skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

NOVA PETRÓPOLIS – Soberanas do Folclore Alemão representam a continuidade da cultura

Rainha Ana Luiza e princesas Marluce e Camila Caroline são anfitriãs do 51º Festival Internacional de Folclore

 

Há 35 anos Nova Petrópolis elege a corte do Folclore Alemão. Uma tradição que perpetua a cultura e o folclore no Município. Rainha e princesas possuem um extenso currículo cultural, comprovando reconhecida experiência e conhecimento. Em abril de 2024, a rainha Ana Luiza Kuhn, a 1ª princesa Marluce Maldaner e a 2ª princesa Camila Caroline Schwaab foram eleitas durante o 35º Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão. Desde então, atuam como representantes de Nova Petrópolis em prol da cultura e como anfitriãs do 51º Festival Internacional de Folclore.

 

As soberanas do Folclore Alemão têm papel muito importante na divulgação do Festival Internacional de Folclore, mas, acima de tudo, são representantes da cultura e do folclore de Nova Petrópolis. Assim definiu a diretora do Setor de Eventos Culturais do Departamento Municipal de Cultura e coordenadora do 51° Festival Internacional de Folclore, Iasmin Schmitt.

 

“Elas têm cultura, conhecimento, desempenham um papel essencial na manutenção do folclore para o Município e, mesmo após deixar o cargo, seguem cumprindo esse papel em seus grupos folclóricos, em suas comunidades. O papel de soberana do Folclore Alemão é muito importante, pois é ele que auxilia nesta manutenção e nessa continuidade da representatividade do Folclore Alemão em Nova Petrópolis”, completou Iasmin.

 

Segundo a rainha Ana Luiza Kuhn, “ser soberana do Folclore Alemão, representar nossa cultura, nosso Festival Internacional de Folclore e o Município de Nova Petrópolis é sinônimo de honra e orgulho! Sempre vi nas soberanas uma ponte entre gerações, nutrindo o respeito pelas raízes que moldaram a identidade do nosso povo ao longo da história. Ser soberana do Folclore Alemão é uma forma de agradecer a Nova Petrópolis e a nossa cultura por todos os aprendizados e por contribuírem na formação da minha identidade”.

Manter e perpetuar tão lindas tradições está entre os propósitos da rainha Ana Luiza, que recorda ter alguns espelhos durante a infância. “Lembro das prendas do CTG, das soberanas do Folclore Alemão e, quem sabe, este seja um dos grandes motivos para que eu tenha crescido vivendo a cultura e hoje esteja realizando esse sonho”, disse.

“Ser reconhecida pela comunidade como uma representante da cultura, valorizando cada expressão artística como um elo vivo com nosso passado representará um reinado de sucesso. Quero poder mostrar e exaltar tudo que Nova Petrópolis tem de bonito, o tanto de história, o orgulho e o amor que carregamos no peito”, concluiu a rainha do Folclore Alemão, Ana Luiza Kuhn.

 

A 1ª princesa do Folclore Alemão, Marluce Maldaner, diz que ser soberana do Folclore Alemão sempre foi um grande sonho, pois este papel representa a conexão com a história e os valores de uma comunidade, transmitindo sabedoria, liderança e a preservação das tradições ao longo das gerações, segundo ela.

“Estou verdadeiramente honrada por esta oportunidade e comprometida em servir com integridade e dedicação este evento tão grandioso, o 51º Festival Internacional de Folclore. Essa experiência me permite continuar a ser uma guardiã dedicada de nossa cultura, celebrando nossa rica herança, divulgando e representando com muito orgulho, valorizando e dando continuidade aos costumes e à cultura, seja através da dança, do canto, do teatro, do idioma e do bolão”, expressou a 1ª princesa Marluce.

A soberana também lembrou que a diversidade cultural de Nova Petrópolis estará ainda mais evidente durante o Festival Internacional de Folclore, um evento que é referência. “O Festival Internacional de Folclore tem um papel muito importante em mostrar aos que vêm para Nova Petrópolis que o povo aqui sabe de onde veio, sabe que tem uma herança cultural e sabe que tem que transmitir esse legado para as gerações futuras. Manter para jamais esquecer”, enalteceu.

 

No papel de soberana, a 2ª princesa do Folclore Alemão, Camila Caroline Schwaab, busca “perpetuar cada detalhe do nosso folclore, cada canto encantador que o nosso Município possui e levar a nossa essência aos mais diversos locais. Irradiar o brilho do nosso Festival para as demais gerações e mostrar o quão grandioso e gratificante o folclore se torna em nossa vida, através das oportunidades e conhecimentos ricos que colecionamos nesta caminhada. Não somente a imagem da princesa com coroa, quero que as crianças se sintam abraçadas pela nossa cultura, pelo nosso amor pelo folclore e pelo nosso Município”, disse Camila.

