skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

GRAMADO – Festival de Cinema

Mariëtte Rissenbeek recebe o Troféu Kikito de Cristal

Honraria será, pela primeira vez, entregue a um nome fora do eixo ibero-americano.

O Festival de Gramado segue abrindo suas portas para o mundo. Em 2024, amplia as possibilidades do Troféu Kikito de Cristal. A honraria, tradicionalmente entregue a grandes nomes do cinema ibero-americano, agora passa a ter status global. Mariëtte Rissenbeek, Diretora Executiva do Festival Internacional de Cinema de Berlim entre os anos de 2019 e 2024, será a primeira homenageada dessa nova etapa.

 

Nascida na Holanda em 1956, estudou língua e literatura alemãs, estudos teatrais e sociologia na Rijksuniversiteit Utrecht e na Freie Universität Berlin. Depois de concluir o mestrado, mudou-se definitivamente para Berlim e começou a trabalhar na agência de relações públicas Löhlein & Schonert. Em 1986, ingressou na distribuidora Tobis Film. Em 1995, passa a atuar na produção de filmes, trabalhando na Ziegler Film, onde produziu vários longas-metragens para TV, além de curtas e médias-metragens. Em 1998, ela estabeleceu sua própria produtora em Hamburgo e trabalhou com Mika Kaurismäki. Na virada do milênio, passa a exercer funções na produtora Hofmann & Voges, com sede em Munique.

 

Em 2003, Mariëtte se tornou responsável pelas relações com festivais internacionais e relações públicas na German Films, organização para a promoção internacional do cinema alemão. Foi nomeada Diretora Adjunta da German Films em 2006, passando à Diretora Geral em 2011. A partir de 2019, atuou como Diretora Executiva do Festival Internacional de Cinema de Berlim – sendo a primeira mulher a assumir o cargo – encerrando sua colaboração com o festival alemão em sua 74ª edição.

 

“É uma nova fase de Gramado. Estamos alçando voos cada vez mais altos. Poder iniciar essa nova etapa do Kikito de Cristal com uma homenagem à Mariëtte, quando a imigração alemã completa duzentos anos em nosso país, é muito simbólico. Uma mulher com uma trajetória de pioneirismo que culmina na direção geral de um dos maiores festivais de cinema do mundo. Estamos honrados em recebê-la nesta edição do Festival”, comenta Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade gaúcha.

 

A homenagem será entregue durante o 52º Festival de Cinema de Gramado, que ocorre entre os dias 09 e 17 de agosto.

 

Para referência: O Troféu Kikito de Cristal é dedicado a expoentes do cinema internacional. A honraria foi entregue pela primeira vez em 2007 ao cineasta Eduardo Coutinho. O também cineasta Ruy Guerra, os atores Jean Pierre Noher, César Troncoso e Leonardo Sbaraglia e as atrizes Cecília Roth, Soledad Villamil e Alice Braga foram outros nomes homenageados.

 

O Kikito de Cristais é feito de cristal de murano com folhas de ouro, pela empresa gramadense Cristais de Gramado.

 

Conteúdo: Festival de Cinema de Gramado

Foto: Adam Berry / EPA-EFE / Diego vara-Pressphoto

 

Gramado Magazine

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top