skip to Main Content

Ciência – Encontro para apresentação do Penicillium UCSENSE ocorre na quinta-feira, dia 28

Cerimônia deve reunir representantes da comunidade científica para celebrar descoberta que envolveu estudos de Biotecnologia e Bioinformática

A Universidade de Caxias do Sul realiza na quinta-feira, dia 28 de julho, o Encontro de Apresentação do Penicillium UCSENSE, a partir das 18h, no Salão de Atos Roberto Vitorio Boniatti, no Bloco A do Campus-Sede. O Penicillium UCSENSE é uma nova espécie de fungo, cuja linhagem foi isolada na UCS, no final da década de 1970, mas, recentemente, a partir de novos estudos, foi classificada por pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul, da Holanda e da Coreia do Sul.

Na época do descobrimento do fungo, com identificação por morfologia, o microrganismo foi classificado como Penicillium sp. Após, foi encaminhado a um centro de pesquisa no Sudeste do país para que fosse realizada a identificação taxonômica da espécie. Com as técnicas disponíveis na época, identificou-se como Penicillium echinulatum.

Entre 2017 e 2020, Alexandre Rafael Lenz, durante seu doutoramento, orientado pelos  professores  Aldo Dillon e Sheila de Avila e Silva, foi responsável pelos estudos de Bioinformática, a partir das sequências de DNA do fungo. Entre outros artigos, provenientes de sua Tese, Alexandre é o primeiro autor do trabalho “Taxonomy, comparative genomics and evolutionary insights of Penicillium ucsense: a novel species in series Oxalica“ https://doi.org/10.1007/s10482-022-01746-4, que possibilitou a identificação do fungo como pertencente a  uma nova espécie.

A descoberta levou à denominação da espécie que, em homenagem à UCS, passou a se chamar Penicillium UCSENSE. Enviado via UCSMail.

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top