top of page
Foto do escritorAndréa Elis - Arquitetura, Arte e Negócios Imobiliários

Greenbuilding Brasil 2024 , inovação e sustentabilidade

Durante o Greenbuilding Brasil 2024, evento apoiado pela Inovar Sinduscon RS, que ocorreu de 05 a 06 de novembro de forma presencial, trouxe várias oportunidades de conhecimento e troca de experiências sobre sustentabilidade na indústria da construção civil.



A Diretoria da Planta, representada pelo presidente Bernardo Tomazelli e o diretor Luiz Alberto Bazzan, participou do evento, ampliando seus conhecimentos e reforçando  cada vez mais o compromisso da entidade com o desenvolvimento imobiliário sustentável.


 

"Entendo que o tema sustentabilidade deve ser uma politica interna de todas as empresas e pessoas, e poder vivenciar um evento que trate especificamente disso, com cases de sucesso práticos de empreendimentos, depoimentos de pessoas que são referência no assunto e uma abordagem leve e importante do tema, só traz benefícios para o setor imobiliário e para as pessoas", destacou Bernardo Tomazelli sobre o evento.

 

Planta Gramado
Presidente da Planta Bernardo Tomazelli, Vice presidente Sinduscon-RS Leonardo Treiguer  e o diretor da Planta Luiz Alberto Bazzan  Crédito: divulgação Sinduscon-RS

No painel “O Movimento de Green Building” as mudanças climáticas e inovação foram os temas abordados pelos painelistas.


 

Regenerando a biodiversidade, tecnologias e desafios no caso Cidade Matarazzo

Cidade Matarazzo
Cidade Matarazzo, São Paulo, Brasil. Crédito: https://www.rainbird.com/pt-pt/node/13452

Na apresentação “Regenerando a biodiversidade, tecnologias e desafios no caso Cidade Matarazzo”, o presidente da Rain Bird, Fernando Haddad, apresentou o sistema de irrigação automatizada e controle central utilizado nesta propriedade histórica, transformada em centro cultural, hotel e espaço verde sustentável. O projeto teve como desafio, as restrições e regulamentação no uso da água , a viabilidade tecnológica com sustentabilidade e a gestão remota com base no clima local.


 A diversidade das plantações existentes no local, distribuídas em canteiros, vasos , floreiras, arbustos e gramado, exigiu a utilização de várias tecnologias, como aeradores de raízes, aspersores e gotejos com tubos enterrados. Tudo isso comandado pelo um robusto centro de automação, garantindo atender as necessidades de cada tipo de plantio e variedades paisagísticas.


 Haddad, destacou desafios interessantes como as floreiras do Hotel Rosewood que é uma obra tombada pelo Patrimônio Histórico até a necessidade híbrida de árvores que estão suspensas no alto dos edifícios.


Painel Mudanças Climáticas e Inovação - Movimento do Green Building, painelista Fernando Haddad, presidente da Rain Bird. rédito: Divulgação Sinduscon RS

Cidade Matarazzo
Cidade Marazzo, São Paulo, Brasil. Crédito: https://www.rainbird.com/pt-pt/node/13452

 

 

 Marco sustentável no coração cultural de Londres 


Luisa Ramos Steiner, líder do setor de sustentabilidade da Mace, uma das maiores construtoras da Inglaterra, apresentou as metas de sustentabilidade para a construção do projeto mais recente liderado pela empresa, edifício Edge London Bridge. A construtora além de ser reconhecida internacionalmente pelo serviços de consultoria, é responsável por ter construído o icônico Shard e Shard Place.


 

Localizado no coração cultural de Londres: o vibrante South Bank, o edifício de aproximadamente 23.500 m² com 26 andares de espaço comercial foi projetado para obter as certificações BREEAM Outstanding e WELL Platinum.Suas obras iniciaram em 2023 e tem previsão de conclusão em 2026.


 

Comprometidos em reduzir o carbono incorporado, o empreendimento define um novo padrão de sustentabilidade para os escritórios de Londres. Com uma meta ambiciosa de atingir de  600 kg por m² de carbono incorporado, a construtora acordou com a incorporadora um contrato que estipulado  um incentivo financeiro no caso de ter um resultado inferior a 600kg por m² ou uma multa caso o resultado fique acima da meta definida.

 


Edge London Bridge  Crédito: httpswww.macegroup.comprojectsedge-london-bridge

Edge London Bridge Crédito: httpswww.macegroup.comprojectsedge-london-bridge

CECarbon

 Francisco Antunes Vasconcellos, responsável pelo Meio Ambiente da Sinduscon-SP, destacou a importância da ferramenta https://www.cecarbon.com.br , para o mercado. Com foco total na indústria da construção civil, está alinhada as principais diretrizes nacionais e internacionais para o cálculo de emissões de carbono.


 

A CECarbon permite calcular as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e o consumo energético relacionados a construção de uma edificação, levando em consideração o ciclo de vida dos insumos da obra, desde a sua exploração até o momento do seu uso na fase construtiva.

 


A ferramenta é uma iniciativa da parceria entre a Sinduscon-SP, Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) e a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional.

 


O uso da ferramenta é totalmente gratuita , tanto para estudantes como para profissionais e oferece treinamento online. 

Comments


Notícias Recentes

bottom of page