skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

CAXIAS DO SUL – Maratona de Moda UCS

Celebrando os 30 anos de desfiles na UCS, Maratona de Moda valoriza as diferentes culturas

 

Um dos eventos mais importantes do circuito de moda da Serra Gaúcha chega a 46ª edição apresentando as potencialidades dos futuros profissionais da área na produção de uma coleção

Consolidada como um dos eventos mais aguardados no circuito da moda na região, a Maratona de Moda da Universidade de Caxias do Sul chega à 46ª edição no dia 26 de junho, a partir das 19h30min, no Espaço Alternativo do Campus 8. Apesar de o conceito de Maratona ter se estabelecido em 2007, os desfiles produzidos pelos concluintes do então tecnólogo em Moda e Estilo – hoje bacharelado em Moda – tiveram sua primeira edição em 1994. Nesses 30 anos de atividades, entre edições semestrais e anuais, cerca de mil alunos demonstraram seus aprendizados a partir de coleções elaboradas e apresentadas à comunidade.

 

Aberta ao público, a Maratona terá a apresentação dos projetos elaborados pelos estudantes de Moda em seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), sob orientação dos professores Gilda de Ross, Sergio Rosa Lopes e Tatiana Laschuk. O melhor resultado será premiado pela Associação dos Profissionais do Design do RS (Apdesign). O evento terá ainda o desfile autoral dos alunos da disciplina Laboratório de Criação.

 

O desafio para os acadêmicos concluintes foi agregar o conceito de “Sul Global” às suas coleções, incorporando elementos de diferentes culturas através de estudos de modelagem, métodos tradicionais de confecção e tingimento, e práticas artesanais. A temática proposta é fruto de pesquisa do salão de design, inovação e sustentabilidade de materiais Inspiramais, que a cada semestre lança mais de mil materiais desenvolvidos para o setor da moda nos segmentos de calçados, confecções, móveis e bijuterias. O coordenador do projeto é o estilista Walter Rodrigues, um dos mais renomados designers brasileiros, que apresentou os resultados desses estudos aos formandos no início do semestre letivo.

 

Já os acadêmicos da disciplina Laboratório de Criação, dirigidos pelo professor Sergio Rosa Lopes, trabalharam com o tema “Divas”, incentivados a se aprofundarem na personalidade de mulheres e/ou homens talentosos utilizando seus potenciais autorais para homenageá-los.

O coordenador do curso de Moda da UCS, professor Renan Isoton, reforça a experiência proporcionada pelo evento aos estudantes por meio do desenvolvimento da pesquisa, do vestuário e da produção do desfile que resultam em um portfólio. “É o momento para os novos profissionais da moda colocarem em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, explorando ao máximo sua criatividade e potencialidades e apresentando-as à sociedade”, define.

 

Confira os autores dos projetos:

Desfile Projeto de Formação Profissional/TCC
Ana Júlia Dartora; Catrin Caroline Spada; Julia Jauer; Karollain de Oliveira Ferreira; Natassia de Oliveira; Sabrina de Camargo Maria da Silva; Thayne Bárbara de Morri; Vitória Lovatto Tefili; Vitória Daidone Curci Bruzett.

 

Desfile Laboratório de Criação
Alicia Colombo Pertuzatti; Caroline Madalosso Libardi; Eduarda Baretta Nicoletti; Felipe Heitor Pulita; Guilherme de Vargas Schneider; Julia Chiesa; Karollain de Oliveira Ferreira; Livia Maria Thomas; Luana Giacomin Galafassi; Luisa Von Boeck Ribeiro; Luiza Silva Frizzo; Maria Eduarda Escher; Mariana Isotton; Milena Biosotto; Pâmela Maria de Morais; Sálua Freitas; Taina Souto Corrêa; Thadya Louise Teixeira Marin; Vanessa Marins da Silva.

 

Três décadas de desfiles produzidos por formandos
A visão contemporânea e disruptiva da Universidade de Caxias do Sul levou à inauguração, em outubro de 1992, do curso de Moda e Estilo – hoje bacharelado em Moda. Com duração de cinco semestres, o tecnólogo surgiu como uma opção inédita no Rio Grande do Sul. À imprensa da época, a primeira coordenadora do curso, professora Guadalupe Menegotto, já destacava o que até hoje fundamenta o bacharelado: “não basta apenas saber desenhar uma peça, mas é necessário entender tudo o que envolve a produção de um lançamento de coleção”.

 

Na noite de 30 de novembro de 1994, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), a primeira turma de formandos deu início à iniciativa que atualmente consiste na Maratona de Moda. Coordenado pelo ainda hoje professor do curso Sergio Rosa Lopes, o grupo de 20 formandos – entre os quais as atuais docentes da UCS Adriana Job Ferreira Conte e Cecilia Seibel – apresentou seus trabalhos que tinham como tema as tendências para o verão de 1995/1996.

“Esse evento sempre teve um grau de extrema importância não somente para o curso, mas para a própria Universidade de Caxias do Sul, que além do destaque por conta da visibilidade que a Maratona oportuniza pode cumprir a sua missão de formação acadêmica e inserção do curso na comunidade”, considera Lopes, integrante do quadro de docentes do curso de Moda desde a sua origem e hoje responsável pela disciplina Laboratório de Criação.

 

Serviço
O quê: Maratona de Moda da Universidade de Caxias do Sul
Quando: 26 de junho, quarta-feira, a partir das 19h30
Onde: Espaço Alternativo do Campus 8 da UCS
Quanto: Entrada franca
Fotos: Projetos apresentados na última edição da Maratona de Moda. Crédito: Bruno Zulian

 

Conteúdo: UCS

 

Gramado Magazine

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top