Estudo da plataforma também mostrou que orçamento médio de cerca de um terço dos turistas do Sul para viagens no período é de R$ 2 mil a R$ 5 mil.
Muitos brasileiros esperam ansiosamente pela chegada da estação mais quente do ano. Não à toa, mais de nove a cada dez (94%) turistas da região Sul irão viajar no próximo verão, com 54% afirmando que já estão se organizando para esse momento. Esses dados são de uma nova pesquisa* da Booking.com – uma das maiores empresas de reserva de hospedagem, aluguel de temporada, voos e outros serviços de viagem -, realizada em território nacional, para entender as preferências e o comportamento do viajante brasileiro quando sai de férias nessa época do ano.
Os entrevistados responderam perguntas sobre o orçamento para viagens em diferentes oportunidades durante o verão, incluindo Natal, Ano Novo, Carnaval e férias. Em média, um terço (33%) dos turistas da região Sul gastaria entre R$ 2.001 e R$ 5.000, considerando passagens e acomodação. O Carnaval e o Natal são períodos de maior economia nas viagens, com 23% e 18% dos turistas afirmando que gastariam até R$ 2.000, respectivamente. Já no período de férias escolares ou do trabalho (ou seja, férias entre janeiro e março, onde o Carnaval não é prioridade), esses viajantes separam um orçamento maior: 25% deles gastariam entre R$ 8.001 e R$ 11.000; e 12% estão dispostos a desembolsar mais de $ 11.000.
A Booking.com também descobriu que os destinos domésticos são a preferência da maioria dos entrevistados, com mais de sete em cada dez viajantes da região Sul (71%) pretendendo viajar dentro do país no próximo verão.
O litoral é o destino preferido dos turistas do Sul para uma viagem no verão (71%). Mas há também aqueles que optam por outros tipos de lugares, como cidades ou espaços urbanos (12%) e destinos de campo ou montanhas (8%). Considerando o recorte de turistas brasileiros de todas as regiões, os idosos com idade acima de 65 anos, por exemplo, são os que mais escolheriam um espaço urbano para suas férias de verão (26%).
E quando pensam no destino perfeito para uma viagem durante essa época do ano, a oferta de acomodações bem avaliadas (91%), uma previsão do tempo favorável (90%), estar dentro do orçamento (88%) e a gastronomia (85%) são os fatores que os viajantes do Sul mais consideram relevantes na hora de tomar uma decisão. Já oportunidades de festas e eventos (47%) e ser um lugar bem movimentado (43%) são considerados elementos menos importantes.
Por fim, outro dado revelado pela pesquisa mostra que, se os turistas do Sul tivessem que escolher apenas um momento do verão para realizar uma viagem, a preferência seria por férias no mês de janeiro (33%), seguido por uma viagem de férias em fevereiro ou março, sem considerar o Carnaval ou feriados (20%) e pelo Ano Novo (17%). Em último lugar, apenas 8% deles priorizariam uma viagem durante o Carnaval.
De acordo com Nelson Benavides, Gerente da Booking.com no Brasil, “apesar de a popularidade dos destinos de praia não ser uma surpresa, pudemos constatar que os brasileiros têm interesses diversos na hora de sair de férias durante o verão, que podem variar dependendo da região e da faixa etária do turista, ou mesmo do momento em que viajam, afinal, o planejamento de um roteiro no Carnaval é diferente de uma comemoração de Ano Novo. E a Booking.com, que tem a missão de tornar mais fácil a todas as pessoas conhecer o mundo, entende essas diferentes demandas e oferece serviços de turismo que atendam às necessidades de cada um, incluindo reservas de diversos tipos de acomodação, voos, atrações, aluguel de carros e táxis do aeroporto”.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 1.200 entrevistados do Brasil. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem nos próximos 12 meses. A pesquisa foi feita on-line em julho e agosto de 2024.
Sobre a Booking.com
Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão da Booking.com é tornar mais fácil a todos experimentar o mundo. Ao investir na tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis todos os dias. Para mais informações, siga a @bookingcom nas mídias sociais ou visite nosso site geral de notícias.
Comments