação “Regenerando a biodiversidade, tecnologias e desafios no caso Cidade Matarazzo”, o presidente da Rain Bird, Fernando Haddad, apresentou o sistema de irrigação automatizada e controle central utilizado nesta propriedade histórica, transformada em centro cultural, hotel e espaço verde sustentável. O projeto teve como desafio, as restrições e regulamentação no uso da água , a viabilidade tecnológica com sustentabilidade e a gestão remota com base no clima local.
A diversidade das plantações existentes no local, distribuídas em canteiros, vasos , floreiras, arbustos e gramado, exigiu a utilização de várias tecnologias, como aeradores de raízes, aspersores e gotejos com tubos enterrados. Tudo isso comandado pelo um robusto centro de automação, garantindo atender as necessidades de cada tipo de plantio e variedades paisagísticas.
Haddad, destacou desafios interessantes como as floreiras do Hotel Rosewood que é uma obra tombada pelo Patrimônio Histórico até a necessidade híbrida de árvores que estão suspensas no alto dos edifícios.
Marco sustentável no coração cultural de Londres
Luisa Ramos Steiner, líder do setor de sustentabilidade da Mace, uma das maiores construtoras da Inglaterra, apresentou as metas de sustentabilidade para a construção do projeto mais recente liderado pela empresa, edifício Edge London Bridge. A construtora além de ser reconhecida internacionalmente pelo serviços de consultoria, é responsável por ter construído o icônico Shard e Shard Place.
Localizado no coração cultural de Londres: o vibrante South Bank, o edifício de aproximadamente 23.500 m² com 26 andares de espaço comercial foi projetado para obter as certificações BREEAM Outstanding e WELL Platinum.Suas obras iniciaram em 2023 e tem previsão de conclusão em 2026.
Comprometidos em reduzir o carbono incorporado, o empreendimento define um novo padrão de sustentabilidade para os escritórios de Londres. Com uma meta ambiciosa de atingir de 600 kg por m² de carbono incorporado, a construtora acordou com a incorporadora um contrato que estipulado um incentivo financeiro no caso de ter um resultado inferior a 600kg por m² ou uma multa caso o resultado fique acima da meta definida.
CECarbon
Francisco Antunes Vasconcellos, responsável pelo Meio Ambiente da Sinduscon-SP, destacou a importância da ferramenta https://www.cecarbon.com.br , para o mercado. Com foco total na indústria da construção civil, está alinhada as principais diretrizes nacionais e internacionais para o cálculo de emissões de carbono.
A CECarbon permite calcular as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e o consumo energético relacionados a construção de uma edificação, levando em consideração o ciclo de vida dos insumos da obra, desde a sua exploração até o momento do seu uso na fase construtiva.
A ferramenta é uma iniciativa da parceria entre a Sinduscon-SP, Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) e a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional.
O uso da ferramenta é totalmente gratuita , tanto para estudantes como para profissionais e oferece treinamento online.
Comments