Edição Nº 697 – 14/05/2020

14/05/2020

Desenho, a representação humana e pessoal da fotografia

“Aprendi informalmente com alunos da escola de artes na Pinacoteca de Brera, Milano, a trabalhar com lápis de cor em camadas.  No caso uso ao extremo a luminosidade do amarelo e cores vivas de fundo com lápis de cor especiais”, Luiz Paulo Gallina.

Para ele, “um simples desenho pode ter expressão suficiente para rivalizar com uma fotografia por representar melhor o lado pessoal e humano”. Nas imagens que seguem o desenhista coloca traços e cores nas imagens de seus netos, sua esposa e nas ilustrações, que devem fazer parte do próximo livro de Romeo Riegel, professor, escritor e colunista da gramadomagazine.com.br.

Adicionar comentário

Programa Municipal reforça uso racional de água

Foto: Tela Tomazeli

O período de estiagem (amenizado um pouco pela chuva dos últimos dias), recomenda o uso responsável da água potável. Em abril de 2019, com iniciativa conjunta realizada entre o Executivo e Legislativo, foi sancionada a Lei nº 3.729/2019 – Programa Municipal de Conscientização e Conservação do Uso Racional de Água, que tem como objetivo conscientizar a comunidade que o uso racional de água significa a preservação das nossas reservas naturais.

Continue lendo
Adicionar comentário

Casa Hotéis reabre em Cambará do Sul e se prepara para voltar às atividades essa semana em Gramado

Parador, glamping da coleção Casa Hotéis, que fica em Cambará do Sul . Foto: Divulgação

Hotéis têm nova realidade com serviços personalizados e a rotina alterada para trazer maior segurança aos clientes e colaboradores

Com os decretos municipais autorizando a reabertura de todas as atividades de Cambará do Sul e Gramado, o Casa Hotéis está reabrindo seus hotéis aos poucos.

Hotel Casa da Montanha, Gramado. Foto: Sérgio Azevedo
Continue lendo
Adicionar comentário

Diálogo entre destinos

No próximo dia 20 de maio, 9h, a Imaginadora, boutique de marketing e relações públicas especializada no mercado de viagens estará realizando a live What’s Happening? com a presença dos imaginadores e representantes de destinos Marjori Schroeder e Daniela Bergamini (SeaWorld Parks), Ney Neves (AMResorts), Leonardo Ramos e Loreto Ramirez (Chile Travel), Débora Prass e Tathiana Leal (Greater Miami CVB) e claro, Ana Donato, CEO da Imaginadora. Acesse através do Facebook – www.facebook.com/imaginadora.

Adicionar comentário

Gramado Summit promove encontro digital e gratuito

Eventos itinerantes da empresa foram adaptados para o ambiente virtual

Tradicionalmente pensados para ocorrer de forma itinerante em diversas cidades do Brasil, os Summit Talks são versões pockets da Gramado Summit. Em decorrência do isolamento social a empresa optou por adaptar o produto e realizar um encontro digital. Esse encontro ocorrerá no dia 28 de maio, a partir das 18h, e será transmitido simultaneamente em diversas plataformas, como no Facebook e no Youtube.

Continue lendo
Adicionar comentário

Covid-19, Gramado tem bandeira Laranja, risco médio

Decreto estadual determina suspensão de atividades de restaurantes no estilo buffet – O decreto estadual nº 55.240, do dia 10 de maio, determina que os restaurantes que trabalham com serviços no estilo buffet devem suspender suas atividades. A decisão se deve ao modelo de distanciamento controlado estabelecido para as cidades e regiões do Rio Grande do Sul que estão inclusas na bandeira laranja. Entra em vigor na data de hoje, 14 de maio

Toda semana o Estado avaliará a situação dos municípios e das regiões e estabelecer as bandeiras e protocolos de saúde e higienização.

Como funciona o Modelo de Distanciamento Controlado

O Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul foi criado baseado em critérios de saúde e de atividade econômica, sempre priorizando a vida. Pensou-se, então, em um sistema de bandeiras, com protocolos obrigatórios e critérios específicos a serem seguidos pelos diferentes setores econômicos.

