skip to Main Content

62ª edição do Festival Hípico Noturno está confirmada para novembro, em Porto Alegre

O Festival Hípico Noturno chega a sua 62ª edição e já tem data definida para sua realização. O evento acontece em Porto Alegre de 25 à 28 de novembro na sede do 4º Regimento de Polícia Montada (Rua Cel. Aparício Borges, 2351).  Gabriel Ciarlo de Souza da Silva e o cavalo Forró da Santa Helena, campeões do Festival Hípico Noturno 2020. Foto: Divulgação

Mais antigo evento de hipismo do país acontece de 25 à 28 de novembro em Porto Alegre

Organizado pela Brigada Militar e realizado de forma ininterrupta desde 1960, o mais antigo evento de hipismo do país almeja contar com a participação de mais de 300 conjuntos de cavalos e cavaleiros. A competição atrai participantes militares e civis, atletas e praticantes do hipismo de todo o Brasil.

A programação completa festival e o período de inscrições para a competição serão divulgados em breve. Acompanhe www.festivalhipiconoturno.com.br – @festivalhipiconoturno

História

Com o objetivo de participar das comemorações de aniversário da Brigada Militar, o Festival Hípico Noturno foi idealizado por um grupo de oficiais de cavalaria, sob o comando do tenente-coronel Átilo Cavalheiro Escobar, que viam na prática do hipismo uma forma de congraçamento entre os integrantes de unidades militares de cavalaria. A abertura da primeira edição do FHN ocorreu durante a inauguração da Carrière Noturna do 4º RPMon, em 03 de dezembro de 1960. O festival foi normatizado pela Federação Hípica Sul-Rio-Grandense e estendeu-se ao longo de 15 dias. O primeiro campeão da competição foi o tenente Walter Ferreira da Silva, representante da Brigada Militar, que muito enalteceu o nome da Corporação.

Com o passar dos anos, o FHN foi ganhando notoriedade e passou a ser conhecido internacionalmente. Atualmente, o evento reúne cavaleiros e amazonas, militares e civis, do Exército Brasileiro, da Brigada Militar e de outras polícias militares do Brasil e dos países do Cone Sul. Desde 2007, o evento faz parte do calendário oficial da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). A 52ª edição, em 2012, trouxe para Porto Alegre, pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro Militar. Outras duas edições ocorreram concomitante ao FHN, em 2015 e 2019, fomentando as provas de salto no âmbito militar.  

É denominado Festival Hípico Noturno porque as principais provas são disputadas à noite, como um diferencial na modalidade, mas muitas atividades também ocorrem durante o dia. Ainda hoje, na sua 62ª edição ininterrupta, o festival integra as comemorações de aniversário da Brigada Militar, acontecendo sempre no mês de novembro e com o título de “evento hípico mais antigo do Brasil”.

Essa matéria tem 1 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top