MOBILIDADE URBANA
Sistema proposto prevê melhorias na frota, modernização dos serviços, aumento do número de viagens diárias, ampliação de linhas e a redução da tarifa!
EDITORIAL
A Prefeitura Municipal de Gramado tem que entrar com subsídios, caso contrário não irá viabilizar nenhum empresa, nem para participar da licitação, e isto é realidade.
O estudo de viabilidade fala sobre mídia interna e externa nos ônibus, como fonte de renda. Questiono a mídia interna através de painéis com imagens e falas. Isso pode virar um transtorno aos passageiros, que cansados, ainda devem ter o ruido no seu ouvido.
Questiono a não presença do turista no projeto. O estudo deveria ter contemplado, até porque, em algumas rotas temos hotéis e pousadas. Quando se fala em infraestrutura, deve-se contemplar o morador e entender se é possível contemplar o visitante. Isto é básico. Um não exclui o outro, pelo contrário, quanto mais convivência mais o destino se aproxima de uma experiência real. Tomemos como exemplo a saúde e a segurança.
Uma questão importantíssima levantada pelo vereador Pedro Lazaretti é sobre os alunos das escolas do municipio passarem a utilizar o transporte público, ao invés do transporte escolar, como é atualmente. O projeto prevê que o município, ao invés de pagar o transporte particular, invista no transporte público para locomoção dos alunos. É fundamental, e o vereador trata da questão, uma análise de idade, por várias questões. Aqui me vem algumas como: atravessar a rua; a importunação infantil dentro do coletivo (realidade de hoje), como garantir que a criança chegou na escola. Ou seja: qual é a idade certa para que a criança ou o jovem pegue o transporte sozinho? Poderia, se em outro lugar, não ter esta atenção mas, é uma prerrogativa que, ao que conheço, o prefeito Nestor não abrirá mão, a segurança das crianças.
Seguimos: a questão dos horários das escolas, isso foi colocado pelo Secretario Tiago Procópio, que é uma questão que buscam solução, pois a rede municipal tem um horário e a estadual outro ( e já usa o transporte público). Aqui poderia-se questionar: Mas se a rede pública estadual usa o ônibus, qual a dificuldade da rede municipal utilizar? Cultura minha gente. Pais, responsáveis e alunos estão acostumados com esta rotina e, tirar o que já foi conquistado não será uma tarefa fácil.
Também é importante entender os turnos e horários das demandas das pessoas que trabalham, não me pareceu ter sido muito aprofundado. A redução da frota aos finais de semana também ficou vaga.
A empresa responsável pelo projeto (veja PDF abaixo), acredita que a qualidade dos veículos, alguns com ar condicionado e o preço da passagem, em qualquer rota e tipo de ônibus ou micro, será de R$ 4,00, vai acabar trazendo o usuário. É uma expectativa, não uma realidade. Veja no PDF (abaixo) os dados no passar dos anos. Mas é importante entender que vivemos em outros tempos e, em muitos momentos foi puxado pela mesa que conduziu a Audiência,'quantas pessoas usaram o transporte coletivo e se formaram no colégo, no passado'. Gramado não é mais o passado. O que temos dele são referências, mas é fundamental entender que as pessoas mudaram. Gramado, como mesmo diz o prefeito Nestor Tissot 'é de todos', e todos são hoje habitantes que aqui vivem com suas culturas e demandas. Gramado tem que olhar a sua infraestrutura de forma aguçada, perspicaz. Uma coisa é preservar o legado, outra coisa é entender a demanda que hoje é diversa.
A viabilidade de ter empresas de transporte participando da licitação ficou assim entedida, na minha cabeça: subsídio da Prefeitura; rede escolar utilizando o transporte público; midia nos veículos; expectativa de preço da passagem e frota aualizada ( hoje é 14, a proespecação é para que seja de 8 anos) trará de volta o usuário.
E, para não ficar fora do tom do autoelogio, que tomou boa parte do tempo da Audiência Pública, parabéns aos envolvidos.
Tela Tomazeli
Editora
A Administração Municipal de Gramado, por meio da Secretaria de Trânsito e com o apoio da empresa Locale Trânsito e Transporte, promoveu na noite de quarta-feira (10), no auditório da Câmara de Vereadores, uma audiência pública com o propósito de apresentar os estudos e o projeto básico para o processo licitatório de concessão do novo transporte coletivo urbano e rural do município. O encontro, que foi conduzido pelo secretário titular da pasta, Tiago Procópio, também teve como objetivo ouvir as demandas da comunidade e os anseios dos usuários do sistema. A explanação técnica ficou a cargo do engenheiro civil Paulo Monteiro, sócio-diretor da Locale, que apresentou dados do atual cenário do transporte público e as necessidades apontadas pelos estudos para melhora do serviço prestado à população, assim como indicadores para a viabilização financeira do processo.
Na abertura da reunião, o secretário de Trânsito, Tiago Procópio, lembrou das dificuldades enfrentadas durante a pandemia do Coronavírus, quando o serviço teve uma queda de 70% dos usuários, uma realidade enfrentada por Gramado e pela maioria das cidades. Procópio recordou que o transporte municipal segue funcionando da mesma forma há quase 50 anos, afirmando que este novo processo será um marco na história de Gramado. “A cidade cresceu e precisamos cumprir a legislação! É o ponta pé inicial para melhorarmos e modernizarmos o serviço, de forma transparente e com a participação da comunidade”, destacou o secretário.
SISTEMA PROPOSTO
O novo sistema proposto prevê melhorias na frota, modernização dos serviços, aumento do número de viagens diárias, ampliação de linhas e a redução da tarifa, que passará de R$ 4,90 para R$ 4,00. A quilometragem mensal dos ônibus também deve ter um salto de 71.371 km mês, para 104.829 km mês, representando um crescimento de 47%. O custo mensal deve girar em torno de R$ 849.167,49, contando com um subsídio médio de R$ 578.407,49 por parte do Poder Executivo, valor este que pode ser reduzido com o aumento do número de usuários devido a qualificação e eficiência do serviço.
O projeto também prevê a adequação das rotas do transporte escolar, para que possam ser atendidas pela empresa vencedora da licitação. A medida representará uma economia de cerca de R$ 4 milhões por ano. “Se esse valor for aplicado no transporte público, vamos conseguir equacionar as contas”, projeta o secretário Tiago Procópio. Outro aspecto financeiro favorável será a exploração de espaços publicitários nos ônibus, que poderão ser utilizados para subsidiar o transporte municipal. O tempo previsto para concessão será de 10 anos, podendo ser prorrogável por igual período, estando à critério do poder público municipal.
Audiência Publica sobre transporte, apresenta projeto.
Crédito: Divulgalção
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