O Rio Grande do Sul foi dividido em 20 regiões, que são analisadas considerando a velocidade de propagação da Covid-19 e a capacidade de atendimento do sistema de saúde. No total, 11 indicadores (como número de novos casos, óbitos e leitos de UTI disponíveis, dentre outros) determinam a classificação das bandeiras da região.

Conforme o grau de risco em saúde, cada região recebe uma bandeira nas cores amarela, laranja, vermelha ou preta. O monitoramento é semanal, e a divulgação das bandeiras ocorre aos sábados, com validade a partir da segunda-feira seguinte. Os protocolos obrigatórios devem ser respeitados em todas as bandeiras. Além disso, cada setor econômico tem critérios específicos que variam de acordo com a bandeira. Texto: Fernanda Fauth . Foto: Divulgação/Prefeitura de Gramado

Adicionar comentário

Testes rápidos para Covid-19 indicam dois casos positivos em Gramado

Saiba quais os serviços podem ou não funcionar durante a bandeira laranja conforme decreto estadual

Veja como fica a situação de restaurantes e hotelaria com Gramado na bandeira laranja

Plataforma de rastreamento irá reforçar prevenção do coronavírus

Uma ferramenta para rastreamento de contatos de pacientes testados positivos para Covid-19, durante o período de incubação da doença, será utilizada em Gramado, na Serra Gaúcha. A ação em parceria com órgãos de saúde do município permitirá que estabelecimentos e clientes sejam alertados e reforcem medidas de prevenção. Ela estará disponível nos próximos dias.

Continue lendo
Adicionar comentário

Até novembro, 28 obras devem ser finalizadas em Gramado pelo executivo municipal

Escola Municipal de Educação Infantil Pequenos Gigantes, no bairro Carniel, foi entregue no mês de abril . Foto: Carlos Borges

De reformas em unidades básicas de saúde a revitalização de espaços esportivos: uma série de melhorias em áreas públicas deve ser entregue pela Prefeitura de Gramado até novembro deste ano. No total, 28 obras ainda estão em andamento, aguardam o resultado do processo de licitação ou autorização da Caixa Econômica Federal.

Continue lendo
Adicionar comentário

Reaberto pela UAB processo seletivo para curso de Especialização em Artes à distância

Foto: Divulgação

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) reabriu as inscrições para o processo seletivo do curso de Especialização em Artes. A pós-graduação será ofertada na modalidade à distância. Encontros presenciais ocorrerão uma vez por mês, nas sextas-feiras, em datas que serão previamente divulgadas.
Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de maio. Vale ressaltar que essa ação não tem prejuízo aos candidatos já inscritos. No polo de Gramado serão 30 vagas disponíveis. Podem se inscrever graduados em Artes ou qualquer outra área de conhecimento.

Continue lendo
Adicionar comentário

Comportamento

Tela Tomazeli
Turismologa

Não, a questão é que aqui em nossos municípios de Gramado e Canela onde, com orientação do poder público (executivo, legislativo e vigilância sanitária, e aqui incluímos o papel do Estado) buscamos cumprir todos os protocolos, e com isso vivemos uma realidade distinta e isso é o que causa a grande diferença no comportamento das pessoas.  As providencias das autoridades foram fundamentais para a preservação da população que agora, mediante abertura gradual dos hotéis e parques está com ‘o coração na mão’, entre movimentar o Turismo que é nossa base de sustentação, mas, por outo lado, perder esta ‘segurança’ que estávamos vivendo diante do isolamento.

Não tenho a menor pretensão de ensinar, até porque, cada setor sabe de seu público, apenas passar minha reflexão. Minha principal fonte de renda são os eventos e, como boa parte dos fornecedores, estou parada mas, mesmo assim, levo com muita seriedade o nossos destinos.

