skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

Acompanhe a saúde pública em Gramado. Baixa adesão às vacinas preocupa a Secretaria de Saúde. Eu fiz a minha da gripe, e tu?

A Secretaria da Saúde tem verificado um aumento no número de casos de influenza em Gramado. A situação causa preocupação, uma vez que a população mais vulnerável não aderiu às vacinas conforme o esperado. Pelo segundo ano consecutivo, a meta de 95% de cobertura nos grupos de maior risco para adoecimento e óbito não foi atingida em Gramado e nos municípios vizinhos. Conforme dados do Ministério da Saúde, a cobertura de vacinação contra a Influenza no município é de 65,46%. Em 2023, Gramado registrou um óbito por influenza.

Além da baixa cobertura vacinal, outro dado que preocupa é o resultado das testagens realizadas, que mostram uma grande circulação dos vírus influenza A e B na comunidade. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, do total de testes positivos, 74,9 % são Influenza A ou B e 25,2% são Covid.

É importante ressaltar que, tanto a Influenza quanto a Covid, podem ser prevenidas através da vacinação. Portanto, a Secretaria da Saúde informa que a população que ainda não se vacinou contra a gripe deve procurar as unidades de saúde mais próximas para atualizar a carteira de vacinação. Restam apenas algumas doses, e o Governo do Estado não deve enviar mais.

Vale ressaltar que a vacina está liberada para todos os públicos, mas há grande preocupação com os grupos prioritários, que são os profissionais e trabalhadores da saúde, idosos, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses até menores de 5 anos, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, pessoas com deficiência e trabalhadores do transporte coletivo.

  • Confira os horários das salas de vacinação:
    UBS Floresta – Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h;
    ESF Várzea Grande – Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h;
    UBS Centro – Segunda a sexta-feira, das 8h às12h e das 13h às 16h45;
    UBS CAIC – Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h;
    ESF Jardim – Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h30;
    UBS Carniel – Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30;
    ESF do bairro Pórtico II – Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30.

 

 

Grupo de Bebês do Programa Bebê + Saúde garante acompanhamento e saúde dos recém-nascidos

O “Grupo de Bebês” é uma iniciativa da Secretaria da Saúde que ocorre semanalmente na Unidade de Saúde do bairro Floresta. Todas as quartas-feiras a UBS recebe os bebês recém-nascidos para fazer a vacina BCG previamente agendada e para um atendimento multidisciplinar. Uma equipe composta por médico pediatra, nutricionista, enfermeiro, técnicos em enfermagem e fonoaudióloga atende os bebês e realiza avaliação da amamentação.

Na semana seguinte, na terça-feira, acontece a avaliação odontóloga. Nessa consulta, é avaliada a cavidade bucal do bebê e os pais recebem orientações com relação aos cuidados com higiene e alimentação para evitar doenças bucais. Também é feita avaliação da situação do freio lingual e realizada cirurgia quando necessária.

O “Grupo de Bebês” faz parte do atendimento inicial previsto pelo Programa Bebê + Saúde, que acompanha bebês até os 2 anos de idade. Após esses primeiros atendimentos, o bebê é referenciado para a unidade do seu bairro para seguir o acompanhamento de saúde.

 

 

 

Começam a chegar os modulados da nova Unidade de Saúde do bairro Moura

Na última semana, chegaram os primeiros módulos da nova Unidade Básica de Saúde do Bairro Moura. Construída com recursos próprios da Administração Municipal, a unidade terá 930 metros de área construída para atender a comunidade dos bairros Moura, Dutra e Mato Queimado. A nova estrutura fica ao lado da Secretaria da Agricultura e todo o trabalho de terraplanagem e instalação da fundação já foi concluído. Os primeiros módulos já estão sendo instalados no local e novas partes da estrutura devem chegar nos próximos dias. “Em setembro essa unidade deverá estar pronta e poderemos entregar mais essa melhoria para nossa gente, que vai proporcionar um atendimento muito melhor”, destaca o prefeito Nestor Tissot.

 

Prefeito Nestor Tissot e Secretario da Saúde Jeferson Moschen. A nova unidade vai substituir o espaço que atualmente fica junto a Escola CAIC, permitindo a criação de novas salas de aula. “A nova UBS terá uma capacidade de atendimento triplicada em área e em quantidade de profissionais para atender todo o lado norte do município e estamos muito felizes”, afirma o secretário da Saúde, Jeferson Moschen

 

 

 

Conferência Nacional de Saúde

A Conferência Nacional de Saúde, que ocorre entre os dias 02 e 05 de julho em Brasília, conta com a participação de três servidoras da Secretaria de Saúde de Gramado. As Enfermeiras Karolina Karen Kanzler Duarte e Kenia Florencio e a Farmacêutica Luana Almeida Fiel Baumbach, representam o município junto à delegação gaúcha. A Conferência Nacional de Saúde é um dos mais importantes espaços de diálogo entre o governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Para as participantes, o evento é uma oportunidade de lutar por melhorias para a saúde no município e no país. “Estamos muito orgulhosas de poder levar as demandas do município de Gramado para a construção da política de saúde nacional”, afirma Luana.

 

Crédito: Ascom/PMG

Gramado Magazine

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top