skip to Main Content

Tela Tomazeli l Editora

APAE Gramado – Fila de espera e falta de recursos

Nova sede da APAE está localizada no bairro Planalto. Foto: Acontece Gramado

Desde a mudança de sede, do Centro para o bairro Planalto, a APAE Gramado passou a contar com uma estrutura invejável. Salas e equipamentos modernos, super bem sinalizados e profissionais qualificados. A boa estrutura atual é resultado de emendas de recursos federais.

Porém, a grande e moderna estrutura contrasta com a falta de recursos para manter a mesma e até para potencializar a capacidade de atendimento aos usuários. Hoje, a fila para algumas demandas e atendimento com especialistas chega a setembro. Foto e conteúdo: Acontece Gramado/Flavio Prestes


A APAE Gramado conta com atendimento em diversas áreas como fonoaudiologia, intervenção precoce, psicopegadogia, fisioterapia, fisioterapia aquática, entre outras.

Muitas famílias mudam-se para Gramado cientes da exemplar nova estrutura e esperançosas em um atendimento especial e diferenciado para seus entes queridos portadores de necessidades especiais. A frustração já acontece na chegada ao descobrirem a enorme fila de espera.

O motivo principal desta fila é a falta de recursos. A APAE Gramado se mantém basicamente com os recursos destinados pela Prefeitura de Gramado, considerados insuficientes para a demanda atual. Por isso, a preocupação da diretoria é buscar apoio da comunidade e, principalmente dos empresários locais, para que destinem recursos à instituição.

Assim, com aumento de receita, seria possível aumentar a carga horária dos técnicos e profissionais de diversas áreas de 20 para 40 horas semanais. Também fazer contratações de novos profissionais com um só objetivo: “zerar a fila de espera da APAE Gramado”, e manter a instituição sem filas de espera.

Atualmente são cerca de 40 pacientes em fila de espera com previsão para atendimento só para setembro e outubro para alguns casos. Já são atendidos cerca de 165 pacientes.

“Temos a perspectiva de olhar para instituição com olhar mais profissional no sentido da gestão. Esta estrutura que temos desde o ano passado é uma conquista da diretoria anterior. Nosso grande desafio agora é conseguir manter e ampliar os atendimentos com mais opções terapêuticas e acolher estes que estão na fila de espera. Temos uma estrutura financeira muito frágil e limitada atualmente, por isso há a necessidade de pelo menos 40 horas semanais para todos os profissionais que hoje estão aqui”, comenta a presidente da APAE Julita Andreis.

Pelos cálculos atuais para acabar com a fila de espera a APAE necessita de uma injeção de pelo menos 45 mil reais a mais em seu orçamento mensal.

Equipe gestora atual: Vanei Geremia (consultor voluntário), Julita Andreis (presidente da Apae), Ivoni Schneider Adam (vice-presidente da Apae), Rosmarie Scheifler (terapeuta ocupacional), Juliane Zalamena Chaves (coordenadora da Apae) e Ilton Müller (diretor de patrimônio da Apae).

A equipe gestora atual é formada por Vanei Geremia (consultor voluntário), Julita Andreis (presidente da Apae), Ivoni Schneider Adam (vice-presidente da Apae), Rosmarie Scheifler (terapeuta ocupacional), Juliane Zalamena Chaves (coordenadora da Apae) e Ilton Müller (diretor de patrimônio da Apae).

Qualquer pessoa pode se tornar sócio contribuinte e ajudar mensalmente. Empresários podem aderir ao selo Empresa Amiga da APAE pagando cerca de 900 reais mensais pelo período mínimo de um ano. Para esta categoria a instituição oferta divulgações e visibilidade para as marcas parceiras.

Interessados podem entrar em contato com a APAE Gramado pelo telefone e whats (54) 98429-8625

Edições Antigas

Tela Tomazeli l Editora

Essa matéria tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Back To Top