skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

TORRES – Pesca esportiva que reuniria 45 embarcações, foi transferida em função das chuvas

Em razão das chuvas, a segunda etapa do Robalo Master Brasil 2024 que aconteceria neste final de semana foi transferida para os dias 27 e 28 de julho.

Segunda etapa terá 11 horas de competição com pescadores do RS e SC  nos dias nos dias 22 e 23 de junho

 

O litoral norte gaúcho vai ser palco, nos dias 22 e 23 de junho, da segunda etapa do Robalo Master Brasil 2024, campeonato de pesca esportiva individual que reúne 45 pescadores de diversas cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A bateria classificatória será no sábado, 22, das 8h às 14h, que seleciona os 15 atletas que disputam a bateria final no domingo, 23, das 8h às 13h. A largada é na Marina Paulo Prates. A prova tem sistema de medição com pesque e solte, incentivando o desenvolvimento da pesca esportiva de performance, através da conscientização ecológica de pescadores e população, além de fomentar o potencial turístico do entorno do Rio Mampituba, em Torres. O evento impacta diretamente na economia da cidade, movimentando a rede hoteleira, restaurantes e o comércio local. Somente para o tempo de prova, por exemplo, são utilizados 13.500 litros de combustível.

 

O circuito de pesca solo destaca a atuação do pescador, estrela do evento. A prova é individual, ou seja, uma pessoa por embarcação. Os barcos, exclusivos para competição de pesca, possuem motores de 15 a 300 HPs, podendo chegar a 130 quilômetros de velocidade. A pesca acontece na modalidade de arremesso com iscas artificiais, sendo vedado o uso de iscas naturais e vivas. Nesta competição, somente são validados para pontuação exemplares das espécies Robalo Peva, Robalo Flecha e Robalo Trick, sendo obrigatória a soltura de todos. Cada competidor pode apresentar até cinco peixes com tamanho mínimo de 20 cm, devendo submeter aos árbitros, através de vídeo.

 

A competição segue diversas normas estabelecidas no regulamento geral. Para participar, cada competidor precisou comprovar ser portador da Licença de Pesca Amadora, ter carteira de Arrais Amador ou categoria superior, estar habilitado a conduzir embarcações e registro do barco, entre outras. A primeira etapa ocorreu em abril e a terceira e última será nos dias 27 e 28 de julho. Em cada uma delas, são premiados com troféus e dinheiro para os primeiros colocados. Ao final do circuito, é anunciado o grande campeão do Robale Master 2024 que, além do troféu, ganhará R$ 4 mil.

 

Inspirada em eventos do gênero que acontecem nos Estados Unidos, como o Bassmaster, considerado um dos maiores torneios de pesca esportiva do mundo, e o Major League Fishing, liga profissional com programa de televisão que vai ao ar no Outdoor Channel, World Fishing Network e Discovery Channel, a competição estreia no Brasil como a única disputada de forma individual e embarcada. O organizador Vander Geremia, é só alegria. Praticante da pesca esportiva há 21 anos, Geremia deixou o cargo de Gerente Geral na WRG Cestari, para se dedicar à paixão que alimenta, segundo ele, desde que nasceu. “Faltam competições para mostrar nosso esporte no Brasil. Inclusive, deixei de competir para me dedicar a este circuito, apostando na formação e busca de atletas que vivam do esporte, como ocorre em outros países”, destaca. Ele comenta, ainda, que este é um mercado bilionário no mundo, mas que no Brasil há muito por crescer, projetando um grande crescimento já no próximo ano.

 

A pesca esportiva tem se revelado uma atividade de grande impacto na economia de diversos países e regiões, principalmente na geração de emprego e renda e no incremento do turismo. A estimativa é de que existam 730 milhões de praticantes desse tipo de pesca no mundo. O Robalo Master Brasil 2024 também está alinhado ao Pacto Global da ONU, uma iniciativa de sustentabilidade corporativa, contando com mais de 16 mil membros e distribuída em 160 países.

 

 

O Robalo

Peixe marinho, costeiro, de escamas, ósseo, da família Centropomidae. Presente em boa parte da costa do Atlântico, principalmente desde o Golfo do México a Santa Catarina. Seu principal habitat são os estuários e os manguezais. Os adultos do Robalo-Peva podem alcançar em torno de 60 cm e pesar até 5 Kg, enquanto que o Robalo Flecha pode chegar a 130 cm e pesar até 25kg.

Hábitos: sobe os rios para desovar. Gostam de águas calmas, barrentas e sombreadas, e ficam próximos ao fundo. Sua tolerância a alteração da salinidade está relacionada com o seu processo reprodutivo, uma vez que o Robalo procura o deságue de rios no mar para concluir seu ciclo reprodutivo.

 

Canais de divulgação

Instagram – @robalomasterbrasil

You tube – @robalomasterbrasil

Site do evento – www.robalomaster.com.br

 

Fotos: Marcelo Falavigna

Conteúdo: Imprensa Robalo Master Brasil 2024

 

Gramado Magazine

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top