skip to Main Content

Colunista l casagrandegilneiricardo@gmail.com

Construção do Cine Embaixador – Parte 4

[…] Chegamos ao quarto capítulo de uma história escrita por várias mãos por intrépidos gramadenses.

 

Na busca por um terreno que atingisse os objetivos das futuras instalações do cinema  os buracos da peneira se tornavam cada vez menores, Contudo, este levantamento trás a tona os nomes (de alguns), dos residentes no centro da cidade que disputavam entre si a possível edificação. Conta das Atas as famílias: Accorsi, Benetti, Bertolucci, Mayhub, Pasqual,Tramontini, Sorgetz, Sperb, e Zatti. Gercy Accorsi, foi cooptado pelo Conselheiro Hugo Daros e aparece no cenário como revela a Ata nº 8/64 do dia 01 de junho de 1964. Ajustados os valores e condições, surgem duas questões de ordem. A primeira, o cinema faria, como faz, limites com a Paróquia e poderia ser visto como uma “incômodo” pela proximidade”. Para esclarecer esta situação junto ao Vigário Luiz Manéa, foram credenciados pelo Presidente do COMTUR Almeri Peccin, o prefeito Municipal, José Francisco Perini e o conselheiro Américo Lenzi….” após cumprirem a determinação, apresentaram como resultado a plena concordância do vigário”. A segunda questão é a comunicação ao barbeiro Jorge Corrêa sobre a demolição do prédio “para dar lugar à construção do cinema”. Assunto também resolvido com civilidade.

 

Ultrapassadas todas as fases e todas as possibilidades de negociações o imóvel onde está construído o Palácio dos Festivais saiu do patrimônio do Sr. Gercy Accorsi migrando, definitivamente, para a Sociedade Anônima moldada para beneficiar a comunidade gramadense.

 

Abaixo duas partes da  Ata de nº 08/64. Proibida a reprodução total ou parcial. Documento sob a curadoria de Gilnei Casagrande.

 

Há ainda mais capítulos desse patrimônio cultural gramadense.

 

“A responsabilidade pelo conteúdo é única e exclusiva do autor que assina a presente matéria”.

Gilnei Casagrande

Colunista l casagrandegilneiricardo@gmail.com

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top