skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

Caçada aos cogumelos em Cambará do Sul

Cogumelo Porcini.

 

No último final de semana o Restaurante Fogo, Brasa e Sabor levou um grupo de infleunciadoras para uma ‘caça aos cogumelos’ e almoço. O período de caça encerra-se em junho mas, devido a quantidade de chuvas a agenda foi sendo prorrogada e, o chefe do restaurante, Marcelo Sartori preparou algumas pegadinhas para que encontrássemos os cogumelos comestíveis. No meio das árvores onde ele costuma nascer, deparávamos a todo momento com  resquícios de vacas pois, como nos disse o chef, elas descobriram o sabor do cogumelos e tem se adiantado na colheita, ‘vacas gourmet’ ou ‘temperadas’ como diz Marcelo. Mesmo com tempo tardio, a experiência foi muito divertida, o grupo bastante animado.

Depois da aventura na floresta fomos ao almoço no Restaurante que é lindo, com vista para o lago, iluminação perfeita e o cardápio delicioso a base de costelão doze horas, saladas e legumes na grelha. Fica a diga se fores para Cambará do Sul. https://www.instagram.com/fogobrasaesaborrestaurante/

 

Chef Marcelo Sartori do Restaurante Brasa Sabor e Fogo, em Camará do Sul.

 

Porcini.

 

 

E o jornalista Flávio Prestes salvou a caçada encontrando um Porcini.

 

Cogumelo Orelha de Pau. Existem estudos para utilização do fungo Pycnoporus sanguineus como pigmento corante e para prétratamento para biopolpação de madeiras com resultados favoráveis sobre a degradação de lignina e potencial aplicação para a indústria de celulose e papel a qual necessita a retirada desses polímeros.[6] Contudo mais promissores são sua possível utilização na produção de medicamentos, inclusive há referências à sua utilização na medicina tradicional de alguns povos indígenas das Américas e da África para o tratamento de otite e de outras doenças. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pycnoporus_sanguineus

 

Nenhum membro do Panaeolus é usado em alimentação.

 

Conocybe filaris é um cogumelo comum em relvados que contém as mesmas toxinas mortais que Amanita phalloides. A origem do nome Conocybe vem dos termos gregos termos gregos cono, cone e cybe, cabeça. Fonte: Conocybe – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

 

Amanita. Amanita é um gênero de fungos basidiomicetos da família Amanitaceae, compreendendo aproximadamente 600 espécies que apresentam um anel abaixo do píleo (o popular chapéu) e esporos brancos; algumas espécies são comestíveis, mas muitas são tóxicas ou até mortais, incluindo algumas das espécies mais tóxicas de cogumelos de todo mundo. (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Amanita)

 

Grupo que esteve em Cambará do Sul.

 

Fotos: Tela Tomazeli l Divulgação

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top

You cannot copy content of this page