skip to Main Content

Entrevista com Secretário da Cultura de Gramado, Ricardo Reginato Bertolucci, o premiado municipal no momento

 

GM: Começamos com esta três perguntas: Qual o objetivo da Vila Joaquina? Como vai funcionar a participação das pessoas? A Vila Joaquina abrange que área?
RB: Estou te mandando o projeto do Vila Joaquina e a lei de criação do território criativo. Esses dois documentos te trarão todas as respostas a essas três primeiras perguntas.

GM: Como as casinhas são usadas hoje, haverá mudança com relação a ocupação ou tem casinhas vagas?

RB: Hoje as casinhas são utilizadas por entidades filantrópicas, coletivos culturais e alguns produtores, artistas e professores independentes, entretanto, não há uma lógica concreta sobre a seleção de quem obteve esse espaço, a não ser estarem vinculados a uma associação, que não está ativa, chamada Amigos da Cultura de Gramado. O projeto do Vila Joaquina surge justamente para organizar os espaços e democratizar os acessos.

 

GM: Quais as melhorias que foram feitas?

RB: Todas as cabanas foram melhoradas (madeiras, telhas, janelas, etc), e pintadas (com doação das Tintas Futura, por intermédio do Centro de Pinturas Rollof). Todas as calçadas do complexo foram refeitas, novas calçadas foram construídas. Além disso fizemos podas de árvores, instalação de obras de artes ao redor do CMC Arno Michaelsen, novo paisagismo e novos bancos.

 

GM: O que vai acontecer com o Lago Joaquina Bier e seu entorno? Como estão sendo cronometras as obras e que obras serão? Existe um projeto para o complexo: lago, entorno e área da Secretaria da Cultura? De quem é, a comunidade vai poder opinar?

RB: Há previsão de que em breve tenhamos uma ampla revitalização do complexo, porém, esse assunto tem sido tratado de maneira mais latente pela Secretaria de Planejamento.

 

GM: Quais os próximos projetos da Secretaria da Cultura em eventos para a comunidade?

RB: O próximo evento do calendário oficial é o FilIGram – Festival Internacional de Literatura de Gramado. O evento ocorrerá de 02 a 11 de setembro, aqui no complexo do Vila Joaquina, reunindo os maiores nomes da literatura nacional e diversos nomes internacionais, como Afonso Cruz, entre outros. Trata-se de uma remodelação da Feira do Livro, que alça dimensão muito maior e pretensão de consolidar Gramado como um destino completo de turismo cultural.

Também estamos desenvolvendo a feira permanente de Artesanato, Artes e Antiguidades, que deverá ocorre um domingo ao mês e sempre aliada a alguma apresentação artística.

O Bus da Cultura também está em fase de seleção de propostas de apresentações e oficinas para que no próximo mês possa iniciar um roteiro de levar cultura e arte aos bairros mais afastados da cidade uma vez ao mês.

Fora isso, temos a Casa Major Nicoletti, cujos equipamentos do museu serão licitados em breve para instalação completa do equipamento e entrega à comunidade.

Também temos acontecendo o I Circuito Folclórico de Gramado, que está levando apresentações de manifestações folclóricas ao centro da cidade uma vez por semana.

 

Crédito: Divulgação SMC

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top