GRAMADO

Ser gaúcho é carregar uma identidade cultural rica em tradições, valores e hábitos transmitidos de geração em geração. É um modo de viver e de se conectar com as raízes culturais do nosso estado. Há sete décadas, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Manotaço dedica-se a valorizar e enaltecer essa cultura, demonstrando a força de um povo aguerrido, forte e orgulhoso de sua história.
O Manotaço é um verdadeiro espaço de convivência e aprendizado, onde jovens e adultos encontram a oportunidade de se conectar com suas origens. Através de atividades como danças folclóricas, declamações, festivais e rodeios artísticos e campeiros, o CTG tem sido um pilar essencial para a preservação das tradições e o fortalecimento da identidade cultural gaúcha.
Diante dessa trajetória de prestígio e dedicação ao Rio Grande do Sul, a Câmara Municipal prestou uma homenagem especial na noite de ontem, durante a primeira sessão solene do ano. Os 70 anos do CTG Manotaço foram reconhecidos com uma Moção de Reconhecimento, proposta pelo presidente da Casa, vereador Ike Koetz (Progressistas), e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares.
Além de sua importância cultural, o CTG Manotaço se destaca pelo envolvimento em ações sociais e educativas, incentivando o respeito, a união e o sentimento de pertencimento entre seus membros e a comunidade em geral.
Representando a patronagem do CTG, Rafael Zimmer Clement subiu à tribuna para agradecer a honraria e destacar o trabalho da entidade ao longo das décadas. “O nosso CTG é o espelho da nossa cultura. Aqui, nos dedicamos a mostrar a força do nosso povo, as tradições que fazem do Rio Grande do Sul um estado grandioso e culturalmente magnífico. Sentimo-nos honrados com essa homenagem e felizes por demonstrar a grandeza do Manotaço, que é muito mais do que um Centro de Tradições – é uma família unida por Gramado e pelo nosso Rio Grande”, destacou Rafael.
O vereador, presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Ike Koetz, foi proponente da moção. Crédito: Divulgação
O presidente da Câmara, Ike Koetz, também enfatizou o impacto e a relevância do Manotaço para Gramado: “Setenta anos de Gramado, setenta anos de Câmara e setenta anos de CTG Manotaço. Que orgulho ver um CTG tão forte e tão presente nas ações desta cidade! Vocês são uma verdadeira família, que acolhe, ensina e transmite a força de ser gaúcho. Para mim e para todos os colegas desta Casa, é motivo de grande orgulho ver cada conquista do Manotaço e seu reconhecimento estadual e nacional. Viva o Manotaço, e que venham muitos mais anos de história para este CTG tão especial!”, finalizou.
Comentarios