 

A rainha Ana Luiza Kuhn, a 1ª princesa Marluce Maldaner e a 2ª princesa Camila Caroline Schwaab, soberanas do Folclore Alemão 2024/2025, representam a continuidade da cultura em Nova Petrópolis e são anfitriãs do Festival Internacional de Folclore, que ocorre de 19 de julho a 4 de agosto. Durante 17 dias, a corte estará de braços abertos para receber visitantes, artistas e folcloristas em Nova Petrópolis.

 

O 51º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul e, em 2024, as comemorações alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemão no Brasil. Patrocinadores: Dakota – ser linda é ser feliz, Sicredi Pioneira, Gula Alimentos, Banrisul, Suibom, Niruma Móveis, Cervejaria Traum, Cervejaria Edelbrau e Nova Imóveis. Apoiadores: Parque Aldeia do Imigrante, RBT Internet, You-C English School, Eletrosom e Digi Sonorizações. Mais informações em www.festivaldefolclore.com.br e @festivaldefolclorenp.

 

 

 

Currículo cultural da rainha Ana Luiza Kuhn:

1998 a 2019 – Integrante da Invernada Artística do CTG Pousada da Serra

2000 a 2006 – Projeto Ligadinhos na Natureza – Colégio Cenecista Frederico Michaelsen

Desde 2002 – Participação no Festival Internacional de Folclore

2002 a 2018 – Organização de Eventos Culturais (palestras, mostras folclóricas, seminários) no CTG Pousada da Serra

2002 a 2018 – Organização e Realização de Projetos Culturais: MTG Vai às Escolas – pesquisa e aplicação com alunos (lendas, danças, história do RS…)

2002 a 2003; 2005 a 2006 – Primeira Prenda Mirim do CTG Pousada da Serra

Desde 2004 – Trabalhos voluntários em Eventos do CTG Pousada da Serra

2005; 2007; 2008; 2017 e 2018 – Participação da Mostra de Arte e Tradição Gaúcha – ENART – no ano de 2007 colocação em 4º Lugar do RS com a pesquisa sobre Lendas de Nova Petrópolis (entrevistados Renato Urbano Seibt e Beno Edmund Heumann)

2005 – CFORzinho (Curso de Formação Tradicionalista) promovido pelo MTG

2005; 2007 e 2017 – Participação do Congresso Tradicionalista promovido pelo MTG

2006 a 2007 – Primeira Prenda Mirim da 27ª Região Tradicionalista

2006 – Participação na Ciranda Cultural de Prendas – Fase Estadual

2007 a 2009 – Integrante do Coral de Meninas Cantoras da Serra Gaúcha

2007 a 2008 – Primeira Prenda Juvenil do CTG Pousada da Serra

2007 a 2008 – Integrante da Banda Marcial da Escola Estadual Padre Werner

2008 a 2009 – Primeira Prenda Juvenil da 27ª Região Tradicionalista

2009 a 2012 – Integrante do Grupo de Teatro – Espaço da Arte Novo Hamburgo/Bom Princípio

2009, 2014 e 2015 – ⁠Participação como integrante do CTG Pousada da Serra na Fase Inter-regional do ENART (Encontro de Arte e Tradição Gaúcha) – Danças Tradicionais Força B

2009 a 2011 –Participação em Eventos Culturais promovidos pelo Grêmio Estudantil da Escola Estadual Padre Werner

2011 – Programa Jovem Aprendiz – Curso: Assistente Administrativo para Cooperativas

2010 e 2011 – Integrante do Grupo de Teatro na Magia da Páscoa – NP

2012 – Integrante do Núcleo de Formação de Atores ministrado pela escola Espaço da Arte – Bom Princípio

2013 a 2015 – Curso de Inglês – Englischool – Caxias do Sul

Desde 2014 – Integrante da Equipe Arriba Arriba na Gincana Cultural de Nova Petrópolis – Líder de Equipe em 3 edições

2014 – Viagem Cultural a Sunschales – Argentina

2014 e 2015 – Participação como integrante do CTG Pousada da Serra na Fase inter-regional do ENART (Encontro de Arte e Tradição Gaúcha) – Declamação

2014 a 2018 – Membro da Patronagem do CTG Pousada da Serra como 2ª Agregada das Pilchas (tesoureira)

2014 e 2015 – Membro do Conselho Municipal de Cultura de Nova Petrópolis

2014 e 2015 – Participação e Organização na Conferência Municipal de Cultura

2014 e 2015 – Apresentação do CTG Pousada da Serra no Parque Farroupilha – Semana Farroupilha em POA – Danças Artísticas e Declamação

