Últimos dias de inscrições para o Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do…
Executivo apresenta plano de ação visando melhorar a qualidade de vida da população idosa
Na manhã desta quarta-feira (08), membros do Executivo Municipal se reuniram com entidades e grupos de idosos para apresentar as ações que as secretarias realizaram na primeira etapa do projeto “Gramado: Cidade para todas as idades”, que visa tornar o município mais acolhedor para todas as faixas etárias, principalmente aos idosos.
O projeto é realizado por iniciativa da Secretaria da Cidadania e Assistência Social, liderada pelo secretário Ilton Gomes, por meio do Centro Internacional de Longevidade, Instituto Moriguchi e Universidade de Caxias do Sul (UCS). O conselho Municipal do Idoso também acompanha as ações. “Este encontro foi marcante para nossa equipe pois conseguimos materializar o trabalho de dois anos entre reuniões preparatórias e a pesquisa da UCS”, afirma o secretário Ilton.
O prefeito Nestor Tissot e o vice-prefeito Luia Barbacovi prestigiaram o evento e reafirmaram o compromisso da Administração Pública em apoiar as iniciativas que visam garantir mais qualidade de vida para os idosos. “Esse legado que temos, de ser uma das maiores cidades turísticas do país, também é graças aos nossos idosos que deixaram um legado de luta e coragem”, afirmou Nestor.
Veja as iniciativas das secretarias:
Saúde
Trabalha na identificação das necessidades das pessoas idosas por meio de diagnósticos de saúde. A pasta adaptou suas estruturas e serviços de acordo com essas necessidades e promoveu ações voltadas para o público idoso. Destaque também para a avaliação multidimensional da pessoa idosa, que permite a coleta de dados sobre essa população.
Educação
Em parceria com o polo Véra Grinn da Universidade Aberta do Brasil, criou um projeto que visa oferecer conhecimento para a pessoa idosa, principalmente alfabetização e letramento digital. A ação será colocada em prática a partir de uma pesquisa que ainda vai ser realizada para identificar a localização e interesse dos idosos.
Esporte
Desenvolve o programa “Mais Saúde: Melhor Idade” com oferecimento de ginástica em áreas públicas dos bairros e prática do câmbio. O projeto já atende mais de 100 pessoas e está sendo expandido e descentralizado.
Trânsito
Implantou mais de 250 rampas de acessibilidade nos últimos dois anos. Promoveu a desburocratização da emissão da credencial de idosos para vagas reservadas e realiza diariamente a fiscalização para uso correto dessas vagas. Atualmente, Gramado possui o dobro de vagas para idosos do que prevê a legislação. A pasta também fez repasse, por meio da Secretaria de Governança, para a empresa responsável pelo transporte público para garantir a gratuidade para os idosos.
Turismo
Atualmente, 6% dos turistas que visitam a cidade têm mais de 60 anos e a pasta trabalha para aumentar este percentual. Com frequência, Gramado figura em rankings de melhores destinos para aposentados. A pasta também vem realizando ações de capacitações com o trade turístico para bem atender os idosos.
Cultura
Por meio da Biblioteca Cyro Martins, realiza o Clube da Melhor Leitura, com encontros mensais para a leitura de clássicos da literatura nacional e mundial. O projeto cultural é focado em estimular o espírito crítico em pessoas idosas, mantendo-as culturalmente ativas e promovendo a ludicidade e a oralidade através de debates.
Meio Ambiente
Realiza ação educativa sobre o uso consciente dos recursos naturais e promove outras ações ambientais para garantir a qualidade de vida de toda a população, com foco na preservação.
Cidadania
Realiza diversas ações diretamente ligadas aos idosos. Na apresentação, destacou o projeto de criação de um Centro Dia Para Idosos, que será um serviço vinculado ao CREAS com capacidade para atender 50 pessoas idosas. Já há uma área destinada para a construção do espaço e o objetivo é implementar o serviço até o final de 2024.
Foto: Divulgação
Essa matéria tem 0 comentários