skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

Pela primeira vez na história, Programa de Pós-Graduação da UCS obtém conceito de excelência internacional

 

Dados preliminares da CAPES atribuem ao Mestrado e Doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais nota 6, em escala que vai até 7. PPGEDU e PPGCIMA também tiveram conceitos majorados

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior divulgou os dados preliminares da Avaliação Quadrienal dos Programas de Pós-Graduação referente ao período entre 2017 a 2021. A Universidade de Caxias do Sul teve seus PPGs avaliados, com destaque para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências dos Materiais – PPGMAT que alcançou o Conceito 6 – o maior já obtido por um programa da UCS. A nota expressa excelência em nível internacional, demonstrando a qualidade dos estudos produzidos pela Universidade.

Também tiveram seus indicadores ampliados o Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu, que alcançou o conceito 5, e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGCIMA  também com nota 5 – índice máximo que poderia obter, já que as notas 6 e 7 só podem ser conferidas a programas com curso de doutorado; por enquanto, o PPGCIMA conta com a oferta do curso de mestrado.

Ao todo, 17 Programas de Pós-Graduação da UCS foram avaliados; a expressiva maioria obteve conceitos entre 3 e 5, com destaque para a nota 4, o que representa uma avaliação considerada como boa pela CAPES.

 

Resultados reforçam o foco na Excelência Acadêmica

O compromisso com a qualidade da Educação é missão indissociável dos princípios da UCS. Nesse sentido, a obtenção dos excelentes resultados foram celebrados no âmbito da Reitoria.

“É relevante salientar que, pela primeira vez, nos trinta anos de existência da Pós-Graduação Stricto Sensu na UCS, alcançamos o conceito 6, numa escala que vai até 7. Parabéns ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais pelo reconhecimento internacional da excelência de seus pesquisadores e discentes”, destacou o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS, professor Everaldo Cescon.

O reitor Gelson Leonardo Rech reforçou o compromisso da UCS de ampliar a qualificação de seus cursos, tanto no âmbito da Pós-Graduação como na graduação. Ele destaca que a obtenção do conceito 6 pela PPGMAT indica que o caminho para a excelência acadêmica tem sido seguido.

“Temos avanços expressivos em estudos e pesquisas da área da Inovação. Estamos colhendo resultados desse investimento e atualizando nosso compromisso de tornar a UCS a melhor Universidade Comunitária do Rio Grande do Sul”, afirmou. Ele pontua ainda que “o resultado obtido está alinhado ao nosso planejamento institucional de elevar o conceito de todos os cursos da Universidade”.

 

Sobre a Avaliação

A Avaliação Quadrienal da CAPES, vinculada ao Ministério da Educação, busca garantir a qualidade e retratar a situação da pós-graduação stricto sensu brasileira, contribuindo e concedendo subsídios para o avanço de cursos em diferentes áreas. Os resultados da avaliação são expressos em notas, em uma escala de 1 a 7, que são atribuídas ao Programa após análise dos indicadores referentes ao período avaliado.

Foto: Adroaldo de Souza Pinto

Conteúdo: UCS

Gramado Magazine

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top