GRAMADO

Na última terça-feira, 11, aconteceu na Sociedade Ipiranga, de Várzea Grande, um jantar com a presença de associados do projeto Vale das Montanhas e convidados. A noite foi de relembrar como tudo começou e os projetos que estão em andamento, todos focados na região que contempla as localidades de: PVC, Celita, Imetil, Dálias, Carahá, Paraíso, Orlandi, Moreira, Moleque, São Luiz, Wiltgen I, Esperanto, Belvedere, Wiltgen II, Heri Stahl, Vale Verde, Vila do Sol, Michaelsen, Serra Grande, Morro Agudo, Vila Olímpica, Várzea Grande, Altos da Viação, Sagrada Família e Montanhe dei Fiori e, Várzea Grande. O objetivo da Associação é denominar a abrangência das localidades citadas como “Vale das Montanha”.
Como teve origem a Associação Vale das Montanhas?
“A história do seu início se confunde com a de muitos outros projetos mundo a fora. De uma forma despretensiosa e informal, como uma reunião de amigos, que incentivados pelo amor a localidade onde vivem, nesse caso o bairro Várzea Grande e acreditando no potencial do seu povo e na sua riqueza cultural, histórica e social, arregaçaram as mangas, e foram atrás de soluções para ressaltar a riqueza da sua região. Mal sabiam eles que ali nascia o movimento Pró VG – Várzea Grande, que mais tarde se tornaria a Associação Vale das Montanhas. Seu desenvolvimento e forma de trabalho vem chamando a atenção pelos resultados que tem alcançado, iniciando com cinco amigos, onde em sua primeira ação de trabalho já eram mais de vinte voluntários, e poucos meses depois, em seu último evento aberto a comunidade, já se faziam presentes aproximadamente duzentas pessoas, entre membros, voluntários e simpatizantes”. Fonte: Perfil Facebook – 11/10/2019
A associação e o Parque Maria Fumaça
Os associados são empresários que estão investindo na região e admiradores dos projetos da Associação, que está aberta a novos associados como pessoa física, jurídica, ou do setor agrícola.
O carro chefe que alavancou o olhar ao Turismo da região, parte do resgate do rabicho do trem. Dali iniciaram as ideias de ‘um dia esse trem poderia voltar a passar em Gramado’, e hoje, boa parte dos sócios do Vale das Montanhas, são sócios do empreendimento Parque Maria Fumaça Gramado.
O projeto do trem é de recuperar 100% leito original. “Dificilmente existe no Brasil outra localidade com o leito tão preservado” diz Marcelo Secco Neumman, entusiasta da recuperação dos trilhos. São 4,62 km que devem ser recuperados. As locomotivas a vapor estão em processo de restauro avançados, uma já está junto a Sociedade Ipiranga. Existem mais quatro bondes que circulavam no centro de Porto Alegre, que estão sendo restaurados. O grande sonho do futuro é de levar não só o turista, mas o morador, da Várzea até o centro da cidade, com sistema elétrico de transporte. A empresa, Parque Maria Fumaça foi criada independente, para gerir os projetos que envolvem o trem. O trem já deve começar a rodar em 2025, está em teste, dentro da área da Goods Br, que abrange o entorno de onde está a sede da Sociedade Ipiranga.
Foram apresentadas ações que hoje a Associação Vale das Montanhas já encabeça, como o Memorial Vale das Montanhas, exposição fotográfica que doou a vendas dos quadros ao Lar de Idosos do Creher. O Natal das Crianças, trabalho social que vem sendo realizado há 5 anos na Vila Olímpica de Várzea Grande, em parceria com a prefeitura, Orbis Club Várzea Grande e iniciativa privada. A Associação também esteve presente no processo de viabilidade no novo viaduto.
Ações para 2025
Vila Olímpica
Assumir a gestão de cuidados da Vila Olímpica, como: manutenção dos passeios, quadras, espaço das churrasqueiras e paisagismo. Implementação de sanitários adaptados a idade dos pequenos, serviços no final de semana como cadeiras de praias e ações com marcas parceiras. Wi-fi sem custo. Arborização para que tenha sombra nos brinquedos e a pracinha possa ser utilizada por um período de tempo maior. Manter iluminação para que possa ser um local seguro também a noite. Antes isso era feito pelas 4 empresas que se entendiam e realizam. A partir de agora a Associação intermediará essa manutenção.
Gestão do Viaduto
A Associação irá reivindicar junto ao governo do Estado/DAER o nome do viaduto para “Elevado Vale das Montanhas”. A ideia é ‘repaginar’ o viaduto, transformando o local em um novo cartão postal da cidade. Manter sua zeladoria de estrutura, segurança para o pedestre dentro de um projeto de embelezamento, utilizando elementos da natureza e madeira.
Sinalização
Parceria com a Associação de Fornos da Várzea e Prefeitura para melhorar a sinalização do acesso aos fornos, área recém inagurada. O objetivo é o direcionamento do público visitante, que entra e sai pelo pórtico da RS 235, para usufruir do espaço que contempla os produtores rurais.
Festa da Hortênsias e Fearte
Foi protocolado o pedido, junto a munícipio, para a realização da Festa das Hortênsias na região do Vale das Montanhas, que emparceria com o Clube Ipiranga pretende resgatar a cultura e a história de Gramado. Mutirões de plantio de hortênsias enaltecendo a data 07 de julho, onde se comemora o Dia da Hortênsia. Além da venda de mudas a preço de custo.
Sociedades
Promover a aproximação das Sociedades Esportivas criando o “Roteiro Gastronômico” dos clubes do Vale. Extinguir ‘rivalidade’ e trazer interlocução entre elas, com a possibilidade do mesmo público desfrutar da história e culinária de cada clube, com a ideia de expandir para que o turista também saiba desses eventos e possam conhecer e prestigiar.
Diretoria Vale das Montanhas
Presiente: Josue Neumann Spengler
Vice presidente: Marli Teresinha Tomasi
Tesoureiro: João Carlos Altreiter
1ª secretária: Marlise Cristiane Blum
2ª secretária: Rosemeri Bueno
Conselho: Marcelo Secco Neumann
Conselho: Dirlei Roberto Benetti Swaizer
Conselho: Fernando de Abreu D’Ávila Filho
Conselho: Martinho Henrique Blum
Conselho: Jandira Wiltgen Tissot
Commentaires