De 27 de abril a 14 de maio, a 32ª edição da Festa da Colônia no Expogramado. A comunidade e os visitantes passam a celebrar a dedicação, rotina e produção da área rural do município, homenageando assim a produção agroindustrial do interior, gerando assim uma oportunidade também aos colonos apresentarem seu trabalho e seus produtos. Venda das agroindústrias, palco com shows, apresentações de dança e espetáculos. Tudo para celebrar a vinda das três colonizações de Gramado: alemã, italiana e portuguesa. São mais de 30 atrações, não podendo esquecer das bandinhas típicas que embalam o público presente.
As ruas da área central recebem decoração temática, com a Festa dos Espantalhos. Estes bonecos de palha são muito utilizados em lavouras, para espantar os pássaros das culturas. Outro destaque é a gastronomia da festa, onde há comercialização pelas linhas dos tradicionais bolinhos de batata e aipim, assim como as cozinhas alemã e italiana, que preparam um grande buffet no restaurante montado no Expo.
Ainda fazem parte da programação o Espetáculo Origens, que retornou neste ano com uma peça cômica, assim como a Escolinha Rural, dedicada às crianças, com oficinas de brinquedos, pinturas de ilustrações temáticas e a cozinha da Oma e da Nonna. Aos finais de semana, os jogos rurais atraem as famílias do interior, desde os jovens aos idosos, seja pela bocha, pela canastra ou 66. Por fim, a Avenida Borges de Medeiros recebe nos sábados do evento o Desfile de Carretas, com a participação dos moradores da comunidade interiorana, trabalhadores, e, claro, das carretas, com bois, cavalos, etc.
Já a Feira Feito em Gramado (foto) ocorre em paralelo a Festa da Colônia. Com comercialização de produtos dos mais diversificados, é um incentivo à exposição e comercialização dos diferentes segmentos da cidade, principalmente das pequenas e médias empresas. Em 2022, mais de 100 estandes participaram.
Cleiton Thiele/SerraPress
Commenti