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Tela Tomazeli l Editora

Empreendedores gaúchos faturam R$ 100 milhões com vendas online em 2022

• Valor representa cerca de 11% a mais do que no ano anterior
• O ticket médio chegou a R$287,12
• Dados são do NuvemCommerce 2023, estudo da Nuvemshop sobre o comércio online das Pequenas e Médias empresas brasileiras
[Infográfico aqui]

 

Em 2022, os pequenos e médios negócios online do Rio Grande do Sul movimentaram R$ 100,5 milhões com o comércio digital, valor cerca de 11% superior ao de 2021 (R$ 90,8 milhões). Os dados inéditos são da 8ª edição do NuvemCommerce, estudo anual sobre o e-commerce e empreendedorismo brasileiro realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas online que é líder na América Latina.

No Rio Grande do Sul, o volume de produtos comercializados cresceu cerca de 7% no último ano, com um aumento de 1,5 milhão para 1,6 milhão. E o ticket médio chegou a R$287,12 (+ 12%).

Para Luiz Natal, gerente de desenvolvimento de plataforma da Nuvemshop, o estado sulista teve boa evolução no e-commerce apesar do ano desafiador. “Nosso estudo aponta que o comércio online segue crescendo no Brasil e, principalmente, nos pequenos e médios negócios locais. O Rio Grande do Sul se destacou na pesquisa apresentando crescimento relevante no seu ticket médio, superior a outros estados”.

O estado ficou em oitavo lugar no ranking nacional. A lista dos dez primeiros é liderada por São Paulo (R$ 1,3 bilhão), Minas Gerais (R$ 289,5 milhões) e Rio de Janeiro (R$ 189,4 milhões).

A pesquisa ainda aponta os cinco segmentos de e-commerce que tiveram maior faturamento durante o ano de 2022 no Rio Grande do Sul. São eles: Moda (R$ 34,2 milhões), Casa & Jardim (R$ 9,8 milhões), Saúde & Beleza (R$ 5,8 milhões), Acessórios (R$ 5,1 milhões) e Esportes (R$ 2,9 milhões).

 

Perfil do empreendedor brasileiro e seus desafios

A 8ª edição do NuvemCommerce também apresenta um perfil do empreendedor no e-commerce e os principais desafios enfrentados, a partir de uma pesquisa realizada com empreendedores de todo o Brasil. Um dos achados, por exemplo, é que o empreendedorismo ainda é uma jornada solitária: 55% das lojas virtuais são administradas apenas por uma pessoa, enquanto 41% possuem de dois a cinco colaboradores. A maioria (72%) não possui loja física. Além disso, o e-commerce nem sempre é o foco total: 41% dos lojistas têm outro trabalho ou fonte de renda além da loja virtual.

Sobre os desafios enfrentados pelas PMEs brasileiras no fim do ano passado, 40% dos empreendedores afirmam que a falta de capital de giro para reinvestir no negócio foi a maior dificuldade. Outros desafios foram a falta de tempo (19%) e conhecer e dominar as ferramentas necessárias para crescer (18%). Além disso, quando perguntados sobre os problemas enfrentados no e-commerce, os empreendedores afirmam que a baixa taxa de conversão (71%) e o alto custo de frete (33%) são os principais, seguidos por carrinhos abandonados (27%).

 

Sobre o NuvemCommerce

O NuvemCommerce 2023 foi realizado a partir de pesquisa qualitativa e quantitativa com a base de mais de 100 mil lojistas da Nuvemshop. A análise completa sobre o e-commerce brasileiro, além dos resultados da pesquisa, pode ser acessada neste link.

O e-book foi desenvolvido pela Nuvemshop e Ecommerce na Prática, com apoio das soluções HubSpot, Kangu, Plugg.to e Omie.

 

Sobre a Nuvemshop: 

A Nuvemshop é a plataforma de e-commerce líder na América Latina e tem o compromisso de potencializar e motivar todos os empreendedores a transformarem seus sonhos em histórias que transcendam. Com mais de 100 mil lojas, integra produtos, pagamentos, envios e disponibiliza de um ecossistema com mais de 1.000 parceiros, como Facebook, Instagram, marketplaces e lojas físicas. Atualmente, a companhia tem mais de mil colaboradores e escritórios no Brasil, México, Argentina e Colômbia. Em 2021, a empresa se tornou unicórnio no Brasil e adquiriu o Ecommerce na Prática, maior escola e comunidade de e-commerce do mundo; e a Mandaê, plataforma de logística. Em 2022, consolidou novas unidades de negócios: Nuvemshop Next, focada em lojistas que faturam acima de 100 mil reais mensais e que buscam escalar seus negócios rapidamente; Nuvem Pago, meio de pagamento para PMEs do e-commerce; e Nuvem Pay, solução de checkout que facilita a jornada de compras.

 

Conteúdo: JeffreyGroup

Gramado Magazine

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