Linha Superficial Anterior (LSA) e suas Compensações
Quais estruturas compõem essa linha?
Igual a linha descrita no artigo anterior, existe duas LSA´s uma a direita e outra a esquerda, iniciando pelo pé ela começa no dorso dos dedos dos pés, passando pela canela, subindo pelos joelhos e coxas até chegar ao quadril, a partir daí sobe pelos retos do abdômen, fáscia esternal e como um cachecol envolve os músculos dos esternocleidomastóideos e a fáscia do epicrânio.
Imagem da LSA da metade de cima dissecada
Função Postural e do Movimento
A manutenção do equilibro em pé é devido a uma função postural global das linhas de tração da LSA com a Linha Superficial Posterior (LSP), enquanto a primeira leva o corpo para cima a segunda leva para baixo. Outras funções posturais da LSA são de proteger as partes moles e acondicionar as vísceras na cavidade ventral.
Já na função do movimento a LSA realiza a flexão do tronco e do quadril, extensão do joelho e dorsiflexão do pé e resiste os movimentos opostos gerados pela LSP. Em sincronia com a LSP, enquanto uma linha está alongada a outra está contraída e vice-versa.
Principais Compensações Posturais da LSA
- Limitação da flexão plantar do tornozelo;
- Hiperextensão do joelho;
- Inclinação do quadril anterior;
- Deslocamento do quadril anterior;
- Restrição respiratória nas costelas anteriores;
- Postura da cabeça para frente.
Uma disfunção postural comum que encontramos nessa linha é o seu encurtamento e que, geralmente, carreta dor na LSP, mais precisamente na coluna, trapézio, cabeça. Nesses casos muitos pensam que o local a ser tratado é onde está doendo, porém o local a ser trabalho é a parte da frente que é assintomática.
Isane Farias / Fisioterapeuta / Crefito 5 191125.F
WhatsApp (54) 98433-3022
@isanefisioterapeuta
Referências e Imagens
Myers, Thomas W. Trilhos Anatômicos 4°ed. Manole, 2022.
Essa matéria tem 0 comentários