Linha do Braço (LB) e suas Compensações
Quais estruturas que compõem essa linha?
As linhas dos braços estão organizadas de forma fácil de entender. Na frente do braço, há uma linha mais funda (que vai do polegar até o peitoral menor) e outra mais superficial (que vai da palma da mão, túnel do carpo, flexores do braço até chegar no peitoral maior). Na parte de trás do braço, também existe uma linha mais funda (que vai do musculo hipotênar, a ulna, tríceps, manguito rotador, sob o trapézio, romboides e levantador da escapula) e outra mais superficial (trapézio, deltoide, septo intermuscular lateral e extensores).
Imagem retirada do livro Trilhos Anatômicos de Thomas Myers 4ª edição
Função Postural e do Movimento
Quando o ombro não está bem-posicionado, isso pode causar um arrasto significativo em várias partes do corpo, como as costelas, o pescoço, a região lombar e, também, disfunção na respiração.
No nosso dia a dia, quando realizamos atividades manuais como examinar, manipular objetos, reagir ao ambiente e nos movimentar, nossos braços e mãos (associado com nossos olhos) só realizam tais movimentos devido as continuidades de tensão. A LB atua nas articulações permitindo trazer objetos até nós, afastá-los, puxar, empurrar ou estabilizar nosso próprio corpo. Também nos ajudam a manter algo imóvel para que possamos analisar, por exemplo.
Imagem retirada do livro Trilhos Anatômicos de Thomas Myers 4ª edição
Principais Compensações Posturais da LB
Os maus hábitos posturais relacionados com a posição dos braços podem causar vários problemas no ombro, braço e mão. Isso geralmente ocorre quando os ombros são empurrados para frente, puxados para trás, levantados ou curvados. Isso acontece principalmente devido à falta de suporte da caixa torácica. Com o tempo, podem surgir dores no túnel do carpo, cotovelo e ombro, além de dores musculares crônicas ou pontos de tensão.
Imagem retirada do Canva
Isane Farias
Fisioterapeuta
Crefito 5: 191125.F
WhatsApp (54) 98433-3022
@isanefisioterapeuta
Referências e Imagens
• Myers, Thomas W. Trilhos Anatômicos 4°ed. Manole, 2022.
• Canva
“A responsabilidade pelo conteúdo é única e exclusiva do autor que assina a presente matéria”.
Essa matéria tem 0 comentários