Agência Visão - Pensamento estratégico e projetos de desenvolvimento sustentável
- Tela Tomazeli | Editora
- 22 de mar.
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de mar.
O empresário como parceiro da iniciativa privada, trazendo pensamento estratégico e trabalhando em projetos de desenvolvimento sustentável para Região das Hortênsias
Objetivo
“A Visão foi criada por lideranças regionais em 1999 para apoiar os municípios em projetos complexos, como o aeroporto e a matriz turística. Diversos avanços foram alcançados nos últimos 25 anos e os desafios seguem. Assumimos a presidência desta entidade para contribuir com o futuro da região, trazendo pensamento estratégico e trabalhando em projetos de desenvolvimento sustentável para Região das Hortênsias” Jorge Maldaner, presidente da Visão gestão 2025/2027.
Nova gestão
A Visão - Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias, deu posse a nova diretoria e conselho, na noite de 12 de março, no Restaurante Colosseu.

A gestão 2025/2027 ficou assim constituída: Presidente - Jorge Maldaner ; Vice-presidente - Ricardo Peccin; Conselho Fiscal – Rodrigo Vogt, Gragório Nardini, Elis Altreiter. Suplente, Eduardo Zorzanello. Conselho Efetivo – Rodrigo Pazetto, Guilherme Höppner, Daniel Hillebrand, Roberto Santini. Suplente, Emerson Ludwig, Roger Wingert, Felipe Beis.
Gestão de intensos desafios
Na mesma ocasião foi apresentado um relatório de ações da gestão 2023/2025, período em que o médico oftalmologista Rodrigo Pazetto esteve à frente da entidade.
Entre as inúmeras ações da gestão 23/25 foram desenvolvidos trabalhos relacionados a planos de comunicação que significaram importante participação da entidade nos diagnósticos da crise, que desencadeou problemas de imagem de Gramado, frente aos desastres climáticos. Através dos associados foi feita captação de recursos para colocar o plano de comunicação no mercado. Foi contratada uma empresa de relações públicas, mercado jornalístico e de controle de reputação, para prestar assessoria e orientação profissional na comunicação da cidade com o público interno e externo. Dentro do escopo de relacionamento direto com o Turismo, encontros com o trade e com a empresa CVC. A Visão teve significativa participação em investimentos para a contratação de geólogos que atuaram em 206 pontos de monitoramento do município.
Participante do Conselho da Gramadotur, a entidade reuniu-se com a gestão da Autarquia para discutir questões pertinentes a eventos públicos, por ela geridos. Fortes e determinados manifestos com relação ao aeroporto de Canela, no sentido de passar para a Infraero e consequentemente obter melhorias para pouso de aviões de maior porte, além da entrega de projeto relacionado a infraestrutura de embarque e desembarque. Paralelo a isso, participação na questão do Aeroporto de Vila Oliva.
Nas eleições municipais a apresentação dos candidatos a Prefeito de Gramado foi relevante, pelo formato, dando possibilidades a que a população, em plenária ou por rede social, pudesse acompanhar a visão pessoal e política de cada candidato.
A Agência Visão tem participação nos Conselhos Municipais:
Comissão de Políticas de Incentivo ao Desenvolvimento Socioeconômico (COPIDESE) – Gramado
Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE) – Gramado
Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA) – Gramado
Conselho Municipal de Inovação - Gramado
Conselho Municipal de Saneamento – Gramado
Conselho Municipal do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (C-PDDI) – Gramado
Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) – Gramado
Conselho de Administração da GramadoTur
Conselho de Turismo da Região das Hortênsias (CONTUR Hortênsias)
MOCOVI (Movimento Contra a Violência - Gramado)
2025
Gramado Estratégico
Seguindo com seu objetivo, na última semana a Visão, sob a presidência de Jorge Maldaner, promoveu importante interlocução com a administração Municipal, através do ‘Gramado Estratégico’, um grupo de empresários apolíticos e apartidários, que trabalha em estratégias voltadas à Gramado, tendo como objetivo sugerir e colocar em prática ações consideradas fundamentais para município.
O documento, entregue ao prefeito Nestor Tissot, traz projetos e soluções para o desenvolvimento ordenado e sustentável de Gramado, passando pelos temas de mobilidade urbana, eventos, saúde e educação, partindo da premissa de ser um projeto de cidade e não um projeto de governo.

FIDI
O executivo da Visão, Rafael Adam, participou da missão técnica, a convite da Prefeitura de Gramado, na FIDI - Feira Internacional de Destinos Inteligente (a qual Gramado foi destaque em voto popular, veja matéria no link), em Bonito, Mato Grosso. A comitiva encabeçada pelo prefeito Nestor Tissot, além de participar da feira de Turismo, foi analisar o ‘Voucher Único’ e TPA (Taxa de Proteção Ambiental). O Voucher Único foi criado em Bonito, no ano de 1997, e institui um sistema municipal de gestão de ingressos para atrativos, utilizado para entes públicos e privados. A partir dele, a prefeitura consegue ter o controle ambiental da cidade, bem como capacidade simultânea de pessoas que estão nos atrativos e análise em tempo real dos impostos. O Voucher Único também serve para que não haja fraude nos ingressos, apenas sendo permitido para empresas que estão com sua situação em dia com a prefeitura e parceiros.

Comments