skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

De planejamento em Turismo a curativos inovadores – Research Talks apresenta projetos de pesquisa desenvolvidos na UCS 

Encontro de pesquisadores ocorre no dia 14 de abril com o propósito de promover interdisciplinaridade, sustentabilidade e inovação

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul promove, dentro do Fórum de Pesquisadores da Instituição, a conferência Research Talks. No dia 14 de abril, a partir das 9h, professores que integram atividades de pesquisa na Universidade vão compartilhar informações sobre os estudos desenvolvidos, com o objetivo de promover interdisciplinaridade, sustentabilidade e inovação.

A atividade ocorre no Salão de Atos do Bloco A, no Campus-Sede, com possibilidade de participação virtual, pelo Google Meet.

Voltado para pesquisadores, mestrandos, doutorandos, gestores de inovação e empreendedores, o encontro também é aberto à comunidade e terá uma edição mensal. Interessados em obter um certificado de participação devem se inscrever. Saiba mais.

Confira os temas abordados nesta edição:

Plano Diretor: Planejamento dos Espaços Turísticos, com o professor Adir Ubaldo Rech, às 9h

O turismo exige pesquisa interdisciplinar e um processo de planejamento que deve modificar a legislação ambiental e urbanística do município e ser incorporada ao plano diretor. A abordagem aponta que o que se faz, na realidade, são meros diagnósticos que ficam dependentes de políticas de governo que nunca acontecem, por isso nunca são obrigatórias nem é efetivada a sua execução.

 

A Necessidade do Planejamento: um Olhar sobre o Território, com o professor Pedro de Alcântara Bittencourt César, às 9h20

O objetivo desta pesquisa é elaborar um quadro esquemático do estatuto que define o equipamento como oportunidade de apropriação social e sua relação local e regional de dependência sócio-territorial. Com isso, o projeto buscou reconhecer as maneiras de transformações espaciais das áreas de apropriação turística; elencar os valores territoriais constitutivos das áreas analisadas; definir lógicas de fluxos de serviços, dos visitantes e das territorialidades definidoras.

 

Curativos para Lesões de Pele, com a professora Rosmary Nichele Brandalise, às 9h40

Com o aumento do número de linhagens bacterianas super-resistentes, simultaneamente existe uma grande demanda por materiais protetivos contra infecções em feridas. Como característica inovadora, o produto desenvolvido se destaca por utilizar um composto diferente de antibióticos, que são potenciais indutores de seleção de microrganismos resistentes, ou de nanopartículas de metais, que podem acumular-se no corpo humano.

A ideia foi desenvolver um produto de baixo custo, fácil processo de obtenção, com atividade antimicrobiana mantida mesmo após várias higienizações em álcool 70% e em soro fisiológico, acessível a pessoas carentes que buscam qualidade de vida com a cicatrização de ferimentos oriundos de traumas, queimaduras, lesões de pele por pressão ou feridas de diabetes. Também contribuíram no projeto, como professores parceiros, Vinicius Lain (UCS), Claudia Wolheim (UCS), Mariana Ely (UCS), Guilherme Baldo (UFRGS) e Marli Camassola (UCS).

 

Foto ilustrativa: Claudia Velho

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top

You cannot copy content of this page