skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

Ristorante Dolce Italia, da Escola de Gastronomia da UCS, inaugura unidade em Bento Gonçalves, na Vinícola Cave do Sol

Localizada no Vale dos Vinhedos, a estrutura terá capacidade para atender 120 pessoas em espaço de 176m². Atendimento ao público inicia a partir da próxima segunda-feira

A Universidade de Caxias do Sul, por meio da Escola de Gastronomia, e em parceria com a Vinícola Cave do Sol, de Bento Gonçalves, inaugura na próxima quinta-feira, dia 14 de julho, às 18h, a mais nova operação do Ristorante Dolce Italia.

Localizada junto à vinícola, no Vale dos Vinhedos, a estrutura com 176m² terá capacidade para atender até 120 pessoas ao mesmo tempo, estacionamento para 100 veículos e vai funcionar diariamente, com exceção às terças-feiras, dia em que o empreendimento ficará fechado.

A parceria para a criação da nova unidade surgiu a partir do convite da família Passarin, de Flores da Cunha, cidade em que a Escola de Gastronomia da UCS nasceu, em 2004, fixou raízes e mantém atividades com a sede do Dolce Italia Ristorante, além de cursos de culinária no âmbito de graduação, pós-graduação e extensão.

Nos moldes como é realizado em Flores da Cunha, a unidade do Dolce Italia em Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos, também terá a possibilidade de cursos, só que ao estilo workshop e de curta duração. Além da participação no segmento enoturístico do município, a iniciativa ampliará as possibilidades de estágio para os alunos e seu contato com o mercado.

Assinada em 7 de junho, a parceria foi formalizada com a presença dos fundadores, Arnaldo e Arlete Passarin, juntamente com seus filhos, Cristian e Cristiane Passarin, diretores da vinícola e egressos da Universidade, do reitor da UCS, Gelson L. Rech, e do sub-reitor da Universidade de Caxias do Sul no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, professor Fabiano Larentis. Também participaram do encontro o diretor da Escola de Gastronomia da UCS, chef Mauro Cingolani, e a diretora Acadêmica da UCS Bento, professora Nívia Tumelero.

 

 


Dolce Italia

A primeira unidade do Ristorante Dolce Italia foi inaugurada em 2017, junto à Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha, com  atendimento semanal à comunidade e prestação de serviços a eventos externos. Hoje, o empreendimento é referência regional.

Em 2019, a Escola de Gastronomia também inaugurou o Dolce Italia Caffè, na abertura da UCS Livraria, e em 2021, o Dolce Italia Ristorante Universitário, no Campus-Sede da Universidade, em Caxias do Sul.

Na Cave do Sol, o conceito contempla a culinária italiana, considerando a influências contemporâneas e a enogastronomia. O ambiente climatizado terá mobiliário em madeira rústica produzindo uma aproximação entre o atual e o histórico, marca do turismo na região.

 

 

Sobre a Cave do Sol

Inaugurada em 2020, no Vale dos Vinhedos, a Cave do Sol ocupa uma área de 36,6 mil metros quadrados. São 5.125 metros quadrados de área construída, 2.367 deles destinados ao enoturismo. O ambiente propõe a imersão em um cenário composto por objetos que remetem à história da família – descendente de imigrantes italianos que iniciou a produção artesanal de vinho em 1927, e passou pela aquisição da União de Vinhos do Rio Grande, em 1973 -, e da vinicultura brasileira, além de obras de arte.

Dessa forma, a vinícola dá continuidade a uma trajetória de quase cem anos dedicada à vitivinicultura, agora atrelada ao enoturismo. Projetada para receber, oferece vinhos, espumantes e sucos elaborados com uvas cultivadas na Serra Gaúcha, na Campanha Gaúcha e na Serra do Sudeste, promovendo degustações, visitas guiadas e experiências que incluem yoga, meditação e programação para as crianças.

Saiba mais sobre a vinícola em www.cavedosol.com.br.

 

Fotos IMG: Bruno Zulian
Foto DSC: Acervo Cave do Sol

Gramado Magazine

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top