Linhas Funcionais (LF) e suas Compensações
Quais estruturas que compõem essa linha?
As linhas funcionais do nosso corpo são como caminhos que se estendem da perna até a pelve, atravessam a caixa torácica no lado oposto e continuam pelo ombro e braço. Isso acontece porque nossos meridianos transferem força em duas direções. Uma dessas linhas passa pela frente do corpo, enquanto a outra passa pela parte de trás, formando um “X” por todo o tronco. Uma terceira linha, chamada de Linha Funcional Ipsilateral, vai do ombro até o interior do joelho do mesmo lado.
Imagem retirada do livro Trilhos Anatômicos de Thomas Myers 4ª edição
Função Postural e do Movimento
As Linhas Funcionais têm um papel importante em nossas atividades diárias. Elas estão relacionadas a tecidos que são muito usados no nosso dia a dia. Entretanto, esses tecidos têm pouca chance de suportar ou encurtar para manter nossa postura. Embora essas linhas sejam mais relevantes quando estamos em atividades, elas também podem ser usadas para dar estabilidade ou equilíbrio, como por exemplo ao chutar uma bola de futebol.
No movimento, essas linhas nos ajudam a dar força e precisão aos movimentos dos nossos membros. Elas ao longo de nossos braços, ligando-os por todo o corpo ao membro oposto na outra parte do corpo. Dessa forma, o peso dos braços pode ser usado para receber um chute, ou, por exemplo, equilibrar o ombro com o quadril a cada passo que damos ao caminhar.
Imagem retirada do livro Trilhos Anatômicos de Thomas Myers 4ª edição
Principais Compensações Posturais da LF
Um padrão de compensação postural da Linha Funcional está ligado ao lado que preferimos usar ou a uma atividade que fazemos que não é igual aos dois lados do corpo, como praticar um esporte em que um ombro se aproxima repetidamente do quadril do outro lado. Isso pode influenciar como nossos músculos ficam tensos e afetar em todas as outras seis Linhas que falei em outros artigos.
Imagem retirada do Canva
Isane Farias
Fisioterapeuta
Crefito 5: 191125.F
WhatsApp (54) 98433-3022
@isanefisioterapeuta
Referências e Imagens
- Myers, Thomas W. Trilhos Anatômicos 4°ed. Manole, 2022.
- Canva
“A responsabilidade pelo conteúdo é única e exclusiva do autor que assina a presente matéria”.
Essa matéria tem 0 comentários