Rio Grande do Sul – Pesquisa estima que há mais de 24,8 mil infectados por coronavírus no Estado e resultado indica um caso da doença para cada 454 habitantes – na rodada anterior da pesquisa, era um a cada 769. Publicação: 13/05/2020 às 16h27min https://www.estado.rs.gov.br/pesquisa-estima-que-ha-mais-de-24-8-mil-infectados-por-coronavirus-no-rs

Gramado – Exames investigados (via Lacen) 3 casos suspeitos; 39 descartados; 2 casos confirmados (ambos importados) os dois já curados; 44 casos investigados desde o dia 10 de março.  Na rede pública foram coletados 26 testes com 0 (zero) positivo. Na rede privada foram 49 coletados com 1 positivo (já curado). https://www.gramado.rs.gov.br/covid-19

Canelahttp://www.canela.com.br/coronavirus  – Entramos no site, mas está com as informações sem acesso. Ligamos duas vezes para assessoria de imprensa, mas as ligações caíram sem sermos atendidos. A informação que encontramos é a que segue: Trabalhadores instalados em Canela testam positivo para covid-19 – 13/05/2020A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que três trabalhadores, instalados provisoriamente em Canela, testaram positivo para covid-19 – doença transmitida pelo novo coronavírus. Eles vieram com outros seis colegas do estado de São Paulo e chegaram segunda-feira (11) transportados por um micro-ônibus. Os homens foram contratados para atuar na construção civil da região. Por precaução, os responsáveis por um dos locais onde eles atuariam encaminharam os nove trabalhadores para testagem pela rede privada em Gramado, antes mesmo de iniciarem a empreitada. Recém-comunicada sobre os resultados positivos, a Secretaria Municipal de Saúde de Canela tomou as devidas providências. “Ao saber que eles não vieram com exames feitos, foram encaminhados pelos contratantes para a testagem. Por sorte, recém-haviam chegado e não circularam pela cidade”, comenta a chefe da Vigilância Epidemiológica de Canela, enfermeira Magali Dell Valle Cavinato. Além dos três trabalhadores, os seis colegas deles também ficarão isolados em Canela durante 14 dias.

Postas estas informações, coletadas nos respectivos sites, seguimos com nosso raciocínio entrando diretamente na questão dos eventos programado.

Fizemos contato com Edson Néspolo, presidente da Gramadotur, para falarmos sobre os próximos eventos, algo novo e, não há novidades. A partir de agora é chover no molhado. A pergunta é: fazer ou não fazer os eventos como Festival de Cinema, Festival de Cultura e Gastronomia com Festa da Colônia e Natal Luz ?

Veja, enquanto escrevemos este conteúdo, quarta-feira (14), está sendo feita uma live com os secretários de Turismo de Gramado e Canela e a diretora da Brocker, Any Brocker. O secretário Ângelo Sanches comemora junto com os demais participantes do momento, o fato de a comunidade de Canela não ter tido casos confirmados.  Agora, 20h33, do mesmo dia, recebemos a informação de que três casos foram confirmados em Canela, de trabalhadores que estavam no município prestando serviço, ou seja, não é uma questão de falta de palavra, é uma situação de completa instabilidade e, segundo o IHME – instituto de métrica da Universidade de Washington, que monitora a Casa Branca, até o final de agosto a previsão para o Brasil é de 88 mil mortes. https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/05/modelo-usado-pela-casa-branca-projeta-88-mil-mortes-por-covid-19-no-brasil-ate-agosto.shtml

Desta forma, criar a expectativa da realização dos próximos eventos nos dois municípios, nos formatos pré-existentes, é uma completa irresponsabilidade. Não há como gerenciar aglomerações de pessoas e pronto. E, chamo para a responsabilidade o setor público e privado, associações e entidades no geral, caso resolvam realizar os eventos, pois estarão colocando em risco toda a população de fornecedores, que por certo irão atuar, visto que precisam. E, que fique a reflexão sobre o ônus recair sempre no mais fraco. Atenção para isso Conselho da Gramadotur, que assina a responsabilidade dos eventos com a diretoria.

Festiva de Cinema de Gramado – Ilusório ter marcado uma data, mas, vamos lá, Gramado tem orgulho em ser o único festival ininterrupto no Brasil, continuemos então, porém, totalmente remodelado, onde somente os curadores estarão presentes e obedecendo protocolos em Gramado, além dos responsáveis pela organização. De mais, todos em seus habitats.

A sugestão é para que os filmes sejam exibidos em sistema de Drive-In em locais como Carrièri; parque da Expogramado; Parque das Olivas, enfim sugestões que necessitam de questões técnicas. Aliado a isso, o sistema de lanches envolvendo os clubes de serviço e os colonos. Jurados online e premiação a partir de sistema de entrega.

