Teatro Museu do Trabalho. Crédito:    Ricardo André Frantz/Wikpédia 

A Cia. Teatro Novo que levou, durante 48 anos ininterruptos,  cultura, educação, conhecimento e diversão para famílias inteiras, agora passa a se chamar Cia. de Teatro Infantil Ronald Radde.  A nova companhia teatral, voltada para o público infanto-juvenil, nasce como uma homenagem ao dramaturgo e diretor falecido em abril de 2016, aos 71 anos.

Sob direção da atriz e diretora karen Radde, filha de Ronald Radde, a companhia terá como sede o Teatro do Museu do Trabalho, localizado na Rua dos Andradas, 230, Centro Histórico de Porto Alegre. O espaço cultural, que recebeu melhorias, terá capacidade para 160 lugares e abrigará, além de espetáculos, oficinas, cursos e projetos socioeducativos.

A escolha do teatro é uma volta ao passado, já que o local foi a primeira sede da Cia. Teatro Novo, em 1986, antes de ir para a Sala Carmen Silva, do Teatro Novo DC Navegantes. Administram o espaço com ela, o ator e produtor Vinicius Mello e o coordenador técnico Patrick Simões.

Ronald Radde

Ronald Radde. Crédito: divulgação

O dramaturgo e diretor fez história no teatro gaúcho e nacional, realizando um importante trabalho de formação de plateia. Produziu cerca de 160 espetáculos, a maioria infantil.

Ele atribuía parte fundamental da sustentação da companhia ao projeto A Escola Vai ao Teatro, criado em 1975, por Suzana Guterres, sua segunda esposa, falecida em 2011.  O projeto pedagógico, que seguirá na Cia. de Teatro Infantil Ronald Radde, aproxima o teatro de alunos de escolas públicas e privadas de todo o Estado. Anualmente, 90 mil pessoas prestigiavam as peças do dramaturgo gaúcho.

Karen Radde

Karen Radde e Ronald Radde. Crédito: Sérgio Azevedo

Durante 20 anos, desempenhou papeis importantes dentro da Cia. Teatro Novo. Atuou como atriz, produtora executiva, professora de teatro, assistente de direção e diretora. Em janeiro de 2016, passou a responder como diretora da Cia. Teatro Novo, enquanto Ronald assinava a direção geral. 

Aladdin

A clássica história de Aladdin será a primeira montagem da Cia. de Teatro Infantil Ronald Radde. A estreia, apenas para convidados, será dia 20 de março, às 20h30min. Já a temporada, aberta ao público, será a partir do dia 21, sábados e domingos, sempre às 17h. Os ingressos custam 30 reais.  No palco, um jovem humilde, interpretado por Vinicius Mello, descobre uma lâmpada mágica, com um gênio ( Evandro Soldatelli) que pode lhe conceder desejos. Agora o rapaz quer conquistar a moça por quem se apaixonou, mas o que ele não sabe é que a jovem é uma princesa. Agora, com a ajuda do gênio, ele tenta se passar por um príncipe para conquistar o amor da moça e a confiança de seu pai.

Oficinas e Escolas

A Cia. de Teatro Infantil Ronald Radde terá, ainda, oficinas teatrais para crianças e adolescentes ao longo do ano. Outra novidade será a volta do projeto A Escola Vai ao Teatro, com apresentações para escolas. Informações pelo telefone 51.99328.8796