Foto: Halder Ramos

O Gramadozoo registrou no começo do mês mais um nascimento de ema. Os ovos foram cuidados por dois machos. Além de fazer a incubação, os pais são responsáveis pelos cuidados com os filhotes até os 12 meses.

O complexo Gramadozoo fechará suas portas entre 23 de março e 6 de abril de 2020, período, que pode ser prorrogado, as visitas ao zoo e ao Parque Gaúcho estarão suspensas. As equipes básicas continuarão se dedicando ao cuidado diário dos animais.

Conforme a bióloga Tatiane Nunes, responsável técnica do Gramadozoo, foram postados quatro ovos e um deles eclodiu após 40 dias. “Dois machos cuidavam do ninho. Quando um deles saia para comer, o outro fazia a incubação”, conta.

Tatiane explica que a fêmea não participa da criação dos filhos. “Elas botam os ovos no ninho, feito no chão pelos machos. Os ovos pesam em torno 600 gramas. O período de incubação varia entre 38 a 42 dias. Após a postura, é tudo com o macho”, diz.

Ela destaca, ainda, que o filhote apresenta bom desenvolvimento de saúde. “Ele está circulando por todo o recinto junto com o macho maior, que é quem está cuidando. O filhote come tudo o que o pai come. É possível observar ele pegando alguns insetos para se alimentar”, resume. Texto: Halder Ramos

Foto: Halder Ramos