Cidades mais inteligentes para o Turismo
- Tela Tomazeli | Editora
- há 7 dias
- 3 min de leitura
TECNOLOGIA
Marketing de destinos na era dos dados: como uma plataforma brasileira está ajudando cidades a se tornarem mais inteligentes para o turismo
Projeto desenvolvido para a região metropolitana de Atlanta mostra como a digitalização e o uso estratégico de dados estão transformando a forma como destinos turísticos se posicionam globalmente
Num momento em que grandes eventos internacionais movimentam o setor de turismo, destinos que querem se destacar precisam ir além de belas paisagens e roteiros prontos. A nova fronteira do marketing de destinos passa pelo domínio dos dados — e pela capacidade de usá-los para entender o comportamento do turista em tempo real, personalizar comunicações e ampliar o impacto das campanhas digitais.
É exatamente esse caminho que está sendo trilhado por DeKalb County, região que compõe a área metropolitana de Atlanta (EUA), sede de eventos como o Mundial de Clubes da FIFA em 2025 e a Copa do Mundo de 2026. Para dar conta desse novo momento, a Discover DeKalb, organização de marketing de destino (DMO) da região, decidiu reformular completamente sua infraestrutura digital, com foco em dados, performance e engajamento.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a brasileira Coevo.co, plataforma de marketing especializada em turismo, hotelaria e destinos. A empresa foi responsável por estruturar um novo modelo de mensuração de dados, integrando ferramentas como Google Tag Manager, Google Analytics 4, Google Ads e Meta Ads, além de otimizar a performance do portal discoverdekalb.com.
Segundo André Farias, sócio da Coevo.co e responsável pelas áreas Comercial e de Marketing, o objetivo principal é “empoderar os gestores públicos e privados com dados estratégicos para decisões mais inteligentes, especialmente em períodos de alta demanda, como os grandes eventos internacionais”.
Além da performance técnica, a estratégia também prevê a adoção de ferramentas de marketing conversacional, como chatbots e canais de atendimento direto via WhatsApp, para facilitar a interação com turistas estrangeiros e oferecer uma experiência digital fluida, personalizada e alinhada com o perfil do novo viajante.
“Estamos falando de uma mudança de mentalidade: destinos que querem competir globalmente precisam se tornar plataformas de relacionamento com o turista — antes, durante e depois da viagem”, reforça Farias.
Oportunidade para o Brasil
Se por um lado o projeto mostra a competitividade da tecnologia nacional no mercado internacional, por outro, ele lança um alerta para destinos brasileiros que ainda operam com estratégias analógicas e sem coleta eficiente de dados.
Municípios, estados e até associações setoriais ligadas ao turismo têm a oportunidade de modernizar sua comunicação digital e se preparar para uma nova lógica de atratividade. “A experiência de DeKalb pode ser replicada no Brasil — com foco em cidades históricas, rotas gastronômicas, destinos regionais e até bairros planejados”, avalia Farias.
Mais do que uma tendência, o uso inteligente de dados no turismo é uma necessidade estratégica. Em um cenário cada vez mais competitivo, destinos que souberem traduzir informações em experiências personalizadas terão vantagem — não só na conquista de visitantes, mas também na geração de valor para suas comunidades. A jornada digital de DeKalb mostra que, com visão, tecnologia e parceria, é possível reinventar a forma como nos conectamos com o turista. “O Brasil tem potencial e talento para trilhar esse caminho, portanto, o momento de começar é agora”, finaliza André.
Sobre André Farias: sócio da Coevo.co, plataforma de marketing especializada nos segmentos de hotelaria, destinos e turismo, André é o sócio responsável pelas áreas Comercial e de Marketing, com foco em geração e impulsionamento de projetos novos negócios.
Comments