2015 – Curso para Avaliadores de Prendas e Peões promovido pelo MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho)

2015 a 2019 – Oficina de Danças Gaúchas no Festival de Folclore – Passos da Diversidade – Programação do Festival Internacional de Folclore

2017 – CFOR (Curso de Formação Tradicionalista) promovido pelo MTG

2017 a 2018 – Primeira Prenda do CTG Pousada da Serra

2017 – Apresentação na 34ª Oktoberfest de Blumenau/SC

2018 – Mostra Folclórica para Participação da Ciranda Cultural de Prendas – Estudo sobre parteiras – entrevista e busca de materiais com Lory Hillebrand – parteira de Nova Petrópolis

2018 – Tchêncontro Estadual da Juventude Gaúcha promovido pelo MTG

2018 a 2019 – Primeira Prenda da 27ª Região Tradicionalista

2016 a 2019 – Coordenadora da Invernada Artística do CTG Pousada da Serra

2016 – Integrante da Comissão do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis

2017 – Participação Formação de Avaliadores Artísticos promovido pelo MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho)

Desde 2017 – Integrante do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein

Desde 2017 – Participação nos Jogos Germânicos do Festival Internacional de Folclore de NP (CTG Pousada da Serra e GDF Sonnenschein)

Desde 2017 – Trabalhos voluntários nas comunidades de Linha Brasil e Linha Araripe

2018 – Primeira Condessa do Tiro na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Araripe

Desde 2020 – Integrante da Invernada Artística do CTG Heróis Farroupilhas – Caxias do Sul

2022 – Apresentação na 33ª Bauernfest (festa do colono alemão) e viagem Cultural para Petrópolis/RJ junto ao Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein.

Desde 2022 – Integrante do Grupo de Atiradores da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Araripe

2022 – Formação em Gestão Contemporânea – NORTUS

2022 e 2023 – ⁠Participação como integrante do CTG Heróis Farroupilhas na Fase Final do ENART (Encontro da Arte e Tradição Gaúcha) – Danças Tradicionais Força A (2022 -8º lugar; 2023 – 6º lugar)

2023 – ⁠Participação como integrante do CTG Heróis Farroupilhas na Fase inter-regional do ENART (Encontro da Arte e Tradição Gaúcha) – Danças Tradicionais Força A

2023 – Participação no 15º Fest Folk, como integrante e dançarina do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, evento promovido pelo INART em Blumenau/SC.

2023 – Curso em Liderança Evolucionária – Nortus

2023 – Participação no 1º Festival Tcheco no Brasil e 12º Festival de Cultura Tcheca e Eslovaca na América Latina

Desde 2023 – Curso de Alemão – Conexión Idiomas

Desde 2023 – Membro Associado da Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia Nova Petrópolis

 

 

Currículo cultural da 1ª princesa Marluce Maldaner:

Participação no Festival de Folclore/Festival Internacional de Folclore desde 1992, incluindo apresentações no Parque Aldeia do Imigrante, Palco Principal na Rua Coberta, noites culturais, bailes de integração e desfiles.

Título de Rainha do Folclore Infantil em 1999.

Envolvimento no voleibol em um time misto, com jogos semanais desde 1999.

Intercâmbio na Alemanha de dezembro de 2004 a março de 2005, com bolsa de estudos pela VDA (Verein für Deutsche Kulturbeziehungen im Ausland).

Princesa do Chopp Platz em 2006.

Trabalho de Conclusão na Língua Alemã: “Kinderbücher im DaF-Unterricht” em 2009.

Intercâmbio na Alemanha de janeiro a fevereiro de 2009, com bolsa de estudos pelo IFPLA (Instituto de Formação de Professores de Língua Alemã).

Graduada em Letras Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos em 2010.

Rainha do Kerb im Tannenwald em 2010.

Rainha da 37ª Festa do Figo em 2010.

Integrante do Grupo Acordes, participando de missas, casamentos e eventos desde 2002. Participação ativa com o Grupo Acordes nas Celebrações da Vida, da Paz e da Diversidade na programação do Festival Internacional de Folclore desde 2010. Criação e interpretação da Canção da Diversidade com o Grupo Acordes em 2011 – símbolo de Nova Petrópolis e canção oficial do Festival Internacional de Folclore desde 2011.

Participação em intercâmbio cultural na Alemanha em outubro de 2015, incluindo a oportunidade de explorar a terra dos antepassados e realizar apresentações e integração folclórica.

Professora na rede municipal em 2010, com contrato de um ano para lecionar Língua Portuguesa.

Participação na organização do Kerb Im Tannenwald e da escolha das soberanas desde 2011.

