skip to Main Content

Colunista l romeoernestoriegel@gmail.com

O turismo e a cultura

Os turistas chegam aos nossos quintais atraídos pelo bom gosto. E o bom gosto mais afável e inesquecível que existe é o proveniente da arte, ainda mais quando ela pode desembocar em cultura, como vemos no Natal Luz e no Sonho de Natal.

Nesse sentido, Canela adquiriu notoriedade pelo quanto desenvolveu o teatro e as artes cênicas em geral, enquanto que Gramado, no mesmo tempo, aprendeu a ganhar dinheiro. Só que a riqueza afunda em terreno amolecido pela brevidade e pela ambição, e a arte se afirma à cavaleira do tempo. E foi nesse sentido que surgiu o Gramado in Concert.

A ocorrência desse evento ecoa como fermento de uma necessária revitalização dos mecanismos usados para garantir ao turismo uma expressão moderna e sustentável. O sucesso da oitava edição do Gramado in Concert”, havida no ano passado, envaideceu e estimulou a comunidade local, enquanto esquentou a mídia que tem especial apreço pela cultura de qualidade e é pela mídia que os turistas decidem onde ir.

Oficinas com professores de quatro países e 230 alunos de diversos estados brasileiros, professores de música e importantes orquestras universitários ou não, além de solistas convidados, viabilizaram o projeto e os recursos, para tanto necessários. Um destaque especial da segunda edição do evento, foi a bem-sucedida e rara inclusão do Concurso de Composição Erudita, o qual recebeu autores, jovens ou consagrados, de sete Estados Brasileiros.

O objetivo de transformar Gramado em centro cultural pelo cultivo das variadas expressões da música erudita, é esforço histórico oportuno, face as expectativas requeridas pelas exigências do turismo moderno.

 

“A responsabilidade pelo conteúdo é única e exclusiva do autor que assina a presente matéria”.

Romeo Ernesto Riegel

Colunista l romeoernestoriegel@gmail.com

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top