Na última sexta-feira (08), ocorreu o encerramento teórico da capacitação em Terapia Comunitária Integrativa (TCI), uma das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), no auditório do Centro de Saúde. O evento contou com a presença de 26 profissionais de saúde que, ao longo do curso, se aprofundaram nos princípios e métodos da TCI, valorizando a troca de experiências de forma horizontal e circular.
A Terapia Comunitária Integrativa é uma prática que visa promover o autoconhecimento e o acolhimento das pessoas a partir da escuta ativa e do fortalecimento de vínculos solidários. Durante a capacitação, os participantes aprenderam a conduzir rodas de TCI em diferentes espaços, como Unidades de Saúde, escolas, grupos do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CAPS (Centros de Atenção Psicossocial).
A partir do próximo ano, a Terapia Comunitária Integrativa será implantada em todas as Unidades de Saúde do município, como reforçou o secretário da Saúde, Jeferson Moschen, durante o evento. Segundo ele, essa iniciativa está alinhada aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), destacando os pilares da universalidade, equidade e integralidade (Lei 8080/90). “A TCI acolhe todas as pessoas, respeitando as dimensões biológica, psicológica, social e espiritual, com foco na promoção da vida, a partir da visão holística do processo saúde-doença”, destacou o secretário.
A Terapia Comunitária Integrativa, que integra as PICS, é uma abordagem que reconhece as diversas formas de cuidado e busca ampliar o acesso à saúde mental e emocional de forma comunitária e inclusiva. Com a implantação da prática em todas as Unidades de Saúde, espera-se fortalecer a rede de suporte social e promover um atendimento mais humanizado, respeitando a diversidade das necessidades de cada indivíduo. O sucesso da capacitação é um reflexo do compromisso das equipes de saúde em oferecer cuidados mais completos e sensíveis à realidade das pessoas.
Yorumlar