skip to Main Content

Seminário Competitividade & Qualidade propõe debate sobre os desafios do mercado com a falta de mão de obra

Em sua 27ª edição, evento da CIC Caxias apresenta, na segunda-feira de 18 de julho, cases para debater o tema “Competitividade e qualificação profissional: desafios e proposições”

Atual secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Alsones Balestrin vai abrir a programação do 27º Seminário Competitividade & Qualidade, evento promovido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), por meio das diretorias de Desenvolvimento e Competitividade e de Desenvolvimento de Competências. Ao palestrar na RA CIC de 18 de julho, segunda-feira, Balestrin coloca em debate o tema “Desafios da qualificação profissional para o desenvolvimento de ecossistemas de inovação”.

 

O seminário deste ano, que será realizado das 11h45 às 18h, tem por objetivo tratar de temas que reflitam o problema – e possíveis soluções – da falta de mão de obra qualificada na Região. “Já são 27 anos trabalhando o entendimento de temas que impactam nos negócios, e este ano não será diferente. A abordagem desta 27ª edição é fundamental para o desenvolvimento e a competividade da economia local”, sustenta o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro. De acordo com ele, o País enfrenta um paradoxo, pois enquanto se fala em mais de 11 milhões de desempregados, existem dificuldades para encontrar mão de obra qualificada. “O apagão de mão de obra já está colocando em risco a oportunidade de crescimento da economia”, enfatiza.

 

De acordo com a diretora de Desenvolvimento e Competitividade da CIC Caxias Cíntia Buzin, a programação do seminário será completada com cases que irão abordar, de forma crítica, os caminhos e os desafios da qualificação de profissionais. Por meio da apresentação de experiências que estão dando certo e da indicação de soluções, a entidade pretende contribuir para o entendimento do problema da falta de mão de obra qualificada, com o olhar voltado para a competitividade e gestão dos negócios.

 

Após a RA CIC, o seminário prossegue no auditório da entidade com a apresentação de cases de empresas e instituições. A primeira a palestrar será a diretora de Desenvolvimento Humano da Tramontina, Clarisa Trombini, sobre atração e retenção de pessoas.

 

Na sequência, a professora e pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Cíntia Paese Giacomello fala sobre visão de futuro do emprego sob o ponto de vista dos jovens aprendizes. Cíntia adianta que apresentará um recorte da pesquisa realizada em 2022 com 3.962 jovens aprendizes do Centro de Integração Empresa-Escola (CIE-E) moradores da Região Metropolitana de São Paulo.

 

Por fim, a supervisora de Desenvolvimento Humano da Rede Andreazza, Tássia Johann, apresenta o case do grupo com o título “A expansão dos negócios com pessoas engajadas”.


Programação

11h45 às 13h30 – RA CIC Caxias com Alsones Balestrin, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS
14h – Recepção e credenciamento para o 27º Seminário Competitividade & Qualidade
14h15 – Case Tramontina – Atração e retenção de pessoas – Clarissa Trombini
15h às 15h40 – Case CIE-E – A expansão dos negócios com pessoas engajadas – Tássia Johann
15h45 às 16h30 – Case Rede Andreazza – Visão de futuro do emprego sob o ponto de vista dos jovens aprendizes – Cíntia Paese Giacomello
16h40 às 17h20 – Debate
17h20 – Coffee break e networking de encerramento

 

Patrocinadores

Ouro: DPOffice

Prata: Caminho do Saber e Círculo Saúde

Bronze: Simecs e Transportadora Vêneto

Apoio Institucional: ARH Serrana, Sebrae e Móveis Dallas

As inscrições podem ser feitas no link https://bit.ly/3yzV8cl

Local: Auditório da CIC – Rua Ítalo Victor Bersani, 1134 – Bairro Jardim América – Caxias do Sul (RS).

Foto: Divulgação

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top