Ampliação da feira foi confirmada durante abertura oficial realizada na noite desta quinta-feira
Começou o 36º Festuris – Feira Internacional de Turismo. E os números desta edição que se inicia, sugerem uma boa comemoração, no comparativo com o ano passado, o crescimento é de 9%, confirmado no discurso oficial dos CEOs Eduardo Zorzanello e Marta Rossi. Houve ampliação no número de marcas novas que aderem ao Festuris para prospectar seus negócios, e de destinos internacionais que subiu de 40 no ano passado para 53 neste ano.
“Quando nos perguntaram se a 36ª edição do Festuris iria acontecer, absolutamente seguros, respondemos que sim, porque muito mais do que esperança, nós nos sentíamos com o dever e o compromisso de ajudar o estado a recomeçar. E aqui estamos cumprindo o nosso propósito e mais, batemos a meta e crescemos, superando em 9% a edição de 2023”, pronunciou Marta.
“Batemos metas, ganhamos credibilidade do mercado, conquistamos e fidelizamos parcerias, atraímos novos expositores, mas, acima de tudo, conquistamos amigos, porque temos valores fortes, que começam em nossa base familiar e se estendem em nossos negócios”, reiterou Eduardo.
A solenidade de abertura foi realizada no Palácio dos Festivais e teve casa cheia, com representantes de todos os segmentos da engrenagem econômica do turismo. No palco, personalidades de expressão compuseram a mesa de honra com destaque para a presença feminina.
“Quando se fala em inclusivo, é preciso registrar, agradecer e aplaudir, as lideranças femininas que integram nosso palco na noite de hoje. É uma honra compartilhar este momento marcante de retomada do turismo gaúcho”, enfatizou.
“O turismo não tem idade, não tem cor, não tem gênero, não tem ideologia, o turismo tem pessoas e é feito por pessoas. Sempre afirmamos que é a mais inclusiva das atividades econômicas”, sublinhou Eduardo. Ele também fez referência ao Espaço do Rio Grande do Sul que está concentrando na mesma área os destinos do estado. “Conseguimos algo que buscamos há tanto tempo, que é unir os destinos do nosso estado, colocamos Gramado e Canela lado a lado, serra, campanha e fronteira unidos”, disse.
Marta recordou os momentos de resiliência pós tragédias climáticas. “Para quem, como nós, viveu momentos de angústia há seis meses, este é um momento de celebração. O Rio Grande do Sul está de pé e o mundo turístico está reunido em Gramado, aqui no nosso Rio Grande do Sul”, falou Marta sob fortes aplausos.
Após o discurso dos CEOs do Festuris, também se manifestaram o vice-ministro da República Dominicana, país convidado de honra deste ano, Roberto Henriquez, a chefe de assistência técnica do Ministério do Turismo, Bárbara Sá, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, e o prefeito de Gramado Nestor Tissot.
REIMAGINANDO O AMANHÃ
Durante a solenidade, Eduardo e Marta também apresentaram a nova identidade visual do Festuris e o tema da 37ª edição: Reimaginando o Amanhã. No ano que vem, o Festuris acontece de 6 a 9 de novembro de 2025.
A identidade visual do Festuris 2025 foi criada para destacar o papel do evento como um espaço de inovação e futuro no turismo. O azul representa o horizonte de novas possibilidades, trazendo confiança e estabilidade para o setor. Já o laranja, vibrante e energético, simboliza a paixão e a criatividade que impulsionam o turismo. O branco completa a paleta, criando um espaço de equilíbrio e clareza para novas ideias e soluções.
O logo do Festuris foi trazido para o universo tridimensional. A dimensão 3D adiciona profundidade, refletindo a multiplicidade de perspectivas, como permite variações visuais que enriquecem a comunicação e se adaptam a diferentes contextos.
“Somos muito mais que uma feira de conexões e negócios, somos uma plataforma de experiências com foco nos negócios e nas pessoas. Buscamos ouvir o trade turístico e suas dores, para entregar um grande evento. Com certeza esta é uma das razões pelas quais o Festuris é tratado pelo trade como o evento de turismo mais querido do Brasil”, finalizou Marta. Texto: Fernando Gusen
Na abertura, espaço para culturas gaúcha e dominicana
O 36º Festuris vai ter ações culturais em diversos espaços do evento. Uma prévia foi presenciada na solenidade de abertura. Na cerimônia teve uma demonstração da cultura gaúcha e um espetáculo internacional.
