skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

Parceria entre FUCS e FAMURS – Federação das Associações de Municípios do RS visa contribuir ao desenvolvimento das cidades baseado em conhecimento

Acordo de cooperação, através do grupo City Living Lab, do Programa de Pós-Graduação em Administração, possibilitará a realização de pesquisas e projetos com interesses específicos aos municípios e a formação para agentes públicos em temas como gestão de cidades sustentáveis, de cidades inteligentes, e gestão de informação e de indicadores para as cidades

Convênio entre a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), através do grupo de pesquisa City Living Lab, do Programa de Pós-Graduação em Administração da UCS, e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) foi formalizado em encontro na quinta-feira, 25 de agosto, no Gabinete da Reitoria da UCS. O acordo de cooperação prevê a realização de projetos e atividades conectados ao desenvolvimento das cidades baseado em conhecimento, a partir do acesso a informações sobre diferentes temas fundamentais às gestões públicas municipais.

O convênio, cuja relação de compromisso havia sido estabelecida em 2021, possibilitará a discussão sobre a realização de iniciativas ligadas a pesquisas e projetos com interesses específicos às cidades gaúchas e à formação para os gestores públicos em todos os níveis, desde cursos de Extensão até de Pós-Graduação, em áreas como gestão de cidades sustentáveis, de cidades inteligentes, e gestão de informação e de indicadores para as cidades.

 

Impactos sociais e acadêmicos

O presidente da FAMURS, prefeito do município de Restinga Sêca, Paulo Ricardo Salerno, pontuou a importância das parcerias com as universidades que envolvem a pesquisa para o desenvolvimento das comunidades locais acontecer e impactar a vida das pessoas. “Estar na UCS, que tem uma história, um trabalho como universidade comunitária desta importante região do estado do RS que é a Serra gaúcha, e poder ter toda essa expertise e conhecimento à disposição dos municípios, principalmente na área da pesquisa baseada em dados, para que possamos aplicar à realidade de cada município, com certeza aprimora a gestão pública e soma muito no trabalho da Federação”, afirmou.

Composta por 27 Associações Regionais, a entidade atua na representação política, na articulação técnica, de trabalho e na conjugação de esforços para desenvolver as comunidades do estado; representa as 497 cidades gaúchas, reunindo prefeitos, vice-prefeitos, secretários, técnicos e órgãos da gestão pública municipal.

O reitor da UCS, professor Gelson L. Rech, manifestou satisfação pela Universidade poder contribuir com as cidades também no âmbito do desenvolvimento baseado em conhecimento, uma das expertises institucionais. “Em 55 anos de história, é o primeiro convênio da UCS com a FAMURS. Como universidade comunitária, que tem em sua missão o desenvolvimento social, econômico e científico, acreditamos na gestão baseada em dados, em conhecimento”.

A professora Ana Cristina Fachinelli Bertolini, coordenadora do City Living Lab, falou sobre o trabalho de pelo menos 20 anos da Instituição com foco em conhecimento para o desenvolvimento sustentável, e a atuação do grupo de pesquisa que se insere no Programa de Pós-Graduação em Administração, avaliado em nível 5 pela CAPES. “Em 2020, com o City Living Lab, assumimos a cidade como um laboratório vivo, e priorizamos entregas muito concretas, baseadas em dados”. A base de dados do grupo multidisciplinar, em âmbito nacional, conta com cerca de 60 indicadores relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, às Smart Cities e às Cidades do Conhecimento.

“Entendemos que essa parceria pode ter impacto desde o ponto de vista acadêmico, para nós da UCS, como oportunidade de pesquisa avançada para alunos de mestrado e doutorado de vários programas da Universidade que se dedicam ao estudo das cidades, até do ponto de vista social, pelo resultado dessas pesquisas e como isso pode ajudar os gestores públicos a ter mais mecanismos e estratégias para gerenciar suas cidades de forma que o resultado final seja uma melhor qualidade de vida para a população”, acrescentou a coordenadora do City Living Lab.

Também participaram da reunião o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Everaldo Cescon, e os pesquisadores do City Living Lab Rafael de Lucena Perini, Marcelo Benetti Corrêa da Silva e Vinícius de Tomasi Ribeiro, um dos articuladores da relação com a FAMURS. Da entidade, ainda estiveram presentes o coordenador-geral, Ademir Baretta, o coordenador de Comunicação, Voltaire dos Santos, e o consultor Darlan dos Santos.

A agenda dos representantes da FAMURS na UCS incluiu reunião com o grupo de pesquisa no TecnoUCS e visita à unidade UCS GRAPHENE.

 

Gestão para o Futuro

Pensar o futuro das cidades é a orientação do City Living Lab, grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UCS.

Living Labs englobam dimensões sociais e tecnológicas em parceria entre empresas, cidadãos, governos e universidades, induzindo a inovação na interação com conhecimentos e tecnologias. Na Universidade, estudam-se as cidades do conhecimento e os negócios baseados em conhecimento, inseridos os temas construções e cidades sustentáveis, sistemas de capitais e observação, desenvolvimento e inteligência turística e territorial.

A atuação permite dispor de relatórios para cidades da Serra gaúcha e de dashboards para a comparação de dados regionais, referências para a gestão de municípios. O trabalho baseia-se em métricas consolidadas, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e a ISO 37120/2017, em associação com os Barômetros Europeu e Americano.

Fotos: Bruno Zulian

Gramado Magazine

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top