skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

Gramado lança o projeto #LêAí para levar bibliotecas a locais públicos

A Secretaria da Cultura de Gramado lançou nesta quarta-feira (01) o projeto #LêAí, que visa aproximar a comunidade gramadense da literatura por meio de minibibliotecas instaladas em locais de grande movimentação de público.

Inicialmente, o projeto terá quatro pontos na cidade: o prédio administrativo da Prefeitura, os Centros de Saúde do Centro e da Várzea Grande e o Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen, junto ao lago Joaquina Rita Bier. O acervo disponibilizado para cada um dos pontos é oriundo da reserva técnica da Biblioteca Municipal Cyro Martins, que atua como pilar central no processo de curadoria dos acervos.

“Sabemos que com a internet cada vez mais presente, a maior parte das pessoas permanece em filas de espera mexendo no celular. Entretanto, se 5% do público que circula por esses locais de espera se interessar por uma obra literária, é possível que consigamos impactar um novo universo de pessoas por meio da literatura”, comenta o secretário da Cultura, Ricardo Bertolucci Reginato.

 

 

Os pontos de leitura do projeto #LêAí funcionarão no formato de empréstimo livre, sem cadastro ou burocracia; todos poderão retirar livros por conta própria, ficando a devolução a critério pessoal. Desta forma, o usuário poderá devolver o livro no mesmo dia ou em outra ocasião; também será possível fazer a devolução em qualquer um dos pontos de leitura.

Além do empréstimo, os pontos do #LêAí servirão também como locais de doação de livros, os quais contribuirão para a formação de um acervo cada vez mais diversificado. “A criação do projeto só é possível em virtude do grande volume de doações que recebemos ao longo do ano aqui na biblioteca. Muitos são títulos repetidos, já presentes no nosso acervo. Por isso, entendemos que descentralizar o acesso é o melhor caminho para contatar um público mais amplo e, com isso, formar novos leitores”, avalia Fernando Fisch, servidor da Biblioteca Cyro Martins e um dos responsáveis pelo projeto.

O projeto #LêAí faz parte do programa Literature-se, Gramado, que engloba uma série de projetos que a Secretaria da Cultura tem realizado na busca pela valorização da literatura no município.

 

Crédito: Ascom/PMG

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top

You cannot copy content of this page