skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

SUSTENTABILIDADE – UCS figura pelo segundo ano em ranking mundial para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Classificação internacional avalia o compromisso das universidades com o desenvolvimento econômico, social e a sustentabilidade. Categoria ‘Indústria, Inovação e Infraestrutura’ destacou-se entre os índices alcançados pela Instituição

 

A Universidade de Caxias do Sul figura pelo segundo ano consecutivo no Impact Rankings da Times Higher Education (THE), instituição mundialmente renomada que desde 2019 também avalia as universidades em relação ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A presença no grupo de instituições elencadas reitera o compromisso com o desenvolvimento econômico, social e sustentável da sociedade, em enfrentamento aos desafios mais urgentes do mundo.

 

Nesta edição, foram ranqueadas 1.963 instituições de Ensino Superior de 125 países. Do Brasil, 55 universidades figuram no ranking, entre as quais 17 privadas ou comunitárias, categoria que inclui UCS. Na classificação geral, a Universidade fez 51.4 de 100 pontos, ocupando a faixa 1001-1500.

 

 

A metodologia utilizada pelo Impact Rankings permite que as instituições orientem sua participação escolhendo três entre 16 ODS (o 17º, intitulado ‘Parcerias e Meios de Implementação’, é obrigatoriamente considerado). A Universidade de Caxias do Sul optou pelos objetivos 3 (Saúde e Bem Estar), 4 (Educação de Qualidade) e 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura). Este último registrou o melhor desempenho da UCS – o objetivo 9 consiste em construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação. Neste quesito, o índice conquistado foi de 59.7 pontos, colocando a Instituição na faixa 301-400 entre 1.018 instituições de ensino. Em nível nacional, nesta categoria, a UCS é a segunda colocada entre comunitárias e privadas e a sexta na classificação geral brasileira, posição que ocupa junto a outras três instituições.

 

A avaliação de cada ODS ocorre a partir de quatro categorias: captação de recursos para a pesquisa com origem na indústria e comércio, patentes, pesquisa e spin-offs (lançamento de um produto ou negócio a partir de empresa já existente), sendo este último quesito, no objetivo 9, o de melhor desempenho da UCS, avaliado em 99,2%.

 

Fotos: Divulgação e Claudia Velho/Acervo UCS

 

Conteúdo: UCS

 

Gramado Magazine

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top