ESTUDO IMPORTANTE

Na tarde, desta segunda-feira (31), os técnicos do Serviço Geológico do Brasil (SGB) estiveram reunidos com a Secretaria do Meio Ambiente de Gramado para coletar informações e dados sobre as áreas de expansão urbano ambiental, bem como discutir as alterações já realizadas nos termos de referência em relação às exigências para o licenciamento ambiental.
A partir dessa discussão e troca de dados, os técnicos do SGB iniciam duas semanas de vistorias nas áreas indicadas para expansão urbano ambiental. Essa identificação e avaliação contribuirá para a produção de documentos como o Mapeamento de Perigo nas Áreas de Expansão e a Carta Geotécnica: relatórios detalhados e estratégicos para tomada de decisão dos gestores municipais.
“A Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização será um documento estratégico que orientará o planejamento da cidade, especialmente com foco na prevenção de desastres e na identificação das regiões mais adequadas para a ocupação urbana segura e sustentável”, destaca a secretária do Meio Ambiente de Gramado, Cristiane Bandeira.
A previsão de entrega do documento, composto pela carta geotécnica (mapas) e um relatório técnico detalhado, é até o final de 2025.
Além da secretária Cristiane Bandeira, estiveram presentes na reunião os técnicos do SBG do Ministério de Minas e Energia, Raquel Binotto, Ítalo Menezes e Ângela Bellettini, e o diretor de Licenciamento Ambiental de Gramado, Jackson Cohendet.
Comments