Festival de Cultura e Gastronomia e Festa da Colônia – Mesmo sistema de Drive Thru, montado na Expogramado, sexta, sábado e domingo.

Natal Luz e Sonho de Natal – Não existe a menor possibilidade de realizar o Natal Luz. Não há como gerenciar o movimento de massa que o evento traz e, senhores empresários, não adianta pressão na Gramadotur, sabemos que já existe. Vamos finalizar este ano consumindo a gordura que temos, e, quem não a possui irá sucumbir, é a dura realidade. Aqui novamente ressalto que, qualquer ação colocada na rua terá responsabilidade pública dos prefeitos pois, o prestador de serviço, para se preparar terá contato direto com seu próximo, lembrando que os eventos envolvem muitas crianças, também.

Minha sugestão é de que a decoração das duas cidades seja colocada na rua, para os tão alarmantes 100 e tantos dias e que exista, por parte da Vigilância Sanitária e das Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana um gerenciamento do número de pessoas que possam acessar os municípios diariamente. Aliado a isso, um competente sistema de controle digital para que as pessoas tenham a informação da situação de visitação. Muito importante, Gramado e Canela precisam trabalhar juntos, pois Gramado é a principal passagem para Canela, além de não termos mais como separar moradores e trabalhadores dos dois destinos.

Acredito que os meios de hospedagem podem focar nas experiências de Natal – Iniciar a captação ao cliente, ao invés de ser buscado. Através das agências, operadoras e seus próprios captadores montar pacotes familiares, de amigos, onde o Turista reúna seus afins e venha para cá em grupos que estarão totalmente amparados e orientados nos protocolos de saúde, creio que seja mais acessível do que gerenciar individualmente. Gramado e Canela sendo transformados em parques abertos através de suas decorações, e, os meios de hospedagem em residências de férias com intensa experiência de Natal, desde a decoração a gastronomia e, principalmente o carinho com cada hospede, mais do que já era feito, isso fará a grande diferença para nossos destinos e não a demasiada ansiedade pela felicidade que, nos dias de hoje, em meio a imprensa e as redes sociais, pode denegrir a imagem, além de, se perdermos o controle ficarmos no limbo por um bom tempo. Reflitam e, de parte de Gramado, senhores Conselheiros, não se deixem pressionar.

Tela Tomazeli

Editora

Adicionar comentário

Giordani Turismo elaborado um novo calendário turístico, focado em datas comemorativas do segundo semestre de 2020.

Parque Cultural Epopeia Italiana está nos principais roteiros oferecidos
Sérgio Azevedo

“Optamos por rever a programação que tínhamos e construir novos roteiros, passeios e pacotes. Com isso criamos ofertas para o feriado da Independência, Festival de Balonismo de Bento Gonçalves e pacotes especiais para as famílias em outubro, no Mês das Crianças”, destaca a gerente Comercial, Gabrielle Signor Rodrigues.

Continue lendo
Adicionar comentário

Santa Rita de Cássia

Neste ano de 2020 Ela é quem nos acompanhará em cada edição da revista!

Foto: Tela Tomazeli

Oração a Santa Rita por uma causa impossível

Ó poderosa e gloriosa Santa Rita chamada Santa das causas impossíveis, advogada dos casos desesperados, auxiliadora da última hora, refúgio e abrigo da dor que arrasta para o abismo do pecado e da desesperança, com toda a confiança em vosso poder junto ao Coração Sagrado de Jesus, a vós recorro no caso difícil e imprevisto, que dolorosamente oprime o meu coração.

(Faça seu pedido)

Alcançai a graça que desejo, pois sendo-me necessária, eu a quero. Apresentada por vós a minha oração, o meu pedido, por vós que sois tão amada por Deus, certamente será atendido. Dizei a Nosso Senhor que me valerei da graça para melhorar a minha vida e os meus costumes e para cantar na Terra e no Céu a Divina Misericórdia.

Santa Rita das causas impossíveis, intercedei por nós! Amém.

Leia a linda e comovente história de Santa Rita! Ore e peça, se te é de direito Ela te atenderá.

Continue lendo
Adicionar comentário