skip to Main Content

VAI COMEÇAR A FESTA DA COLÔNIA

A queridinha dos gramadenses, afinal viemos da colônia, volta com fogão no centro dos restaurantes, desfile de carretas, caldo de cana e bailinhos

Princesa Alessandra Grauer, Rainha Maxine Fassbinder e a Princesa Mariana Pereira. O cenário da imagem tem ao fundo a igreja da Linha Nova, onde Gramado teve sua origem. Foto Cleiton Thiele/SerraPress
Entrada da Festa. Foto: Tela Tomazeli

A partir das 18h desta quinta-feira (28) parte do interior de Gramado se transfere para a área urbana do município por 18 dias. Até 15 de maio são esperadas no evento cerca de 300 mil visitantes. O novo endereço dos representantes das três etnias que construíram Gramado (alemães, italianos e portugueses) é o complexo do Expogramado, onde está montada toda a estrutura da 31ª Festa da Colônia de Gamado – Unindo Origens, Celebrando Tradições.

Avenida Borges de Medeiros; Foto: Tela Tomazeli

A edição deste ano terá o retorno de atividades importantes que foram suspensas na edição anterior em decorrência da pandemia. Entre elas estão os Jogos Rurais, os Desfiles de Carretas, o espetáculo Origens e a Escolinha Rural. A eles se somam atrações gastronômicas (cozinhas alemãs e italiana), os biers (com bolinhos de aipim, de batata, batata fritas, vinho e chopp), os fornos (com pães e cucas quentinhas, pãozinho com linguiça e biscoitos), além da feira de produtos coloniais, onde serão comercializados produtos originários das agroindústrias familiares, uma das forças da economia do interior do município.

Palco dos shows e dos bailinhos. Foto: Tela Tomazeli

“É uma vitrine importante para os nossos produtores rurais”, afirma o prefeito Nestor Tissot. Para a presidente da Gramadotur e secretária municipal de Turismo, Rosa Helena Volk, a Festa da Colônia retoma todas as atividades anteriores à pandemia, sendo uma alavanca importante para a agricultura familiar de Gramado. “Tudo que temos de melhor nas nossas colônias estará na Festa”, afirma Rosa Helena, destacando que as marcas do nosso interior são a qualidade do seu trabalho, belezas naturais e a hospitalidade.

Capela e área dos lanches, onde encontramos os famosos bolinhos de batata, o produto mais consumido da festa. Foto: Tela Tomazeli

Já o secretário de Agricultura, Rafael Ronsoni, coloca que a Festa é uma consequência do apoio que a administração municipal oferece ao interior de Gramado durante o ano todo, desde o acesso com estradas pavimentadas e apoio para abertura de agroindústrias. “Queremos que as famílias permaneçam no interior, principalmente os jovens”, frisa

A volta do fogão campeiro. Foto: Tela Tomazeli

Confira a programação do primeiro fim de semana da Festa:

28/Abril – Quinta-Feira

– 18h – Banda Canecão do Vale – Palco Pró-Cultura LIC.

– 18h30 as 19h30 – Palestra: Aspectos Históricos e estéticos dos figurinos típicos da cultura alemã – Professora Mestra Denise Q. Kleine – Escolinha Rural.

– 19h – Ataliba e Banda – Palco Pró-Cultura LIC.

– 20h – Banda Canecão do Vale – Palco Pró-Cultura LIC.

29/Abril – Sexta-Feira

14h às 15h30 – Visitação Guiada – Oficina de Brinquedos / Pintura de ilustração temática / Cozinha da Oma e da Nona – Escolinha Rural.

– 16h – Musical Horizonte – Palco Pró-Cultura LIC.

– 19h – Banda Saxônia – Palco Pró-Cultura LIC.

30/Abril – Sábado

– 9h – Jogos Rurais – Canastra, 3 Setes, Bochas e 66 – Complexo Festa da Colônia.

– 10h – Abertura Oficial da Festa – Complexo Festa da Colônia.

      – Grupo Origens – Palco Pró-Cultura LIC.

      – Coral Circolo Trentino – Palco Pró-Cultura LIC.

– 12h – Banda Tannenwald – Palco Pró-Cultura LIC.

– 15h – Banda Tannenwald – Palco Pró-Cultura LIC.

– 16h – Invernada Artística Mirim do CTG Manotaço de Gramado – Palco Pró-Cultura LIC.

– 16h – Festa dos Espantalhos – Avenida Borges de Medeiros.

– 16 h – Grupo Origens – Avenida Borges de Medeiros.

– 17h – Banda Tannenwald – Palco Pró-Cultura LIC.

– 19h30 – Ataliba e Banda – Palco Pró-Cultura LIC.

01/Maio – Domingo

– 9h – Jogos – Canastra, 3 Setes, Bochas e 66 – Complexo Festa da Colônia.

– 11h – Coral Vozes de Gramado – Palco Pró-Cultura LIC.

– 12h – Banda Macega Show – Palco Pró-Cultura LIC.

– 14h – Coral Linha Bela – Palco Pró-Cultura LIC.

– 16h – Banda Macega Show – Palco Pró-Cultura LIC.

– 19h – Banda União – Palco Pró-Cultura LIC.

A Festa da Colônia tem Lei de Incentivo à Cultura e é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Autarquia Municipal de Turismo – Gramadotur e Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil – Governo Federal. Patrocínio master Laghetto Golden Propriedades. Patrocínio STIHL Ferramentas Motorizadas, Brahma e Guaraná Antártica. Companhia aérea oficial: Azul. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis. Apoio: Sicredi Pioneira 120 anos, Sebrae, Stemac Grupos Geradores, Adylnet e Roseflor Alimentos. Agente Cultural, AM Produções. Colaboradores: Prawer Chocolates e Arte do Sono. Financiamento Governo do Estado do Rio Grande do Sul Novas Façanhas na Cultura – Pró-Cultura.

A Festa da Colônia ainda conta com a correalização da Emater Rio Grande do Sul, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos e Secretaria da Agricultura de Gramado.

Serviço:

31ª Festa da Colônia – Unindo origens, celebrando tradições.

Onde: Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111, Centro)

Quando: de 28 de abril a 15 de maio de 2022.

Fechado nas quartas, dias 04 e 11 de maio.

Demais dias da semana das 10h às 22h.

Acesso a Festa e Estacionamento – gratuito.

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top