skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

Restauro

Obra de restauro da Steinhaus inicia neste dia 25 de julho de 2023

Faltando um ano para o bicentenário da imigração alemã, a Steinhaus – Casa de Pedra – começa a ser restaurada. Foi dado início, neste dia 25 de julho, à primeira etapa da obra de restauro. O primeiro passo envolve a obra da parte estrutural e de cobertura da edificação, mantendo as suas características originais. Na manhã desta terça, a equipe de trabalho chegou ao local e iniciou a retirada das telhas, dando início a esta etapa, que tem previsão de entrega em três meses.

Construída no ano de 1862 pelo empreendedor Tristão Monteiro a casa é uma das edificações mais antigas de Igrejinha/RS. O local recebeu os primeiros imigrantes alemães e descendentes que chegaram à região, assim como serviu de pousada para operários da via férrea, armazém para secos e molhados, entre outros usos. O restauro tem o intuito de preservar e evidenciar a arquitetura do prédio, respeitando sua originalidade e trazendo uma nova função, além de preservar o patrimônio histórico do Vale do Paranhana. O projeto é da empresa Movimento Curadoria e Projetos Culturais, com patrocínio dos Irmãos Kunst Incorporadora e Construarte Engenharia e Construções e apoio do Município de Igrejinha.

 

A compra de telhas e madeiras foi realizada pela Prefeitura Municipal de Igrejinha, por meio do recurso destinado ao projeto de restauro, e a empresa Trevo Estruturas Metálicas fará a doação das estruturas metálicas desta etapa. A Construarte é a responsável pela execução da obra.

Para a CEO da empresa Movimento e gestora do projeto de restauro Steinhaus, Daniela Schmitt, este é um alegria e realização. “Um ano do bicentenário da imigração alemã no Estado, estamos em direção de algo que já almejamos há muito tempo, o restauro da Steinhaus. Realizar, essa é a palavra que adotamos. O apoio dos Irmãos Kunst Incorporadora e Construarte Engenharia e Construções está sendo fundamental, pois através da expertise deles conseguimos unir a obra e o restauro. Esse é um passo para que outras empresas de Igrejinha também possam perceber a relevância de preservarmos este que é o nosso Patrimônio Cultural”, conta.

 

 

O engenheiro e diretor executivo da Construarte Engenharia e Construção, Leandro Kunst, conta que decidiram participar do projeto pela responsabilidade que tem como empresa de auxiliar as comunidades onde atuam. “É responsabilidade social, é uma obrigação. Além disso, a Casa de Pedra tem uma relação forte com o início do desenvolvimento econômico da região, a criação das comunidades e posteriormente as cidades que tem boa parte da nossa atuação. A Casa de Pedra também tem uma relação histórica com a família, local que era frequentado pelo nosso avô Leopoldo Arnhold e também nossa mãe Lili Kunst, quando criança e adolescente. A empresa se sente orgulhosa em poder participar. Acreditamos que além de construir coisas, temos a obrigação de preservar aquilo que nossos antepassados edificaram”, declara.

Concomitante a esse processo de realização da primeira etapa, está sendo readequado o projeto para a segunda etapa, que contempla a parte externa e interna das paredes e aberturas, bem como exposição. O projeto será inscrito no mês de agosto via Lei Rouanet juntamente com a captação de recursos.

É possível saber mais sobre o projeto e acompanhar o andamento da obra através da página no Instagram @steinhaus.igrejinha. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (51) 996576602.

 

Fotos: Divulgação

Gramado Magazine

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top