SOCIEDADE

Nos dias 26, 27 e 28 de março, Gramado recebeu o 1° Encontro Gaúcho de Acolhimento em Família Acolhedora. O evento reúne especialistas renomados em acolhimento familiar para compartilhar experiências, desafios e avanços na área. Nos três dias de debates, diversos temas foram abordados, como o panorama dos serviços de Família Acolhedora no Brasil, avanços e desafios da política pública; o acolhimento de adolescentes em famílias acolhedoras, métodos e técnicas; e o preparo e a transição da criança e do adolescente da família acolhedora para a adotiva, entre outros.
A equipe do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) de Gramado, representada pela assistente social Ana Cláudia Piassa e pela psicóloga Camila Wesbter, participou de um painel na quinta-feira (27). Durante a explanação, as profissionais destacaram o processo de implementação do SFA em Gramado, abordando os principais desafios e as conquistas. “Em Gramado, sete crianças e adolescentes já foram acolhidas por meio do serviço. O município também já soma 10 famílias acolhedoras habilitadas”, destaca Ana Cláudia. Além de participantes de diversas partes do Brasil, a explanação foi acompanhada pelo secretário da Cidadania de Gramado, Ilton Gomes, e pela equipe da pasta.
O 1° Encontro Gaúcho de Acolhimento em Família Acolhedora é uma realização do Instituto Acolher. A instituição tem como diretora a assistente social e advogada Neusa Cerutti, que já ministrou outras capacitações em Gramado para implementação do serviço.
O que são Famílias Acolhedoras
As Famílias Acolhedoras são lares voluntários cadastrados por órgãos públicos para receber temporariamente menores afastados de seus responsáveis por motivos de risco, negligência ou abandono. Essa alternativa busca evitar a institucionalização, proporcionando um ambiente familiar até que a criança possa retornar à família de origem ou ser encaminhada para adoção.
O quarto grupo de formação para novas famílias acolhedoras em Gramado deve ocorrer em abril de 2025. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (54) 99979-3845
Comments