top of page
Foto do escritorTela Tomazeli | Editora

Começa a montagem da ponte provisória sobre o Rio Caí, entre Caxias e Nova Petrópolis

Construção da nova ponte do Rio Cai, pela comunidade e municípios. Crédito: Divulgação
Construção da nova ponte do Rio Cai, pela comunidade e municípios. Crédito: Divulgação

Programa Pontes do Sul, em conjunto com os municípios, atua desde o início de agosto para uma alternativa aos moradores das duas cidades. Previsão é de entrega em setembro, a depender das condições climáticas. Em maio, principal passagem entre localidades cedeu por causa da chuva. Outra estrutura, de caráter definitivo, é executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e tem prazo para fevereiro de 2025.



A ponte provisória sobre o Rio Caí, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, avançou mais uma etapa. Nesta segunda-feira (26), a montagem da estrutura, em Vila Cristina, foi iniciada. Se o clima permitir, a passagem deve ser entregue em setembro, com data ainda a definir. O projeto é do programa da iniciativa privada Pontes do Sul e tem apoio dos municípios da Serra. Desde maio, a principal passagem entre as duas cidades, na BR-116, está fechada após a ponte ter cedido.



Esta estrutura provisória, como é chamada, surge depois do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ter abandonado projeto semelhante. A autarquia federal ficou apenas com o projeto da ponte definitiva, que está em construção na BR-116 e tem previsão de conclusão para fevereiro de 2025.



Segundo a assessoria do programa, as galerias têm 33 metros de altura e 39,6 metros de comprimento. As galerias servem como base e depois a passagem, de 250 metros, é feita com concreto.


O custo é de quase R$ 1,9 milhão, financiado por uma campanha promovida pela CDL Nova Petrópolis. A previsão é que a ponte tenha duas pistas, uma para cada sentido.


O programa Pontes do Sul é composto pelas empresas JB Engenharia e Alsus Infra. Os municípios também cooperam com o empréstimo do maquinário para construção das cabeceiras da passagem.


Ponte definitiva na BR-116

Desde julho, após a implosão da estrutura comprometida, o Dnit trabalha na estrutura definitiva na BR-116. A ponte terá 180 metros de comprimento por 13 metros de largura, sendo mais alta, mais larga e mais comprida do que a antiga. A metragem engloba também a faixa de rolamento e acostamento. Como citado, a previsão da autarquia é para fevereiro de 2025.


Fonte deste conteúdo: Bruno Tomé ZH



Momento em que a ponte é implodida.



A atualidade dos moradores sem a ponte.

O vídeos abaixo são de uma amiga, que tem os familiares que moram junto a comunidade próxima, em Nova Petrópolis. Ela fez no final de semana de 24 de agosto, mostrando como hoje os moradores resolvem a questão da mobilidade no dia a dia. Crédito: Sonia da Rosa












Comments


Notícias Recentes

bottom of page