Gramado. Foto: Tela Tomazeli

O Início do Outono, também chamado Equinócio de Outono acontece no dia 20 de março de 2020 exatamente às 00h50.

O outono começa sempre entre os dias 20 e 21 de março. Esta estação, que sucede o verão e antecede o inverno, termina entre os dias 20 e 21 de junho.

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o outono é caracterizado pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada do inverno.

O outono do Hemisfério Sul é chamado de “austral”, enquanto no Hemisfério Norte é conhecido por “outono boreal”.

Características do outono

Nesta estação os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas e a temperatura, antes elevada no verão, começa a esfriar. O clima é ameno, sendo não tão quente quanto no verão, e ainda não tão frio quanto no inverno.

As folhas caem e chove com menos frequência, além do que a umidade do ar é inferior e a ocorrência de ventanias e nevoeiros é maior.

Equinócio de outono

O equinócio de outono acontece em março e marca o início do outono no Brasil. O equinócio é um fenômeno astronômico onde o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador.

O fim do outono é marcado por outro evento astronômico: o solstício de Inverno.

O Solstício de Inverno é o nome dado no hemisfério Sul ao período em que o hemisfério Norte está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol. Ou seja, no hemisfério norte é verão, enquanto que no hemisfério Sul, inverno. Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/inicio-do-outono/