O Balé Folclórico do Ministério de Turismo da República Dominicana deu um show de graça e beleza, recepcionando os convidados no Palácio dos Festivais. O grupo apresentou o merengue tradicional e outros ritmos como bachata e mangulina. A República é o País Convidado desta edição do Festuris.
Dança, música e percussão
A Darte Entretenimento, de Canela, também deu um show de expressividade com o espetáculo “Os Gaúchos: do Festuris, da História, Cultura e Tradição” que teve dança, música e percussão.
O show foi uma demonstração do “Festival Gaúchos”, evento que nasceu este ano em Gramado com o objetivo de apresentar a força e a cultura do povo gaúcho a todo Brasil. A apresentação destaca a garra e resiliência do povo gaúcho.
O hinos Nacional Brasileiro, cantado por Pedro Coppeti, Daniela Gottschalk, Taine Dufau e Juliano Bolfe. E o Hino Riograndense foi entoado com emoção por Manuela Laranjeira, de 11 anos.
HOMENAGENS
A concorrida cerimônia de abertura do 36º Festuris - Feira Internacional de Turismo, teve momentos de muitas emoções e reconhecimentos a pessoas que tem contribuído para o crescimento do Festuris e tem desenvolvido ações que engrandecem o setor de turismo no país.
Prêmio internacional para Festuris e Marta Rossi
Durante a cerimônia foi entregue o Prêmio da FIASET - Federação Internacional de Associações de Executivas de Empresas Turísticas para Marta Rossi e ao Festuris. A premiação denominada “Boas Práticas em Turismo Sustentável e ODS Rumo a uma Geração de Igualdade” foi divulgada pelo Comitê de Turismo Sustentável durante o Congresso anual da entidade, realizado de 14 a 18 de outubro na República Dominicana. O troféu foi entregue por Jussara Yanes Leite , da mesa diretora da FIASEET, e por Rosane Ávila, presidente da AFEET RS (entidade que fez a indicação para a premiação) e foi recebida pelos CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello.
Troféu Cores para Maria do Céu
A empreendedora, produtora cultural, psicóloga e sexóloga Maria do Céu, de Recife (PE) foi homenageada com o Troféu Cores do Turismo. A distinção é concedida a personalidades com expressiva atuação no fomento e desenvolvimento do turismo, especialmente o inclusivo.
Maria do Céu conhece o potencial turístico e cultural de Recife e região e sempre vislumbrou o seu desenvolvimento. No seu currículo destacam-se atuações como produtora cultural e empreendedora da noite LGBTQIA +. Há 22 anos ela atua no Grupo Metrópole, um dos templos da diversidade e da luta pelos direitos humanos no Nordeste. É considerada a Fada Madrinha LGBTQIA + e incentivadora da Parada da Diversidade de Recife, desde a sua primeira edição em 2003.
Ela foi representada na solenidade de entrega por Diogo Beltrão, diretor de Comunicação e Marketing da Empetur. Nesta edição do Festuris, o Espaço LGBT completou 15 anos, sendo a feira de negócios turísticas pioneira na apresentação e debate desta causa no Brasil.
Abraço nos Amigos do Festuris
Os Amigos do Festuris receberam troféus em reconhecimento ao apoio que sempre ofereceram ao evento. A gratidão do Festuris é um dos momentos mais tradicionais da solenidade de abertura.
Os homenageados foram:
Carlos Prado - Grupo Tour House
Denise Holleben - Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves
Fernanda Sturmer - Turistur Turismo
Geninho Goes - BNT Mercosul
Lizandra PajackI - Aviareps
Luis Carlos Silveira - Kurotel Clínica Spa Médico
Naldo Goes - Conecta
Rosani Aguiar- New Age Tour
Toni Sando - Unedestinos
Vinicius Lumertz - LG17 e Grupo Wish
Prêmio aos Embaixadores
Um dos projetos mais expressivos do Festuris é o Embaixadores, que reúne agentes do trade turístico que motivam a participação dos profissionais do setor no evento. Este ano, os Embaixadores destacados foram Luciano Teixeira (Lucky), pelo segundo ano consecutivo, e João Medeiros.
Homenagem à Revista Panrotas
O Festuris e a ABAV-RS entregaram ao jornalista José Guillermo Condomí Alcorta (fundador) e ao CEO da Revista Panrotas, José Guilherme Alcorta, um troféu em reconhecimento pelos 50 anos da publicação, fundada em 1974. A honraria foi entregue por Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do Festuris, e pelo presidente da ABAV-RS, João Machado, e pela vice-presidente da entidade, Rita Vasconcellos. Texto: Ilton Müller
Comments