skip to Main Content

Darcy Ribeiro Pinto Filho é o novo diretor de Ensino do Hospital Geral

Médico e professor da UCS substitui no cargo o colega André Borba Reiriz, que desempenhou a função por seis anos

Foi designado nesta sexta-feira, 1º de julho, o novo diretor de Ensino do Hospital Geral de Caxias do Sul, o doutor em Ciências Pneumológicas, especialista em Cirurgia Torácica e Geral, e professor da UCS, Darcy Ribeiro Pinto Filho. Ele substitui na função o doutor em Ciências Médicas, especialista em Oncologia Clínica/Cancerologia e Medicina Interna e professor da UCS, André Borba Reiriz, que exercia o cargo desde 2016. A solenidade de entrega da portaria de designação foi realizada no auditório do HG e também marcou o agradecimento à dedicação do profissional que deixa a diretoria de Ensino, com a presença de autoridades acadêmicas, médicas e integrantes do corpo funcional do Hospital.

Darcy, que no HG já integrava a coordenação, na área Médica, do Serviço de Cirurgia e do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral, passa a integrar o corpo diretivo do Hospital, também composto pelo diretor-geral, Sandro Junqueira, pelo diretor técnico, Alexandre Gonçalves Avino, e pelo diretor do corpo clínico, Gustavo Torre.

Entre as incumbências do diretor de ensino está a representação da Instituição, na coordenação das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, além de facilitar e organizar as atividades de estágios dos cursos de graduação das áreas da Saúde e de Ciências Humanas da UCS e de outras instituições de ensino. O profissional é responsável pelos serviços de residência médica do Hospital Geral e pelo Conselho Editorial e Científico, no âmbito dos projetos de pesquisa.

Ao profissional que desempenha o cargo, estende-se a tarefa de cumprir a política de qualidade, na prestação de assistência à saúde, através de serviços médico-hospitalares, integrados ao Ensino e à Pesquisa, com eficiência técnica e operacional, humanismo e qualidade, no atendimento e segurança do paciente. Ainda, realizar, de forma adequada, a gestão de recursos e de riscos, com foco nas necessidades de saúde da região atendida, na melhoria contínua de processos e na constante atualização tecnológica e profissional, na busca da plena satisfação dos envolvidos.

 

Darcy Ribeiro Pinto Filho – doutor e mestre em Medicina (Pneumologia) pela UFRGS, graduado em Medicina pela UCS com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Torácica. Professor titular da UCS e chefe do Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital Geral. Foi presidente fundador da Sociedade de Cirurgia Torácica do Rio Grande do Sul e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica. É membro titular da cadeira 56 da Academia Sul-Riograndense de Medicina, titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Entre seus temas de interesse estão Cirurgia do Câncer de Pulmão, Recuperação Funcional Pulmonar, Doenças da Pleura e do Mediastino e Ensino Médico.

 

Presidente da FUCS, José Quadros dos Santos, diretor do corpo clínico do HG, Gustavo Torre, ex-diretor de Ensino do HG, André Borba Reiriz, reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, novo diretor de Ensino do Hospital Geral, Darcy Ribeiro Pinto Filho, diretor técnico Alexandre Gonçalves Avino, coordenadora do Programa de Educação Permanente do HG, Regina Helena Medeiros, vice-reitor da UCS, Asdrubal Falavigna, e diretor-geral do HG, Sandro Junqueira. Foto: Bruno Zulian

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top