Chega na região Sul o Unidos Pela Comida, iniciativa de Hellmann's em parceria com a Infineat para combater o desperdício de alimentos
A marca e a startup expandem o projeto para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Expandindo pelo Brasil o propósito de reduzir o desperdício de alimentos que estão em boas condições de consumo, Hellmann’s, marca de molhos da Unilever, anuncia a chegada do Unidos Pela Comida (UPC) em mais dois novos estados, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O projeto, que foi criado pela marca em parceria com a startup Infineat, é um movimento unificado no País que funciona há três anos como uma ponte entre supermercados e setores da indústria em busca de uma transformação socioambiental. A previsão é que, até o fim de 2024, 12,6 toneladas de alimentos deixem de ser descartadas na região, volume que corresponde a mais de 20,1 mil refeições complementadas.
Em 2022, o Sul era a região com o maior percentual de segurança alimentar do Brasil, estando em 51,8% da casa dos sulistas; já a insegurança alimentar leve atingia 26,5% dos domicílios, a moderada 11,8% e a grave, 9,9%. Porém, com o excesso de chuvas no Rio Grande do Sul em abril deste ano, a região ainda enfrenta diversos obstáculos para se reconstruir, principalmente no que diz respeito à alimentação, uma vez que o agronegócio gaúcho foi uma das áreas da economia mais atingidas.
Nesse contexto, o UPC vai operar nessa região salvando alimentos que seriam descartados e levando-os a ter uma melhor destinação. Para isso, Hellmann’s, idealizadora e financiadora do Unidos Pela Comida, convida empresas parceiras do setor de alimentos, que necessitam de soluções eficientes para acabar com o desperdício em suas operações, a implementarem os processos da Infineat financiados pelo projeto. Com uma solução própria, pioneira e eficiente neste mercado, a Infineat impulsiona o UPC com sua plataforma ao profissionalizar o processo de gestão de excedentes e direcionamento das doações. A partir da coordenação logística entre parceiros e ONG's e análise de dados, consegue mapear oportunidade de impacto para todos envolvidos na cadeia e reduzir ao máximo o descarte e potencializar as doações.
Esses alimentos bons para consumo, mas já sem valor comercial, são coletados por ONGs parceiras, que recebem os alimentos doados e os transformam para complementar refeições, que são distribuídas às pessoas da região em situação de insegurança alimentar. Até o fim do ano, somando todos os lugares em que o Unidos Pela Comida atua no País, a meta é salvar 1.200 toneladas de alimentos do desperdício. O volume é suficiente para que as ONGs parceiras do projeto possam complementar mais de 2 milhões de refeições ao longo do ano, atendendo milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar.
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