Professora na Rede Estadual de agosto de 2011 a fevereiro de 2017, ensinando Língua Portuguesa e Língua Alemã.

Professora de Língua Alemã na rede de idiomas Wizard de 2010 a 2020.

Integrante do Grupo Teatral Arte e Manha, participando de Mostras de Teatro, eventos de Páscoa, Natal, Kerb im Tannenwald, e cerimoniais desde 2010.

Professora de Língua Alemã na Escola Técnica Bom Pastor de março de 2012 a novembro de 2015.

Participação em eventos sociais, culturais, turísticos e serviços de recepção pela empresa Perene Projetos Comunicação e Eventos Ltda. desde 2015.

Monitora de grupos folclóricos do Festival Internacional de Folclore em 2017.

Supervisora Pedagógica do Ensino Médio na Escola Técnica Bom Pastor de setembro de 2017 a fevereiro de 2022.

Especialista em Orientação e Coordenação Pedagógica pelo ISEI, 2018.

Colaboradora na recepção e cerimonialista na Empresa Plena Eventos desde 2021.

Supervisora Pedagógica nomeada pela rede municipal desde fevereiro de 2022.

Integrante do Grupo de Bolão Unidas do Pinhal desde 2023.

 

 

Currículo cultural da 2ª princesa Camila Caroline Schwaab:

2005 a 2010 – Integrante do Coral Padre Amstad;

2012 até agora – Integrante do elenco principal dos espetáculos “Natal Cooperativo e os 7 anjos”, promovido pela Casa Cooperativa de Nova Petrópolis;

Trabalho voluntário em eventos promovidos pela comunidade, como Festa do Galeto, Festa do Leitão, Baile e Churrasco dos Sócios, Baile de Kerb, eventos promovidos pela Igreja, entre outros;

Membro da Diretoria do Böhmerlandtanzgruppe desde o ano de 2020;

Curso de Língua Alemã complementar ao ensino médio durante os anos de 2012 a 2014;

2011 – 1º Lugar Concurso de Leitura em Alemão / Dialekt.

2011 – Participação no Concurso de Redação em Alemão.

2011 – Participação no festival de teatro e música em língua alemã.

2014 – 2º Lugar Concurso de Leitura em Alemão / Dialekt.

Participação em diversos encontros de grupos da região;

Apresentações nos estados de Ceará e Espírito Santo (2019 e 2022);

2022 e 2023 – Membro da organização, cobertura audiovisual e gestão de mídias da Festa do Leitão da Sociedade Concórdia de Linha Imperial;

Apresentação na Oktoberfest de Blumenau (2019);

Realização do curso “Como atender melhor o turista de Nova Petrópolis” promovido pela Sicredi Pioneira (2023);

Integrante da equipe de teatro natalino desde o ano de 2008 da Paróquia São Lourenço Mártir;

2020 até agora, coordenadora de comunicação do Böhmerlandtanzgruppe com desenvolvimento de materiais gráficos, identidades visuais de eventos e projetos, organização de mídias, cobertura de eventos, planejamento e execução das mídias sociais (Facebook, Instagram, YouTube), edição e captação de imagens e vídeos, contato com agências e empresas parceiras;

1ª Princesa do Kerb im Tannenwald 2019/2022 e membro da organização do evento desde então;

Responsável pelo projeto de nova identidade visual do Böhmerlandtanzgruppe realizado no ano de 2022;

Responsável pelo projeto “Böhmer em casa” com desenvolvimento de materiais durante a pandemia.

Responsável pela segunda edição da Gazeta do Böhmer, jornal com informativos e brincadeiras lançado no Baile de 35 anos do grupo.

Participação de todas as edições do Festival Internacional de Folclore e Baile de Escolha do Folclore Alemão desde 2018;

Membro da equipe de organização do Filme “Böhmerlandtanzgruppe 35 anos: o Filme” e do Baile #35doBöhmer.

Membro da equipe de organização do projeto “Böhmerlandtanzgruppe 35 anos”, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) com desenvolvimento de materiais gráficos e planejamento cultural.

Coroinha da Paróquia São Lourenço Mártir;

Curso de Língua Inglesa (2016-2019);

Obtenção dos certificados nível A1 (2011) e A2 (2013) em alemão;

Participação no Encontro de Coros Infantis como coralista;

Participação na Cantata de Natal como coralista.

Cerimonialista e recepcionista na Plena Eventos em casamentos, formaturas, aniversários e demais eventos corporativos;

Recepcionista, Caixa e demais funções no Jardim do Moinho, junto ao Moinho Hillebrand, recebendo os turistas e contando a história e atrativos oferecidos pelo local.

 

Informações: Prefeitura de Nova Petrópolis

Fotos: Mauro Stoffel

 

Gramado Magazine

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top