skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

CAXIAS DO SUL – Fórum da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas debate plano para garantir o uso adequado das águas

Encontro nesta sexta-feira, dia 28, vai abordar a terceira etapa do programa de gestão de recursos hídricos dessas áreas

 

Ocorre nesta sexta-feira, 28 de junho, a 1ª Oficina para Priorização do Plano de Ações (Fase C) da Bacia Hidrográfica dos Rios Taquari-Antas. Trata-se de mais uma etapa do 1º Fórum Técnico-Científico da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, que tem a Universidade de Caxias do Sul entre os seus organizadores e é promovido pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. O evento será no auditório do Bloco J do Campus-Sede da UCS, das 9h às 16h30min. A participação é aberta à comunidade e as inscrições são recebidas na página do evento.

 

Mediada pelo Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado (DRHS), a oficina dará prosseguimento aos debates sobre a gestão dos recursos hídricos da Bacia. Após as fases A (diagnóstico) e B (prognóstico), será discutida a fase C, que define as ações e metodologias necessárias para a conservação das águas da bacia, a fim de mitigar os efeitos de eventos climáticos extremos que possam atingir a região, como foi o caso do mês do maio.

 

Maria do Carmo Quissini, professora da UCS e coordenadora executiva do Comitê, explica que esta etapa do Plano de Ações contempla a gestão dos rios das Antas e Taquari de forma a garantir água em quantidade e qualidade para o uso. “O Plano é o documento que orienta a vida dessas áreas, enquadra as águas em categorias de consumo, e vai conduzir o nosso comitê nas ações que possibilitem a boa gestão das águas. E esta oficina se torna importante no sentido de dar o start a esta etapa”.

 

O Fórum celebra os 25 anos do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, órgão ao qual a UCS presta suporte desde sua fundação, em 1998. A programação se iniciou no mês de março e se estende com atividades mensais até 30 de agosto, com a finalidade de oportunizar a discussão e a busca de alternativas para o enfrentamento dos eventos climáticos extremos a partir da gestão correta e sustentável da bacia, que possui mais de 500 quilômetros de extensão e perpassa 119 municípios.

 

A realização do Fórum é compartilhada entre a UCS, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), a Universidade do Vale Taquari (UNIVATES), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER RS) e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Caxias do Sul.

 

 

Serviço
O que: 1ª Oficina Para Priorização do Plano de Ações da Bacia Hidrográfica dos Rios Taquari-Antas.
Quando: 28 de junho, sexta-feira, das 9h às 16h30min
Onde: Auditório do Bloco J, no Campus-Sede da UCS, em Caxias do Sul
Inscrições: Até dia do evento, neste link

 

Foto: Núcleo de Riscos Geológicos/Divulgação

Conteúdo: Núcleo de Riscos Geológicos

 

Gramado Magazine

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top