Maestro Linus Lerner. Foto: Divulgação

O VI Gramado in Concert – Festival Internacional de Música será realizado de 7 a 15 de fevereiro de 2020 e épromovido pela Secretaria da Cultura de Gramado, tem a direção artística do Maestro Linus Lerner, coordenação artística do Maestro Leandro Libardi Serafim e Coordenação de Produção, de Viviane Soares da Bis Gestão Cultural. Segundo o secretário da Cultura Allan John Lino, o evento contou com investimento de R$ 850 mil e busca oferecer o melhor da música erudita em uma programação totalmente gratuita.

Serão apresentadas em diversos locais de Gramado, 55 atividades, sendo 45 recitais e concertos e dez do “Conhecendo o Festival”, uma ação pedagógica que proporciona visitas guiadas aos ensaios abertos ao público, recebendo as pessoas que tiverem interesse em conhecer os bastidores do evento e que acontece no Expogramado, de segunda à sexta-feira, às 10h e às 14h.

A programação conta com orquestras, grupos de câmara e solistas com a participação de três orquestras jovens internacionais: a Seoul Youth Orchestra, da Coreia do Sul, a Orquestra Sinfônica Nacional Jovem do Peru e a Tallin Old Town String Orchestra, da Estônia.

Destaque também será o lançamento no Brasil do CD da London Royal Philarmonic Orchestra, regido pelo maestro Linus Lerner. O CD conta com a participação do Duo Stankov (da Bulgária), formado por piano e violino, que fará um concerto e ministrará aulas no festival. O maestro Linus Lerner, gaúcho de Novo Hamburgo, é o primeiro brasileiro a reger uma gravação da tradicional e renomada orquestra de Londres.

O festival vem crescendo a cada ano e a internacionalização já é uma realidade da sexta edição. Além de 20 professores brasileiros, o evento conta com 13 professores internacionais vindos da América Latina, Europa e EUA. Segundo o secretário Allan, cabe destacar a concepção pedagógica do Gramado in Concert”. As oficinas receberão cerca de 400 alunos do Brasil e América Latina e o evento – que acontece anualmente – tem dois pilares fundamentais: a promoção da formação e qualificação de músicos através das oficinas e a democratização do acesso à cultura através de uma programação de concertos com entrada gratuita durante todo o período do festival.

O Gramado in Concert ainda promove dois concursos com o objetivo de estímulo à criação, formação e valorização de jovens músicos bem como sua profissionalização. São os concursos de Composição Erudita e Jovens Solistas, que premiam em dinheiro os vencedores e têm número crescente de inscritos que buscam esse reconhecimento. Vale lembrar que o V Concurso de Composição recebeu um total de 29 inscrições de nove estados brasileiro e selecionou a obra “Alvorecer – Fantasia Sinfônica” do goiano Emanuel Gomes Ferreira e que será apresentada no Concerto de Encerramento.

O gran finale acontece dia 15 de fevereiro, às 19h, no Expogramado,  sob a regência do Maestro Linus Lerner e comemorando os 250 anos de aniversário de nascimento de Ludwig Van Beethoven, a orquestra encerra a sexta edição do festival com a grandiosa 9ª Sinfonia,  acompanhada de solistas e um coro de mais de 100 vozes oriundo de coros da região, classe de canto solista e da oficina de canto coral do festival.

Mais informações e programação completa: www.gramadoinconcert.com