Discurso de ódio
Este cidadão, em seu pleno estado de delírio, vem constantemente agredindo a todos nós, com aplausos de seus seguidores, muitos que usufruem do empreendedorismo da Serra Gaúcha, inclusive o jornal Zero Hora o qual ele é colunista. O mais interessante é que, dentro da sua democrática ‘diarreia de palavras’ ele fechou os comentários no cana do Youtube. Covarde de plantão. Como é o formato de gente de seu perfil. O que podemos esperar é que os cidadãos, as empresas e poderes públicos se posicionem com relação a ele e a quem apoia seus reincidentes discurso de ódio com o povo gaúcho e catarinense. Tela Tomazeli – Editora gramadomagazine.com.br
Nota de repúdio – Prefeitura Municipal de Gramado
Recentemente Gramado e a Serra Gaúcha foram citadas com sarcasmo pelo jornalista Eduardo Bueno, que embora tenha como característica o humor ácido, extrapolou seu direito de expressão ao chamar o nosso povo e nossas tradições de bregas, retrógrados e ridículos.
A fala é carregada de preconceito a um povo trabalhador, empreendedor e acolhedor, que com seu trabalho alçou a Serra Gaúcha, especialmente Gramado ao segundo destino turístico mais visitado do país. É de Gramado a maior festa de Natal do mundo e o Festival de Cinema que em 2022 completou 50 anos ininterruptos; Gramado é reconhecida por lei como a Capital Nacional do Chocolate Artesanal e do Cinema Brasileiro. Recebemos cerca de seis milhões de turistas ao ano e todos são bem-vindos, independente de seu poder aquisitivo.
O estilo construtivo de Gramado tem no bávaro o resgate da nossa história, dos nossos imigrantes, daqueles que iniciaram o desenvolvimento da pequena vila tornando-a uma das cidades mais desejadas – e pelo teor do vídeo, invejadas – do Brasil. Na década de 1980 esse estilo foi estimulado inclusive com incentivos fiscais justamente para resgatar e manter o que há de mais importante para um povo: a sua história. Mas também temos o estilo açoriano e italiano, o que certamente o referido escritor sabe, visto ser um conhecedor da história gaúcha.
Gramado é sinônimo de sucesso turístico e isso se deve ao seu povo, que ao contrário dos adjetivos proferidos, é elegante no trato e visionário nos negócios. Não à toa somos uma economia grandiosa e oitenta por cento dos que desembarcam no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, tem como destino a nossa cidade.
O povo da Serra, especialmente os gramadenses, estão ofendidos com a fala sarcástica do jornalista Eduardo Bueno e repudiam veemente a sua conduta.
Diferentemente dele, seguiremos emanando amor e elegância e fazendo com que nossa cidade seja cada vez mais pujante econômica e socialmente, o que orgulha o Rio Grande do Sul.
Prefeito de Gramado,
Nestor Tissot.
Aprovada Moção de Repúdio às manifestações do escritor Eduardo Bueno
Foi aprovada por unanimidade a Moção de Repúdio às manifestações do jornalista e escritor Eduardo Bueno, conhecido como Peninha, em relação à Serra Gaúcha. A proposição de autoria da Mesa Diretora e assinada por todos os parlamentares, lamenta a forma agressiva que o escritor menciona, em vídeo publicado em seu Instagram, os eleitores da região, bem como a gastronomia local, as características arquitetônicas e os eventos natalinos, que impulsionam a economia da Serra.
“O resultado das urnas concedido pelos gramadenses e moradores da região merece respeito”, diz a Moção, colocada em votação na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 7.








Prefeito Sérgio Chesini – Garibaldi
“Em nome de Garibaldi e de toda a Serra Gaúcha, repudiamos a manifestação claramente xenófoba do escritor Eduardo Bueno. Repudiamos o preconceito e o desrespeito contra um povo trabalhador e sério como o da Serra Gaúcha. Repudiamos o desprezo a uma terra próspera, que gera riqueza para todo Estado- dando oportunidade e inclusão a muitas pessoas.
Repudiamos a fala violenta e incitadora de ódio a um povo que acolhe a todos que aqui vêm visitar e criar raízes, que é a mais inclusiva do país. Repudiamos o roteiro vexatório e discriminatório contra cidades que recebem o mundo e levam o nome do Reio Grande do Sul para além de nossas fronteiras.
Sua pequena régua moral, senhor Eduardo, não é nossa medida. Não use nossa gente e nossa história para seus gracejos políticos. O senhor não tem graça nenhuma. Mas a generosidade do nosso povo saberá respeitar tamanho despautério e fanatismo. Respeite a Serra. Respeite o nosso povo.
Pedi que a Procuradoria do Município estude medidas cabíveis contra este senhor.” Sergio Chesini, Prefeito de Garibaldi.
Diogo Siqueira, Prefeito de Bento Gonçalves
“Ontem à noite recebi um vídeo que circula nas redes sociais, em que o historiador Eduardo Bueno, o Peninha, chama o povo da Serra de brega. Certamente não li tantos livros quanto Peninha, então resolvi ir ao dicionário entender o significado de brega […] Vocês vão ficar boquiabertos quando souberem o que significa brega. Imaginem, pois, que brega é sinônimo daquele ‘que não tem maneiras elegantes ou revela pouco refinamento e mau gosto’. Agora que tenho plena certeza do significado da palavra, digo com todas as letras: tu és brega, Peninha! Porque não há nada mais brega que usar o prestígio que angariou, justamente como gaúcho, para falar mal da nossa região e do nosso Estado. Isso não é apenas brega, é também vexatório, desrespeitoso e antidemocrático”, escreveu.
E o chefe do Executivo continuou sua exaltação do povo da Serra e suas vitórias. “Somos filhos de gente batalhadora, que veio de baixo e trabalhou muito. Somos filhos de outras regiões que vieram para a Serra para lutar pela vida e buscar crescimento — os antepassados foram forjados em meio a rochas, morros e mata fechada — para produzir riqueza e prosperidade. Para gerar desenvolvimento econômico e social. Até mesmo para pagar a conta de pessoas como tu. Somos um povo honesto, trabalhador e hospitaleiro que merece muito, mas muito respeito”, concluiu.
Essa matéria tem 0 comentários